Contato

Cidade

Prefeito Márcio Amaral reafirma seu compromisso com os bairros da cidade

O prefeito Márcio Amaral esteve presente, durante toda a manhã desta terça-feira, na base de atendimento da ACISO que abrangeu cinco bairros da cidade. Ao falar às equipes participantes e ao público presente na Escola Ecilda Alves Paim, o prefeito elogiou o trabalho do diretor da escola, professor Clóvis Gonçalves e disse que seu desejo era de realizar uma ACISO por mês para beneficiar os 64 bairros da cidade. Como isso não é possível, reafirmou o compromisso de atuar firme no atendimento das comunidades dos bairros e que se possa continuar com o trabalho da ACISO.

A destacada participação do Exército com numerosa equipe de colaboradores e equipes de Saúde foi realçada pelo prefeito Márcio. Ele aproveitou para informar aos moradores da meta de implantação de mil bueiros naquela zona da cidade. E acrescentou que atuação das equipes não se esgotaria nesta terça-feira, mas tendo continuidade no decorrer da semana.

Também se pronunciaram o diretor da escola, professor Clóvis Gonçalves e o vereador Luciano Belmonte, em nome da Câmara Municipal.

O trabalho das equipes nos bairros

A ACISO contou, além da participação dos militares, com o envolvimento de todas as secretarias municipais e órgãos de colaboração. Nas ruas dos bairros atingidos pela ACISO, as equipes da Infraestrutura procederam aos trabalhos de patrolamento nas ruas, limpeza geral de meio fios, retirada de entulhos, consertos de boca de lobos, assentamento de bueiros, confecção de rampas e caixas de inspeção, além de outros serviços de competência da Infra.

Com o apoio do Exército que instalou tendas nas dependências da escola, as demais secretarias deram atendimento. A secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social divulgou os serviços do CREAS Sul e Acessuas e mais o Varal Solidário.

Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o Procon, deu atendimento aos moradores e a secretaria de Agricultura levou uma mostra do viveiro de ervas medicinais e as escolas estão sendo convidadas para visitarem o local junto à Secretaria, na avenida Tiarajú.
A Secretaria de Saúde levou sua estrutura no atendimento da Vigilância ambiental, saúde mental, agentes de saúde e o PIM (Primeira Infância Melhor). Já a Secretaria do Meio Ambiente prestou informações sobre fiscalização e licenciamento ambiental. Atuou com um ponto de coleta de eletroeletrônicos, tampas plásticas e latas de alumínio e atividades de educação ambiental.

Orientações sobre IPTU e dúvidas quanto a parcelamento de dívidas foram prestadas pela equipe da Secretaria de Finanças. Já a equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer esteve presente com o projeto Visita em Família e o Pegue e Leve da Biblioteca Municipal do Centro Cultural e Leia Mulheres. Os alunos da escola Ecilda Alves Paim visitaram o ponto e esgotaram o estoque de livros destinados para doação.
A participação do Exército foi na limpeza dos bairros, no corte da grama e retirada do entulho e também com odontólogo e médico.

A UABA e a UAMA estiveram plenamente integradas na ACISO, assim como dirigentes dos bairros beneficiados.

DPCom PMA

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Amarelinhas pintadas em calçadas incentivam a volta à Infância

Quem passar pela rua dos Andradas, na altura do número 28, vai se deparar com uma amarelinha pintada na calçada. 

Foi pensando nisso, que o lojista Juliano Silveira, que tanto tem contribuído com  iniciativas coletivas e solidárias, nesta pandemia, resgatou o hábito de pular amarelinha.
O Patrick Camargo, pintou o jogo na calçada e nos enviou o seguinte texto, a partir das palavras do Juliano Silveira:
“Uma ação, para fazer com que as pessoas de mais idade, relembrem sua infância, e que seja uma inspiração para as crianças de hoje, motivando-as a realizarem atividades lúdicas de cunho físico ajudando na coordenação motora, noção espacial e interação com outras crianças. E, principalmente, fazer com que outros cidadãos, comerciantes, entidades públicas, etc… façam o mesmo. Seria maravilhoso disseminar essa causa positiva. Quanto mais pessoas aderirem à ideia, melhor. E que nunca deixemos morrer a criança no interior da gente. Para sermos um “gigante” temos que ter a grandeza de uma criança que busca nas asas da imaginação resolver todos os problemas do mundo”.
 
A ideia foi aceita também pela UNOPAR, que pintou em sua calçada uma amarelinha e postou o seguinte texto em sua pagina do Facebook:
 
– Amarelinha é uma brincadeira popular. A palavra “amarelinha” vem do francês marelle, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo.
Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.
 
Continue lendo

Cidade

Publicado novo decreto Municipal que autoriza Reuniões corporativas e outra atividades similares

DECRETO MUNICIPAL Nº 673, DE 23 DE SETEMBRO DE 2020

Conforme o que estabelece o Decreto Estadual nº 55.495 de 21 de setembro de 2020:

Ficam autorizados, desde que observem as medidas sanitárias segmentadas instituídas pelo Estado, às seguintes atividades: feiras e exposições corporativas ou comerciais; seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras e similares; reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos.

Continue lendo

Cidade

Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro

Ninguém esperava que na manhã deste domingo, 20 de setembro, data que recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 1835, um grupo de Cavalarianos desfilaria pelas ruas do Alegrete mantendo a tradição, mesmo em tempo de pandemia.

Aproximadamente 30 cavalarianos de diversas idades, se concentraram na Av Ibicuí, aos fundos do Parque de rodeios, a principio a cavalgada seguiria ao interior do município, mas de ultima hora decidiram seguir o caminho do desfile tradicional seguindo pela Av Ibicuí passando a ponte, subindo pela Barão do Amazonas, parando na Praça Getúlio Vargas, onde fizeram uma oração e Falaram um pouco sobre o motivo da cavalgada.

Logo depois os cavalarianos seguiram em direção a Praça nova, por onde passavam, a população e motoristas, aplaudiam e se solidarizavam com o evento dando prioridade nas preferencias para que a cavalgada passa-se.

Sem nenhum intuito politico, vinculo com instituição, apenas um grupo de amigos que se reuniu por whatsapp, o evento não teve nenhum transtorno, todos os cavalos estavam com o atestado veterinário em dia, os cavalarianos usando mascaras, e mantendo um distanciamento considerável entre eles.

A cavalgada dispersou na Praça Nova, logo após o agradecimento dos organizadores e a oração de um Pai Nosso.

Confira mais imagens e os videos da Cavalgada abaixo:

 

 

Fotos e Videos: Alex Stanrlei/Em Questão

 

Continue lendo

Popular