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Solidariedade e fe na ajuda aos atingidos pelas aguas

 

Diversas igrejas e congregações religiosas de Alegrete botaram o pé na água para ajudar  milhares de pessoas atingidas pela enxurrada e a enchente que assola o município. A Igreja Adventista é uma delas. Além dos 40 voluntários que revezam ao longo do dia, preparando 400 lanches diários, embalando cestas básicas, indo em locais pontuais, recolhendo material de higiene, agora, para esta terça-feira, aguardam a chegada de um caminhão que atua em ações humanitárias.

Para assessorar todo este trabalho, também veio para a cidade desde sexta-feira, o pastor Diretor Regional da ADRA, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, para gerenciar todas as atividades, principalmente este caminhão humanitário. “Estamos trazendo 5 mil refeições e uma sala de acolhimento social, e uma lavanderia industrial”, reforçou o pastor Landerson Serpa Santana.

São quatro máquinas que lavam e secam até 40kg de roupas, lençóis e colchas cada uma. O caminhão ficará em frente ao Centro Cultural. Caberá a Prefeitura encaminhar as famílias cadastradas para o atendimento.

“Podemos disponibilizar até mesmo o pátio da escola para as crianças, caso os pais achem necessário, enquanto lavam seus pertences”, disse o Diretor da ADRA/Brasil. O pastor Landerson, que atuou recentemente em missão em Bangladesh, com a ONU, junto a populações atingidas por terremos, se somou para trazer sua experiência agora em Alegrete. “Lá tem terremoto, ciclones, enxurradas e enchentes. O país foi se organizando para enfrentar com respostas rápidas e eficazes. A redução de riscos de desastres, requer muito treinamento e informação. Se este tipo de fenômeno começa a ser constante e cria um padrão, é preciso estar bem preparado para enfrenta-lo”, recomenda.

Nesta terça-feira, desembarcam mais jovens adventistas que estavam em Barretos em um encontro nacional. Um grupo inteiro de Jovens Desbravadores, que são habilitados para trabalharem em atividades emergenciais, numa espécie de escoteiros. Além disto um grupo de senhoras, também ajuda na confecção dos lanches que estão sendo distribuídos voluntariamente.

De forma imediata os adventistas estão abrandando o sofrimento de atingidos nos bairros São João, na Escola Gaspar Martins, moradores das imediações do Hemocentro e já atenderam a população do bairro Novo Lar.

“Tem que diferenciar o que são vítimas das enxurradas das vítimas da enchente. Tem muita gente que perdeu tudo com a enxurrada e já está voltando para casa. Eles perderam roupas, alimentos, móveis e precisam de material de higiene para limpar suas casas. Novo Lar e Olhos Dágua tem esta situação”, explicou a diretora da Escola Adventista Patrícia Oliveira.

DAQUI PARA FRENTE

O caminhão da ADRA ficará em Alegrete por 10 dias. “Temos que pensar na necessidade de ajudar à volta para casa. Muitos móveis perdidos. A cidade terá que ser limpa e higienizada. Há riscos de doenças, porque as águas estão contaminadas. Nosso trabalho está no início”, observou o pastor Landerson Santana.

 

Conta corrente S.O.S CHUVAS ALEGRETE

União sul brasileira da IASD

CNPJ 79.080.602/0005-80

 

BANRISUL

AG-0643

CONTA – 06.003168.0-5

 

ADRA ajuda os atingidos

Paulo Antonio de, teve que correr para salvar a sua própria vida na noite de 11 de janeiro e não pôde resgatar o seu gato

Ele morava com a esposa e o pai na restinga, em Alegrete

A água estava em seu peito e a situação era horrível ele se lembra

Ontem ele pode voltar e resgatar o gato, que estava quase morrendo com apenas 30 centímetros para chegar a vender

Ao receber o kit de higiene da equipe da ADRA, ele ficou grato e feliz por receber esse apoio

Sua família e outras 6 famílias vivem em uma escola pública desde a forte tempestade da última quarta-feira, 09 de janeiro.

Drama e esperança

Osmar tem o desafio de ser cadeirante em uma situação tão extrema como foi a enxurrada do último dia 9 Janeiro de 2018

Foi pouco depois da meia noite quando a forte tempestade começou

Sua esposa se levantou acordou-o e começou a colocá-lo na cadeira de rodas

Mas ela não conseguia movê-lo rápido e a água já estava em torno de 50 centímetros

Quando ela estava lutando para carregá-lo, alguns vizinhos apareceram e começaram a cuidar dele para fora de casa

Ele foi salvo a tempo

Ele ficou feliz em receber da ADRA uma cesta de alimentos e kit de higiene

 

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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