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Saiba como vai funcionar o apoio aos atingidos pelo temporal

Em mais uma reunião realizada nesta tarde, no Salão Nobre do Palácio Ruy Ramos, o prefeito Márcio Amaral reuniu secretários municipais, vereadores, Defesa Civil, vereadores, exército  bombeiros, UABA, entre outras entidades eclubes de serviços.
 
O objetivo era informar sobre a situação do município, que sofre desde a noite de ontem, com as fortes chuvas que já causaram muitos estragos, além claro, da cheia do rio Ibirapuitã.
 
No final da tarde de hoje, cerca de 27 famílias estavam desalojadas, ocupando abrigos disponibilizados por escolas do município. Um óbito foi registrado no interior do município, em decorrência da queda de uma árvore. Segundo a última atualização, o Ibirapuitã está 9m 75cm acima do nível normal.
 
Campanha para arrecadação de alimentos e agasalhos
 
A partir desta quinta-feira (10), o Lions Clube Ibirapuitã estará recebendo doações de alimentos e agasalhos na Loja Maçônica Luz e Verdade, na rua Demétrio Ribeiro, 135, das 08h às 18h.
 
Jovens da Ordem Demolay estarão, no mesmo horário, arrecadando alimentos nas três lojas do supermercado Peruzzo e na Loja do Baklizi.
 
Serviços de saúde reduzidos
 
Acredita -se que pelo menos até a próxima sexta-feira, os serviços de saúde do município operem com cerca de 30% da capacidade. A UPA está interditada e os atendimentos estão sendo realizados no ambulatório da Santa Casa. Algumas Unidades Básicas de Saúde também não estão atendendo, devido a alagamentos.
 
Ponte Borges de Medeiros
 
Segundo o secretário Luciano Pereira, a ponte está sendo monitorada e por enquanto não há necessidade de interdição.
 
Famílias atingidas
 
As assistentes sociais da Secretaria de Promoção Social estão fazendo um levantamento nos abrigos e cadastrando famílias que poderão ser beneficiadas com a liberação do FGTS.
 
Trabalho preventivo
 
A Defesa Civil está realizando trabalho de prevenção, solicitando que as famílias não esperem a água chegar nas casas para solicitar ajuda. As remoções para os abrigos serão feitas das 07h 30min às 20h 30min. Fora deste horário, apenas casos emergenciais.
 
O Decreto de Emergência assinado pelo prefeito, vai possibilitar que a Defesa Civil busque junto aos órgãos estaduais, ajuda para receber cestas básicas, colchões e kits de higiene pessoal.
 
Para o prefeito Márcio Amaral , a tendência é que o quadro se agrave, visto que a previsão é que as chuvas continuem.
 
Várias instituições estão somando-se a este grupo de trabalho para auxiliar na força tarefa.
 
Departamento de Comunicação – PMA
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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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Cidade

Segunda Operação de Fiscalização Integrada é realizada na madrugada desta sexta-feira

Na madrugada de hoje (03.02.2024), o Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar e Poder Executivo Municipal, por suas Secretarias de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania (Guarda Municipal), Meio Ambiente e Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde realizaram a segunda operação de fiscalização integrada em locais identificados como pontos de aglomerações em via pública e de possível funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais, visando a coibir problemas como poluição sonora, perturbação da vizinhança, descarte irregular de resíduos, comercialização e consumo de drogas, fornecimento de bebidas alcoólicas e outras substâncias que causem dependência a crianças e adolescentes e eventual situação de risco destes por estarem desacompanhados de responsáveis.

 

A Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram a segurança dos agentes fiscalizadores, neutralizando os locais e realizando a abordagem e a identificação de diversos indivíduos.

 

A Guarda Municipal efetuou 07 (sete) autos de infração, sendo 02 (dois) por recusa em realizar o teste de alcoolemia, 01 (um) por conduzir veículo sem possuir CNH, 01 (um) por permitir a condução de veículo a pessoa não habilitada, 01 (um) por veículo circulando sem licenciamento, 01 (um) por circular com a luz baixa apagada à noite e 01 (um) por conduzir veículo com calçado que não se firme aos pés.

 

O conselho Tutelar, por sua vez, realizou trabalho de orientação a pais e responsáveis, além de atuação preventiva à comercialização de bebidas alcoólicas a menores de 18 (dezoito) anos, não tendo flagrado irregularidades.

 

O Corpo de Bombeiros Militar realizou 04 (quatro) vistorias, sendo lavrado um auto de infração a empreendimento operando em condições irregulares quanto às normas de prevenção e proteção contra incêndios, estando os outos 03 (três) estabelecimentos fiscalizados em situação regular.

Por fim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente efetuou 04 (quatro) notificações referentes à regularização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e emissão de ruídos dentro dos limites estabelecidos pela NBR 10.151, visando coibir a poluição sonora, enquanto o Setor de Vigilância Sanitária realizou 01 (uma) notificação para o ajuste de documentos, adequações na cozinha para preparo e manipulação de alimentos, encaminhamento de documentos para fiscalização e posterior liberação do Alvará Sanitário, além do trabalho no sentido de orientar os responsáveis pelos demais estabelecimentos no sentido de manterem regular seu funcionamento frente as normas sanitárias.

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Obras dos camarotes de Alegrete são suspensas por decisão judicial

 

Medida cautelar acata pedido do Ministério Público em função de preocupações com a segurança das estruturas

Uma decisão judicial proferida pela 1ª Vara Civil da Comarca de Alegrete nesta quarta-feira, 3 de janeiro, ordenou a suspensão imediata das obras dos camarotes na Avenida Ignácio Campos de Menezes, em Alegrete. A suspensão atende a um pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em meio a preocupações com a segurança das estruturas.

 

Esta ação emergencial do judiciário se baseia em uma ação cautelar de produção antecipada de prova, movida pelo Ministério Público contra a Associação das Entidades Recreativas Culturais e Carnavalescas de Alegrete (ASSERCAL), a Prefeitura Municipal, Gilson Moura Vaucher e Cristian Reinhold Jung. A obra, que havia sido retomada recentemente devido a uma colaboração entre a ASSERCAL e a Construtora Sotrin, está agora em um impasse.

A medida judicial foi motivada pelas irregularidades detectadas nas estruturas dos camarotes, destinadas originalmente ao Carnaval de Rua de Alegrete de 2023. Desde o início, as construções enfrentaram vários problemas técnicos, resultando em necessidade de readequações.
A ordem judicial inclui a proibição de quaisquer avanços nas obras até que uma perícia técnica seja realizada. O juiz nomeou o Engenheiro Civil Carlos Alexandre da Conceição para a realização da perícia, com prazo de 48 horas para aceitação do encargo. Além disso, as partes têm cinco dias para apresentar quesitos técnicos e nomear assistentes.

Em caso de descumprimento da decisão, foi estipulada uma multa de R$ 200.000,00. O objetivo da suspensão é preservar as evidências até a conclusão da análise pericial. Após a perícia, e na ausência de novos desenvolvimentos, a obra pode ser retomada sob condições específicas.

As partes envolvidas foram notificadas para cumprir a decisão, com um prazo adicional de cinco dias para o Ministério Público providenciar o pagamento dos honorários periciais. Esta decisão visa garantir um equilíbrio entre a necessidade de investigação das irregularidades e a eventual continuidade do projeto, sempre priorizando a segurança e a integridade das estruturas.

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