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Pista de eventos começa receber iluminação

A avenida Tiarajú, no trecho entre o portão do Parque de Exposição e a rótula do Centro Social Urbano, assim como a pista de eventos, construída entre as duas vias da avenida Tiarajú, estão recebendo moderno sistema de iluminação LED. O projeto é executado pela empresa Veiga Engenharia e acompanhado pela Diretoria de Iluminação Pública da Prefeitura. Atualmente, estão sendo implantados os postes, as caixas de inspeção e os dutos. Depois será passada a fiação e as conexões, explicou a diretora de Iluminação da Prefeitura, Nathalie Lunardi.

 

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em outubro, quando então esse projeto certamente tornará aquela avenida e a pista de eventos entre as mais bem iluminadas da cidade. Com 400 metros de extensão, a pista estará pronta não só para uso das pessoas que costumam fazer suas caminhadas, mas para apresentações e desfiles.
Conforme informou a diretora engenheira Nathalie Lunardi, o projeto abrange a colocação de 65 postes metálicos, com altura útil de 10,5 m e dotados de braço estilo borboleta. Em toda a extensão da pista serão 32 postes com luminárias de 50 Watts, enquanto que na avenida Tiaraju serão luminárias de 150 Watts.

 

O projeto de iluminação da avenida Tiarajú está orçado em R$ 250 mil, sendo R$ 243 mil de emenda parlamentar, e o restante é a contrapartida do município em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Quanto ao primeiro trecho da avenida Tiarajú, da rótula do Obelisco até o portão do Parque de Exposições, há um projeto de parque linearque prevê urbanização e área de lazer, mas aguarda liberação de recursos.

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Secretaria de Segurança realiza operação de repreensão ao transporte clandestino

Uma equipe da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania da Prefeitura de Alegrete realizou, na manhã de quarta-feira, 25, uma operação de repreensão ao transporte clandestino na cidade. As incursões foram realizadas na praça Getúlio Vargas, na Estação Rodoviária e outros pontos públicos centrais.
A operação terá prosseguimento em outros locais e horários. Conforme denúncias, o transporte clandestino tem intensificado sua operação próximo a pontos públicos, supermercados, comércios e demais serviços no centro e bairros da cidade.
A orientação da Secretaria de Segurança é no sentido da comunidade utilizar os serviços de transporte legalizados, como táxis, ônibus coletivos, motos ou aplicativos que possuem alvarás. Na cidade, apenas três empresas de aplicativos operam regularmente com chamadas através de plataformas tecnológicas. Os transportes legalizados são identificados por Prefixos e passam por vistorias periódicas, onde são revisados itens de segurança, documentação do condutor, além de atualmente atenderem também às medidas sanitárias de combate à Covid-19.
Conforme o diretor da Guarda Municipal, Angelo Tertuliano, quem utiliza o transporte clandestino coloca sua vida em risco pelo fato de estar sendo conduzido por motorista sem experiência e veículo sem manutenção. Em caso de acidente envolvendo transporte irregular de passageiros, a vítima poderá não ser indenizada, alertou o diretor.
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Cidade

Live Editais Municipais Lei Aldir Blanc em Alegrete

Atenção Artistas de Alegrete!
Participe da live “Editais Municipais: Lei Aldir Blanc em Alegrete”
E tire todas as suas dúvidas sobre os editais que serão lançados nos próximos dias.
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Com Gabriela Marçal (Poder Público)
Mediação: Cássia Salgado (Sociedade Civil)
Dia: 28/11 – Sábado, às 19h
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Transmissão via página da Diretoria de Cultura de Alegrete no facebook
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Realização: Prefeitura de Alegrete – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Diretoria de Cultura e Comissão Gestora da Lei Aldir Blanc
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Cidade

Coleta seletiva ainda é uma dor-de-cabeça

 

Mesmo após 1 ano e 2 meses da implantação da coleta seletiva, ainda é comum se deparar com resíduos descartados de forma inadequada.

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Meio Ambiente, reforça o pedido para que a população faça a separação correta destes resíduos, facilitando o trabalho dos garis e a entrega dos materiais recicláveis nas cooperativas. Os resíduos, devidamente separados, passam por triagem e são melhor aproveitados.

Os materiais recicláveis como papel (jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, embalagens tetra pak), plástico (embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral) e vidro (garrafas, copos, frascos), após higienizados, acondicionados em caixas ou sacolas, devem ser descartados nos contentores azuis, o mais próximo possível do horário da coleta.

Todos os resíduos úmidos como restos de alimentos, cascas de frutas, cascas de ovos, fezes de animais, borra de café, erva-mate, papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, papel toalha devem ser descartados nos contentores marrons..

Outro pedido é para que a população que encontra-se em isolamento, devido ao coronavírus, tenha cuidado no descarte de seus resíduos. Mesmo que sejam recicláveis, devem ser acondicionados de maneira lacrada e identificados

É importante salientar que os contentores devem ser fechados após o descarte dos resíduos. Atualmente a coleta seletiva está presente nas áreas centrais, mas a Secretaria de Meio Ambiente está projetando sua ampliação para os bairros da cidade

O cronograma completo com as ruas e horários da coleta seletiva pode ser acessado no link:

https://www.alegrete.rs.gov.br/files/cronograma-coleta-seletiva.pdf

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