Contato

Cidade

Pedintes em filas de bancos na mira do CAPS AD

O CAPS AD está realizando um trabalho social de retirada da porta de estabelecimentos comerciais, especialmente de agências bancárias, de pessoas que costumam abordar a população pedindo ajuda em dinheiro. O diretor do CAPS, Ubiraci Silveira, já está trabalhando com os gerentes de casas bancárias sobre esses casos. Uma dessas pessoas que abordava na porta de banco já foi retirada e internada para recuperação por ser dependente químico.

O apelo é no sentido de que a população não ofereça dinheiro a essas pessoas, pois elas recebem um auxílio do CAPS, e este dinheiro provavelmente seja utilizado para comprar drogas. Elas precisam é de encaminhamento e orientação E se houver casos de agressão, comunicar à Polícia ou ao CAPS AD, orienta o diretor Ubiraci.

NOVO DIRETOR

O assistente social Ubiraci da Silva Silveira, conhecido como o Bira da Saúde, há dois meses assumiu a direção do CAPS AD e coordena uma equipe de profissionais formada por psicólogas, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem, médico psiquiatra e dois residentes. Desde que assumiu a direção do CAPS AD, Ubiraci busca inovar o trabalho, abrindo a instituição à sociedade para que ela conheça o que lá está sendo feito. Atualmente há 21 usuários sendo atendidos que recebem café da manhã, almoço e café da tarde. O Centro tem uma equipe composta de 18 servidores e mais seis redutores de danos que acompanham as famílias.

CAPS AD possui uma horta cultivada pelos usuários e deverá ser ampliada, assim como uma oficina de arte onde muitos revelam seus talentos, especialmente na pintura. A Van Maluco & Beleza esteve na terça-feira na instituição e realizou cortes de cabelo, manicure e pedicure, levantando a autoestima do grupo.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), vinculado à Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, atende usuários com transtorno comportamental em relação ao uso de álcool, drogas e tabaco. Funcionando no horário das 7h30min às 18h, oferece à comunidade uma atenção multi e interdisciplinar em que prioriza o comprometimento dos familiares no processo terapêutico de cada um.

Instalado agora na rua General Sampaio, 1238, disponibiliza oficinas de pintura, programa de tabagismo, grupo terapêutico com familiares, atendimento psiquiátrico, reuniões de prevenção à recaída, grupos terapêuticos com usuários, oficinas de cinema e de atividade física, atendimento social, visitas domiciliares, atendimento de enfermagem, psicológico, Reiki e rodas de benzedeiras e grupo de altas hospitalares.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Secretaria de Segurança realiza operação de repreensão ao transporte clandestino

Uma equipe da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania da Prefeitura de Alegrete realizou, na manhã de quarta-feira, 25, uma operação de repreensão ao transporte clandestino na cidade. As incursões foram realizadas na praça Getúlio Vargas, na Estação Rodoviária e outros pontos públicos centrais.
A operação terá prosseguimento em outros locais e horários. Conforme denúncias, o transporte clandestino tem intensificado sua operação próximo a pontos públicos, supermercados, comércios e demais serviços no centro e bairros da cidade.
A orientação da Secretaria de Segurança é no sentido da comunidade utilizar os serviços de transporte legalizados, como táxis, ônibus coletivos, motos ou aplicativos que possuem alvarás. Na cidade, apenas três empresas de aplicativos operam regularmente com chamadas através de plataformas tecnológicas. Os transportes legalizados são identificados por Prefixos e passam por vistorias periódicas, onde são revisados itens de segurança, documentação do condutor, além de atualmente atenderem também às medidas sanitárias de combate à Covid-19.
Conforme o diretor da Guarda Municipal, Angelo Tertuliano, quem utiliza o transporte clandestino coloca sua vida em risco pelo fato de estar sendo conduzido por motorista sem experiência e veículo sem manutenção. Em caso de acidente envolvendo transporte irregular de passageiros, a vítima poderá não ser indenizada, alertou o diretor.
Continue lendo

Cidade

Live Editais Municipais Lei Aldir Blanc em Alegrete

Atenção Artistas de Alegrete!
Participe da live “Editais Municipais: Lei Aldir Blanc em Alegrete”
E tire todas as suas dúvidas sobre os editais que serão lançados nos próximos dias.
…………………………………
Com Gabriela Marçal (Poder Público)
Mediação: Cássia Salgado (Sociedade Civil)
Dia: 28/11 – Sábado, às 19h
…………………………………
Transmissão via página da Diretoria de Cultura de Alegrete no facebook
…………………………………
Realização: Prefeitura de Alegrete – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Diretoria de Cultura e Comissão Gestora da Lei Aldir Blanc
Continue lendo

Cidade

Coleta seletiva ainda é uma dor-de-cabeça

 

Mesmo após 1 ano e 2 meses da implantação da coleta seletiva, ainda é comum se deparar com resíduos descartados de forma inadequada.

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Meio Ambiente, reforça o pedido para que a população faça a separação correta destes resíduos, facilitando o trabalho dos garis e a entrega dos materiais recicláveis nas cooperativas. Os resíduos, devidamente separados, passam por triagem e são melhor aproveitados.

Os materiais recicláveis como papel (jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, embalagens tetra pak), plástico (embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral) e vidro (garrafas, copos, frascos), após higienizados, acondicionados em caixas ou sacolas, devem ser descartados nos contentores azuis, o mais próximo possível do horário da coleta.

Todos os resíduos úmidos como restos de alimentos, cascas de frutas, cascas de ovos, fezes de animais, borra de café, erva-mate, papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, papel toalha devem ser descartados nos contentores marrons..

Outro pedido é para que a população que encontra-se em isolamento, devido ao coronavírus, tenha cuidado no descarte de seus resíduos. Mesmo que sejam recicláveis, devem ser acondicionados de maneira lacrada e identificados

É importante salientar que os contentores devem ser fechados após o descarte dos resíduos. Atualmente a coleta seletiva está presente nas áreas centrais, mas a Secretaria de Meio Ambiente está projetando sua ampliação para os bairros da cidade

O cronograma completo com as ruas e horários da coleta seletiva pode ser acessado no link:

https://www.alegrete.rs.gov.br/files/cronograma-coleta-seletiva.pdf

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular