Contato

Educação

Vaga-lumes inspiram pesquisa premiada de acadêmico da Unipampa

No período de 12 a 15 de agosto de 2018, professores do curso de Engenharia de Telecomunicações, juntamente com os alunos Juner M. Vieira, Eduardo Yoshimoto (egressos do curso de Engenharia de Telecomunicações e atualmente alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) e Rodrigo Facco (graduando em Engenharia de Telecomunicações), estiveram participando do MOMAG 2018. O evento foi realizado no Inatel, localizado em Santa Rita do Sapucai – MG. O acadêmico Eduardo Yoshimoto foi premiado (menção honrosa) com o trabalho: “Otimização de Redes Planares de Antenas Utilizando o Método de Colônia de Vaga-lumes”. O projeto é desenvolvido no Laboratório de Eletromagnetismo, Microondas e Antenas (LEMA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Alegrete.

O MOMAG é um evento bienal, promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), e unirá mais uma vez o 18º SBMO – Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica e o 13º CBMag – Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo. Trata-se de uma grande oportunidade para o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores em um dos maiores eventos nacionais de âmbito cientifico e tecnológico.

Estiveram reunidos 320 congressistas, dentre professores, pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diversas universidades, que apresentaram projetos nas áreas de Antenas, Radiofrequência, Óptica e Eletromagnetismo. O evento também foi marcado pela presença de pesquisadores estrangeiros de renome no setor de Telecomunicações, que compartilharam seus estudos com os participantes. Os alunos são orientandos dos professores Prof. Marcos Vinício Thomas Heckler (orientador dos alunos) e Prof. Edson Rodrigo Schlosser..

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

IFF abre inscrições para seleção do Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD)

As inscrições para o Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD), para ingresso no 2º semestre letivo de 2021, podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet, através do preenchimento de formulário e envio da documentação especificada no edital. Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jsjQvXRJRrQECCrE6

O objetivo geral do curso é formar professores, em nível superior, para exercer a docência na modalidade de Educação Profissional, capacitando-os para atuar no ensino técnico de nível fundamental e médio.

São ofertadas 160 vagas no campus/polo Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari e Santo Augusto. Podem concorrer à vaga candidatos não licenciados, portadores de diploma de curso de graduação – Bacharelado ou Tecnologia. Não haverá taxa de inscrição. O curso ofertado é 100% gratuito.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância através da Plataforma Moodle. Além das atividades a distância, o curso contará com atividades presenciais, as quais serão desenvolvidas no campus/polo proponente do curso.

A classificação final será por ordem decrescente da nota final dos candidatos. A lista de classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 21 de julho.
Mais informações podem ser acessadas no Edital nº 176/2021.

Continue lendo

Educação

Prorrogado o período de inscrição para o processo seletivo de professores

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informa que, devido a problemas técnicos na plataforma, que serão solucionados até o final desta segunda-feira (14/06), haverá prorrogação do período de inscrição para o processo seletivo de professores.
A SECEL solicita que os candidatos já inscritos confiram o seu cadastro, através do número do CPF. Caso haja qualquer documento faltando ou dados incorretos, os mesmos poderão ser alterados no próprio concorrente. As alterações constam no edital de retificação número 020/2021.
Continue lendo

Educação

IEOA suspende aulas presenciais por confirmação de Covid

O Instituto Educacional Osvaldo Aranha- Escola Cívico Militar, supendeu por 48 horas sua atividades presenciais por conta de um colaborador ter confirmado positivo pára Covid-19.

As atividades escolares continuarão acontecendo de forma remota, conforme a nota emitida pela instituição nesta tarde, confira a nota abaixo:

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular