Contato

Cidade

Depois de protestos servidores são recebidos pela administração municipal

Na manhã desta quinta-feira, a Administração Municipal, recebeu, no Salão Azul do Centro administrativo da prefeitura, um grupo de servidores municipais que faziam um protesto contra o estabelecido via Oficio Circular 01/2018, que implementa o cumprimento das 40h semanais para os servidores da Secretaria da Educação, conforme concurso prestado, dentre outras reivindicações. 

A comissão então se dirigiu ao gabinete do vice-prefeito Marcio Amaral que, após contato telefônico feito pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, os aguardava desde as 8h.  O encontro durou mais de uma hora e teve as presenças da secretária de Educação e Cultura, Marcia Dornelles; do secretário de Segurança, Mobilidade e Cidadania, Luciano Pereira; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesse Trindade Santos; da Procuradora do Município, Andréa Modesto e do chefe de gabinete da prefeita, José Rubens Rosa Pillar. 

A comissão era liderada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que foi o porta-voz dos servidores, mas todos tiveram a oportunidade de se manifestar.            

O vice-prefeito Márcio Amaral, falou em nome da prefeita Cleni Paz da Silva, que por motivo de força maior não pode estar presente. O vice-prefeito, os secretários e a procuradora explicaram aos representantes dos servidores que o Município precisa reduzir o percentual do Índice de Pessoal pois, desde 2015 a prefeitura está com o índice acima do limite legal e hoje a educação já ultrapassa 80% dos seus recursos com pessoal, inviabilizando qualquer vantagem ou chamamento de pessoal.

Foi referido que com a queda de receita, este índice, que é calculado sobre a Receita Corrente Liquida do Município em relação ao que é gasto com a folha de pagamento, também cai e, para que os serviços prestados pela Prefeitura Municipal não sejam afetados sem ter que fazer novas nomeações, as 8h diárias precisam ser cumpridas. Desde o início da atual administração o quadro de pessoal já reduziu em quase 100 funcionários, em razão de aposentadorias e exonerações, mesmo assim, cortes ainda precisam ser feitos.

     

Márcio Amaral falou em abrir um diálogo maior, mas que é preciso o implementar as 8h diárias porque necessário se torna, olhar para o município como um todo. Enfatizou também que “a administração está fazendo as readequações necessárias e num primeiro momento, o cumprimento das 8h diárias vai criar um impacto, desacomodar algumas pessoas, mas que, diante da falta de pessoal, não há outra alternativa”. Ao final, o vice-prefeito fez o apelo para que os servidores retornem ao trabalho, comprometendo-se que vai encaminhar à senhora prefeita os assuntos tratados com os servidores e dará o devido retorno por escrito ao sindicato.

 

AS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES

 

Em ofício encaminhado neste dia 2 de agosto à prefeita Cleni Paz da Silva, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município encaminhou as reivindicações apontadas em assembleia realizada no dia 31 de julho:

  • Permanência das seis horas de trabalho, com publicação de decreto regulamentando as seis horas para todos os funcionários;
  • Plano de carreira para o funcionalismo;
  • Percepção da gratificação de difícil acesso;
  • Insalubridade para cozinheiros e atendentes;
  • Gratificação prometida para cozinheiras;
  • Os sábados trabalhados sejam pagos com hora extra;
  • Intervalo de almoço seja de uma hora;
  • Permanecendo as oito horas conforme ordem de serviço seja pago um salário equivalente e que todas as secretarias cumpram as oito horas.

 

  A POSIÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

Sobre o cumprimento das horas de trabalho dos servidores lotados nas escolas municipais (merendeiras, serventes, agentes administrativos, atendentes), em data de 13 de junho, a secretária Marcia Dornelles expediu ofício aos diretores de escolas determinando que, a partir de primeiro de agosto todos os servidores mencionados deverão cumprir seu regime de trabalho para o qual fizeram concurso e foram chamados. Para isso, a secretária arguindo que todo o servidor deve exercer suas atividades de acordo com a carga horária que consta no edital do concurso; que os professores e especialistas em educação já cumprem a sua carga horária de acordo com a legislação vigente (20 horas ou 40 horas); que a moralidade e a equidade no serviço público deve ser buscada sempre e que a medida se torna premente diante da necessidade existente de servidores nessas áreas.

 

Sobre os sábados trabalhados, foi exposto que estes, são letivos para professores e alunos e que, com o cumprimento das 8h de segunda-feira a sexta-feira, não valem para os servidores em questão. Sobre o plano de carreira para o funcionalismo, a secretária expôs que está aguardando a proposta do sindicato da classe para ampliar a discussão e chegar a um consenso. Sobre as demais reivindicações, a administração dará o devido retorno formalmente por escrito via sindicato.

Com informações do DPCOM/Prefeitura

 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular