Contato

Cidade

Depois de protestos servidores são recebidos pela administração municipal

Na manhã desta quinta-feira, a Administração Municipal, recebeu, no Salão Azul do Centro administrativo da prefeitura, um grupo de servidores municipais que faziam um protesto contra o estabelecido via Oficio Circular 01/2018, que implementa o cumprimento das 40h semanais para os servidores da Secretaria da Educação, conforme concurso prestado, dentre outras reivindicações. 

A comissão então se dirigiu ao gabinete do vice-prefeito Marcio Amaral que, após contato telefônico feito pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, os aguardava desde as 8h.  O encontro durou mais de uma hora e teve as presenças da secretária de Educação e Cultura, Marcia Dornelles; do secretário de Segurança, Mobilidade e Cidadania, Luciano Pereira; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesse Trindade Santos; da Procuradora do Município, Andréa Modesto e do chefe de gabinete da prefeita, José Rubens Rosa Pillar. 

A comissão era liderada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que foi o porta-voz dos servidores, mas todos tiveram a oportunidade de se manifestar.            

O vice-prefeito Márcio Amaral, falou em nome da prefeita Cleni Paz da Silva, que por motivo de força maior não pode estar presente. O vice-prefeito, os secretários e a procuradora explicaram aos representantes dos servidores que o Município precisa reduzir o percentual do Índice de Pessoal pois, desde 2015 a prefeitura está com o índice acima do limite legal e hoje a educação já ultrapassa 80% dos seus recursos com pessoal, inviabilizando qualquer vantagem ou chamamento de pessoal.

Foi referido que com a queda de receita, este índice, que é calculado sobre a Receita Corrente Liquida do Município em relação ao que é gasto com a folha de pagamento, também cai e, para que os serviços prestados pela Prefeitura Municipal não sejam afetados sem ter que fazer novas nomeações, as 8h diárias precisam ser cumpridas. Desde o início da atual administração o quadro de pessoal já reduziu em quase 100 funcionários, em razão de aposentadorias e exonerações, mesmo assim, cortes ainda precisam ser feitos.

     

Márcio Amaral falou em abrir um diálogo maior, mas que é preciso o implementar as 8h diárias porque necessário se torna, olhar para o município como um todo. Enfatizou também que “a administração está fazendo as readequações necessárias e num primeiro momento, o cumprimento das 8h diárias vai criar um impacto, desacomodar algumas pessoas, mas que, diante da falta de pessoal, não há outra alternativa”. Ao final, o vice-prefeito fez o apelo para que os servidores retornem ao trabalho, comprometendo-se que vai encaminhar à senhora prefeita os assuntos tratados com os servidores e dará o devido retorno por escrito ao sindicato.

 

AS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES

 

Em ofício encaminhado neste dia 2 de agosto à prefeita Cleni Paz da Silva, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município encaminhou as reivindicações apontadas em assembleia realizada no dia 31 de julho:

  • Permanência das seis horas de trabalho, com publicação de decreto regulamentando as seis horas para todos os funcionários;
  • Plano de carreira para o funcionalismo;
  • Percepção da gratificação de difícil acesso;
  • Insalubridade para cozinheiros e atendentes;
  • Gratificação prometida para cozinheiras;
  • Os sábados trabalhados sejam pagos com hora extra;
  • Intervalo de almoço seja de uma hora;
  • Permanecendo as oito horas conforme ordem de serviço seja pago um salário equivalente e que todas as secretarias cumpram as oito horas.

 

  A POSIÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

Sobre o cumprimento das horas de trabalho dos servidores lotados nas escolas municipais (merendeiras, serventes, agentes administrativos, atendentes), em data de 13 de junho, a secretária Marcia Dornelles expediu ofício aos diretores de escolas determinando que, a partir de primeiro de agosto todos os servidores mencionados deverão cumprir seu regime de trabalho para o qual fizeram concurso e foram chamados. Para isso, a secretária arguindo que todo o servidor deve exercer suas atividades de acordo com a carga horária que consta no edital do concurso; que os professores e especialistas em educação já cumprem a sua carga horária de acordo com a legislação vigente (20 horas ou 40 horas); que a moralidade e a equidade no serviço público deve ser buscada sempre e que a medida se torna premente diante da necessidade existente de servidores nessas áreas.

 

Sobre os sábados trabalhados, foi exposto que estes, são letivos para professores e alunos e que, com o cumprimento das 8h de segunda-feira a sexta-feira, não valem para os servidores em questão. Sobre o plano de carreira para o funcionalismo, a secretária expôs que está aguardando a proposta do sindicato da classe para ampliar a discussão e chegar a um consenso. Sobre as demais reivindicações, a administração dará o devido retorno formalmente por escrito via sindicato.

Com informações do DPCOM/Prefeitura

 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Conesul comemora oito anos de liderança no setor de fibra ótica

Investir é sempre um grande desafio, não é mesmo?
Investir em alta-tecnologia e qualidade em uma região com vocação agropastoril, mais do que desafio, demonstra a crença no potencial inovador da população e na capacidade de desenvolvimento econômico dessa região.
A Rede Conesul Telecom assumiu esse grande desafio, 8 anos atrás e, movida por essa escolha desafiadora tornou-se o empreendimento de sucesso que é hoje.
Assista ao vídeo e conheça a história de pioneirismo na internet por fibra óptica da RCT.

Continue lendo

Cidade

É fake notícia sobre a vinda da Havan para Alegrete

Causou grande alvoroço e serviu de mote para a campanha eleitoral, mas não procede a informação da vibda Loja da Havan para a cidade.

É o que afirma o coordenador do SINE, Eider Penna. Ele informou ao EQ depois que esta informação foi divulgada,  houve muita gente entrando em contato para saber sobre as vagas.

Eider entrou em contato com a matriz em Brusque, SC. Hoje ele lançou uma nota para desmentir a notícia falsa.

“Ficamos entusiasmados com a vinda de um novo e mega empreendimento para a nossa cidade, eu como Coordenador Regional da FGTAS na qual faz a captação de vagas através da Plataforma SINE, tentamos contato com a empresa após a notícia que a empresa estaria chegando no nosso Alegrete.

Após a notícia vinculada a um site de reportagens aqui de nossa cidade algumas pessoas já procuraram nossa agência em Alegrete querendo saber informações, como é uma das condutas da Fundação entramos em contato com a empresa, fizemos uma ligação para a Matriz das Lojas Havan em Brusque – SC, na qual nos foi explicado que SIM a Havan veio em Alegrete, assim como foi em outras cidades através do setor de Expansão da empresa para ver a possibilidade de instalação na região, o administrativo da empresa nos repassou o e-mail do responsável pelo setor, Sr. Nilton Hang (irmão do dono Luciano Hang) na qual cordialmente respondeu nosso e-mail funcional, salientando que NÃO HÁ NADA CONCRETO no momento paraa instalação da empresa em nossa cidade.

Estamos na torcida para que nossa cidade seja contemplada, porém, ficamos entristecidos por saber que isso poderia mudar um pouco o cenário econômico de nossa cidade para melhor neste momento de pandemia, a princípio não irá se concretizar.

Vamos torcer para que Alegrete receba investimentos e que haja mais vagas de emprego, nós da FGTAS estamos sempre almejando mais vagas e oportunidades, mas a HAVAN no momento NÃO HÁ NADA,somente ficaremos no aguardo.

Oficializamos um documento e estamos entregando para todos os meios de comunicação de nossa cidade com cópia da resposta da empresa, para que seja divulgado para a comunidade que tanto torce pelo crescimento de nosso Alegrete.

Atenciosamente

Eider Penna
ADS – Coord. Regional FGTAS/Sine Oeste e Campanha RS”

Continue lendo

Cidade

Corrigido. Carro capota na avenida Tiaraju, na Zona Leste

 

Este Ford Ka acaba de capotar na avenida Tiaraju na altura da Vila dr.Romário. o motorista perdeu o controle do carro.

Segundo populares o motorista teve que desviar abruptamente de um ciclista que atravessou a pista e perdeu o controle do Ka.

O Gol branco descia do bairro em direção ao centro da cidade. A ambulância da Samu já está no local.

 

Imagem/ vítor cardozo

Continue lendo

Popular