Contato

Cidade

Pacientes do SUS passam por dificuldades para retornar à Alegrete

 

Hoje foi um dia bem difícil para o grupo de pacientes de Alegrete que depende o transporte público para consultar em Rosário do Sul. Até agora no início da noite, depois das 19hs, estavam empenhados, passando frio e só não foi pior a situação, porque a dona de uma lancheria daquela cidade, deu abrigo, acolheu e aguardou a chegada do transporte, que atrasara com outros pacientes em São Gabriel.

Uma postagem forte, com tom de desabafo foi colocada nas redes sociais e fotos da situação foram enviadas por uma internauta que está no grupo, recém viajando para Alegrete. E da estrada enviaram as imagens e o texto:

Venho aqui através das redes sociais trazer nossa revolta com a saúde pública.
No dia 25/07/2018 pacientes do SUS saíram as 05:00 para uma consulta em Rosário e o transporte levava pacientes para são Gabriel, depois da consulta as pessoas tiveram que esperar toda tarde pelo transporte que saiu de são Gabriel as 18:00. A clinica de olhos fechou as 18:00 e os pacientes, incluindo crianças, idosos, inclusive uma idosa que recém tinha se recuperado de uma pontada, tiveram que esperar ao relento. Para piorar começou a chover. Graças a uma moça, que trabalha na lanchonete, que deu abrigo às pessoas – onde estão à espera há mais de 12hr-.
Esperamos mais respeito pela saúde pública”, Fabiele Monteiro.

A internauta disse que antes o transporte era separado, mas que por medida de economia fundiram os dois roteiros e que então a situação ficou bem complicada. O motivo é que a consulta de Rosário é pela manhã e a de São Gabriel pela tarde. Os pacientes tiveram que aguardar toda tarde até o início da noite em Rosário do Sul.

O QUE DIZ O MUNICÍPIO

O Em Questão ouviu há instantes, a nova titular da pasta da Saúde, enfermeira Bianca Casarotto. Ela disse que se informou com o responsável pela área de transporte da Secretaria, e que havia um grupo de 27 pacientes para consultas em Rosário do Sul e outros 15 para São Gabriel. “Este transporte é terceirizado. Para garantir que o grupo de São Gabriel consultasse e não houvesse reagendamento, foram agrupados num ônibus maior. Senão o micro ônibus só poderia levar até Rosário do Sul”, explicou. 

Segundo a Secretária caso contrário todo o grupo de 15 pacientes de São Gabriel não poderia consultar hoje. Ela admitiu que houve um “contratempo” no retorno, “mas a medida foi pra garantir que todos consultassem, como efetivamente aconteceu”, disse. 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Meio Ambiente investe em mais coletores na cidade

Além de buscar e reforçar a limpeza do município com instalação e descentralização da coleta seletiva e de novos contentores de resíduos, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMMAM) organizou, ontem (22/6), muitos deles que estão instalados nas ruas Dr. Lauro Dornelles, Venâncio Aires e General Vitorino.

Os contentores complementam o sistema de limpeza urbana, propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O morador pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Os contentores possuem rodas e grande capacidade para armazenamento e são exclusivos para os detritos orgânicos e secos.

Segundo a secretária da SEMAMM, Gabriella Segabinazi, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Com os contentores, o lixo fica organizado, o cheiro fica concentrado dentro do contêiner e as avenidas ficam ainda mais bonitas, sem sacolas de lixo doméstico espalhadas”, destaca o secretária.

Vale ressaltar que nos dois tipos de contentores é proibido o descarte de restos de obras. “Estamos pedindo também que as pessoas cuidem o patrimônio público que é de todos, pois os contentores são sempre alvos de vandalismo em nossa cidade. Quebram as rodinhas, destroem as tampas e até incendeiam”, alertou.

Continue lendo

Cidade

Chegaram mudas de frutíferas na Secretaria da Agricultura

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), informa que as mudas de árvores frutíferas encomendadas chegaram hoje, quarta-feira, e que começam a ser entregues nesta quinta-feira, 24, das 7h30 às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Ela está localizada na Av. Tiaraju, nº 1009, bairro Ibuirapuitã. Solicita-se que responsáveis pelas encomendas compareçam para retirá-las o mais breve possível, devido a Secretaria não possuir a estrutura necessária para armazenar as mudas.

Continue lendo

Cidade

Nesta terça-feira Vila Nova recebeu ACISO com a descentralização da Administração Municipal

Nesta terça-feira, 22, o bairro Vila Nova recebeu a primeira edição do programa “Construindo um novo futuro nos bairros”. A iniciativa, a qual consiste na descentralização dos serviços da administração municipal, acontece por meio de uma Ação Cívico-Social (ACISO). Com a presença de diversas secretarias, foram realizadas obras de manutenção e reparos, bem como ouvidas as demandas da população.

O objetivo da ACISO é realizar atividades com a participação de diversos órgãos da administração pública municipal.


O evento foi realizado na EMEI Ibirapuitã, com a presença do vice-prefeito Jesse Trindade e de secretários municipais e vereadores, além de lideranças comunitárias. Na ocasião as secretarias municipais disponibilizaram suas equipes e seus programas para a realização de atendimentos, prestação de serviços e informações aos moradores do bairro Vila Nova e arredores.

O programa da prefeitura terá prosseguimento em 13 julho nos bairros Nossa Senhora da Conceição e Saint Pastous, em 10 de agosto nos bairros Maria do Carmo e Anita Garibaldi e no dia 24 de agosto nos bairros Vera Cruz, Sepé Tiaraju, Vila Grande e Progresso.

Nossa reportagem esteve no local, confira o video abaixo:

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular