Contato

Cidade

Gripe A. Crianças a partir dos cinco anos e cinquentões poderão se vacinar

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiológica, informa que estão sendo ampliadas as faixas etárias para vacinação contra influenza. 

De acordo com a Coordenadora do Setor, Enfermeira Juliana Michael, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS), enviou um memorando antecipando a ampliação das faixas etárias para vacinação, conforme determinação do ministério da saúde.

Dessa forma, o CEVS determinou que a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de junho, seja ampliada a oferta da vacina para as faixas etárias de 05 a 09 anos e de 50 a 59 anos de idade e que os municípios continuem em busca da meta de 90% de cobertura vacinal para os grupos elegíveis para esta campanha de vacinação.

De acordo com os registros da Vigilância Epidemiológica, até esta sexta-feira (08) o percentual geral da cobertura vacinal no município é de 73,9%. Nos grupos prioritários, até o momento, os percentuais são de:

Crianças – 50,92%

Trabalhadores de Saúde – 73,84%

Gestantes – 69,72%

Puérperas – 83,02%

Idosos – 80,59%

Cobertura Geral do RS – 76%

 

Além destas movas faixas etárias, devem procurar a imunização os idosos (acima de 60 anos), gestantes, puérperas (mulheres com no máximo 45 dias após o parto), crianças (com mais de seis meses e menos de quatro anos, 11 meses e 29 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis (com atestado médico) e profissionais de saúde que trabalham no manejo da doença.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com salas de vacina, sendo elas: 

– P A M – Rua Bento Gonçalves, 592 – Cidade Alta

– ESF Jesus Franco Pereira – Rua Padre Manoel Landel de Moura, 193, Restinga

– ESF Prado – Rua Olegário Vitor de Andrade, 620 – Prado

– ESF Piola – Rua Pedro Carneiro Pereira, 26 – Piola

– ESF Rondon – Av. Marechal Rondon, 280

– ESF Saint Pastous – Rua Felipe Soares, 312 – Saint Pastous

– ESF Promorar – Rua Aloísio dos Santos Morais, S/N – Dr. Romário

– ESF Nova Brasília – Rua Izabel Garaialde Peres, 135 – Nova Brasília

– ESF Centro Social Urbano – Avenida Tiarajú, 1969 – Capão do Angico

– ESF Dr. Romário – Rua Vereador Gaspar Martins da Silveira

– ESF Vila Nova – Rua Adolfo Souto Correa, 315 – Vila Nova

– ESF Passo Novo – Rua Alvaro Kruel, S/N, 2o Distrito (Horário: 9h às 16h)

– ESF Boa Vista/Quilombola – Rua Pedro de Souza Bisch, 525 – Boa Vista

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Meio Ambiente investe em mais coletores na cidade

Além de buscar e reforçar a limpeza do município com instalação e descentralização da coleta seletiva e de novos contentores de resíduos, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMMAM) organizou, ontem (22/6), muitos deles que estão instalados nas ruas Dr. Lauro Dornelles, Venâncio Aires e General Vitorino.

Os contentores complementam o sistema de limpeza urbana, propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O morador pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Os contentores possuem rodas e grande capacidade para armazenamento e são exclusivos para os detritos orgânicos e secos.

Segundo a secretária da SEMAMM, Gabriella Segabinazi, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Com os contentores, o lixo fica organizado, o cheiro fica concentrado dentro do contêiner e as avenidas ficam ainda mais bonitas, sem sacolas de lixo doméstico espalhadas”, destaca o secretária.

Vale ressaltar que nos dois tipos de contentores é proibido o descarte de restos de obras. “Estamos pedindo também que as pessoas cuidem o patrimônio público que é de todos, pois os contentores são sempre alvos de vandalismo em nossa cidade. Quebram as rodinhas, destroem as tampas e até incendeiam”, alertou.

Continue lendo

Cidade

Chegaram mudas de frutíferas na Secretaria da Agricultura

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), informa que as mudas de árvores frutíferas encomendadas chegaram hoje, quarta-feira, e que começam a ser entregues nesta quinta-feira, 24, das 7h30 às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Ela está localizada na Av. Tiaraju, nº 1009, bairro Ibuirapuitã. Solicita-se que responsáveis pelas encomendas compareçam para retirá-las o mais breve possível, devido a Secretaria não possuir a estrutura necessária para armazenar as mudas.

Continue lendo

Cidade

Nesta terça-feira Vila Nova recebeu ACISO com a descentralização da Administração Municipal

Nesta terça-feira, 22, o bairro Vila Nova recebeu a primeira edição do programa “Construindo um novo futuro nos bairros”. A iniciativa, a qual consiste na descentralização dos serviços da administração municipal, acontece por meio de uma Ação Cívico-Social (ACISO). Com a presença de diversas secretarias, foram realizadas obras de manutenção e reparos, bem como ouvidas as demandas da população.

O objetivo da ACISO é realizar atividades com a participação de diversos órgãos da administração pública municipal.


O evento foi realizado na EMEI Ibirapuitã, com a presença do vice-prefeito Jesse Trindade e de secretários municipais e vereadores, além de lideranças comunitárias. Na ocasião as secretarias municipais disponibilizaram suas equipes e seus programas para a realização de atendimentos, prestação de serviços e informações aos moradores do bairro Vila Nova e arredores.

O programa da prefeitura terá prosseguimento em 13 julho nos bairros Nossa Senhora da Conceição e Saint Pastous, em 10 de agosto nos bairros Maria do Carmo e Anita Garibaldi e no dia 24 de agosto nos bairros Vera Cruz, Sepé Tiaraju, Vila Grande e Progresso.

Nossa reportagem esteve no local, confira o video abaixo:

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular