Contato

Cidade

Associação dos Arrozeiros apresenta programação da 11ª Semana Arrozeira de Alegrete

Com o tema “Modelos Econômicos e Comerciais”, evento promovido pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete acontece entre os dias 27 de maio e 1º de junho no CTG Aconchego dos Caranchos. Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (17), Fátima Marchezan, presidente da Associação, apresentou a programação das atividades.  Um dos destaques da edição é que a semana contará com mais uma noite de palestra, devido à grande procura de patrocinadores.  Também ocorrerão eventos descentralizados nos polos educacionais da zona rural do município. Outra novidade é a redução do número de palestras por noite. Segundo Fátima, será apenas uma palestra,  onde o painelista contará com mais tempo de fala. O jantar, com pratos típicos à base de arroz, ficará por conta do Panela Campeira.

A expectativa da organização é ter um público igual ou superior ao do ano passado, que atingiu o maior número de participantes do evento promovido pela entidade.  As noites de palestras serão patrocinadas pela John Deere, Super Tratores, Heringer, CAAL, Irga e Sicredi. No domingo,  durante a abertura oficial da Semana Arrozeira, a presidente da Federasul, Simone Leite, fará o Lançamento do Núcleo das Mulheres Empreendedoras do Agronegócio. Na mesma noite, será apresentado o Plano Safra, com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Wilson Vaz de Araújo.

Confira a programação:

Apesar de haver palestra marcada para a quinta-feira (24), a Semana Arrozeira iniciará  oficialmente com uma Missa de Ação de Graças na sexta-feira, dia 25, às 19h, na Igreja Matriz.

Na quinta-feira a palestrante Fernanda Barth, Jornalista e  Mestre em Ciência Política abre os trabalhos com a palestra “Perspectivas para 2018 – do campo à cidade”.A primeira palestra tem o apoio do Sindicato Rural de Alegrete e acontecerá no Casarão do Parque Dr Lauro Dornelles.

A abertura oficial do evento, no domingo, contará com o lançamento do Núcleo das mulheres empreendedoras do Agro, além da apresentação do Plano Safra 2018/19.

Na segunda-feira, o tema será o “Impacto Econômico da Agricultura nos Setores Não Agrícolas: agro é um negócio do Estado e não dos produtores”, a cargo do economista chefe da Farsul, Antônio da Luz.

 Na terça-feira, a palestra será sobre “Mecanismos de Exportação ao alcance dos Produtores e Relações Comerciais com a Indústria”, com os palestrantes Guilherme Mello, da ArrozSul, Jair Almeida, da Expoente, e Elton de Quadro Machado, presidente da Associação de Arrozeiros de Arroio Grande.

Na noite de quarta-feira, Vlamir Brandalizze, abordará o tema “Tendências do Agronegócio Mundial e Brasileiro para Grãos e Carnes”.

Na quinta-feira, ocorrerá a entrega do Selo Ambiental, e o consultor do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado no Brasil, Luciano Carmona, falará sobre o Projeto 10 +: Uma nova etapa para o aumento da sustentabilidade da lavoura arrozeira.

Na sexta-feira acontecerá a Noite das Homenagens, com a entrega do Troféu O Taipeiro e de placas de homenagens, além do lançamento da 12ª Semana Arrozeira de Alegrete com o show da Patrícia Pedrozo.

O encerramento do evento acontece no sábado, dia 2 de junho, com o 18º Baile do Arroz, onde ocorre a escolha das soberanas do Arroz, com jantar típico italiano e animação da banda Sax. O baile acontecerá também no CTG Aconchego dos Caranchos, a partir das 19h30min.

PROGRAMAÇÃO PELA MANHÃ

Na segunda-feira haverá uma sessão descentralizada da Câmara Municipal de Vereadores do município, onde será abordada a importância de colocar os derivados de arroz no mercado, com a palestra “Derivados de Arroz – Novos Caminhos para o aumento do consumo”, com a diretora social da Associação de Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal, Lívia Carvalho. Na oportunidade,  a prefeita de Alegrete, Cleni Paz da Silva, vai fazer a entrega da proposta de projeto de lei para a inclusão dos derivados de arroz na merenda escolar das escolas municipais. Também será apresentado um projeto para a instalação de uma fábrica de farinha de arroz no município.

Na quarta-feira, entre 8h e 12h, acontece  o Workshop “Desafios Futuros para o Desenvolvimento Rural” – Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.

Na sexta-feira, também entre 8h e 12h acontece a 2ª Jornada Técnico-comercial Arrozeira.

CONCURSO CULINÁRIO NOS PÓLOS EDUCACIONAIS

Além das palestras, a Semana Arrozeira contará ainda com um concurso culinário nos pólos educacionais, com as comunidades rurais. “Nós temos apoio da Emater para a organização do concurso que terá duas categorias. Uma de reaproveitamento de sobra de arroz, que pode ser um prato doce ou salgado, e Inovação, com a elaboração de um prato novo, ou uma nova roupagem para um carreteiro ou um arroz doce, por exemplo, que já são pratos tradicionais”, explica Fátima Marchezan.

PROGRAMAÇÃO CONTA COM EVENTOS NO FINAL DE JUNHO

Nos dias 20 e 21 de junho, serão realizados mais dois cursos e oficinas de culinária à base de farinha de arroz, que são eventos ligados à Semana Arrozeira, mas que em função da agenda das palestrantes, vão ocorrer mais tarde. “São dois dias, portanto, de treinamento e cursos com culinária à base de farinha de arroz. A equipe da Panela Campeira vai apresentar alguns quitutes à base de arroz e a nutricionista Jacira Santos fará receitas à base de farinha de arroz, com pães, lanches e salgadinhos sem glúten e sem lactose. Também serão oferecidas receitas com farinha de arroz pelo projeto Arroz na Escola, do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), com Carolina Pitta, nutricionista do Irga. Esses cursos e oficinas são uma promoção do Primeiro Núcleo de Mulheres Empreendedoras do Agronegócio do Rio Grande do Sul”.

PROGRAMAÇÃO RURAL

A programação rural acontece nos pólos educacionais Mariano Pinto, Conceição e Rincão de São Miguel. As palestras vão tratar da questão da alimentação saudável e qualidade de vida, produção orgânica de hortaliças, além de uma oficina de mandalas. Na parte técnica, a importância em observar alguns detalhes no manejo da lavoura de arroz para evitar perdas que podem impactar na produtividade. “Também teremos uma conversa entre mulheres que irá abordar temas como casos de depressão, suicídio e violência contra as mulheres no campo”, ressalta Fátima.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Meio Ambiente investe em mais coletores na cidade

Além de buscar e reforçar a limpeza do município com instalação e descentralização da coleta seletiva e de novos contentores de resíduos, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMMAM) organizou, ontem (22/6), muitos deles que estão instalados nas ruas Dr. Lauro Dornelles, Venâncio Aires e General Vitorino.

Os contentores complementam o sistema de limpeza urbana, propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O morador pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Os contentores possuem rodas e grande capacidade para armazenamento e são exclusivos para os detritos orgânicos e secos.

Segundo a secretária da SEMAMM, Gabriella Segabinazi, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Com os contentores, o lixo fica organizado, o cheiro fica concentrado dentro do contêiner e as avenidas ficam ainda mais bonitas, sem sacolas de lixo doméstico espalhadas”, destaca o secretária.

Vale ressaltar que nos dois tipos de contentores é proibido o descarte de restos de obras. “Estamos pedindo também que as pessoas cuidem o patrimônio público que é de todos, pois os contentores são sempre alvos de vandalismo em nossa cidade. Quebram as rodinhas, destroem as tampas e até incendeiam”, alertou.

Continue lendo

Cidade

Chegaram mudas de frutíferas na Secretaria da Agricultura

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), informa que as mudas de árvores frutíferas encomendadas chegaram hoje, quarta-feira, e que começam a ser entregues nesta quinta-feira, 24, das 7h30 às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Ela está localizada na Av. Tiaraju, nº 1009, bairro Ibuirapuitã. Solicita-se que responsáveis pelas encomendas compareçam para retirá-las o mais breve possível, devido a Secretaria não possuir a estrutura necessária para armazenar as mudas.

Continue lendo

Cidade

Nesta terça-feira Vila Nova recebeu ACISO com a descentralização da Administração Municipal

Nesta terça-feira, 22, o bairro Vila Nova recebeu a primeira edição do programa “Construindo um novo futuro nos bairros”. A iniciativa, a qual consiste na descentralização dos serviços da administração municipal, acontece por meio de uma Ação Cívico-Social (ACISO). Com a presença de diversas secretarias, foram realizadas obras de manutenção e reparos, bem como ouvidas as demandas da população.

O objetivo da ACISO é realizar atividades com a participação de diversos órgãos da administração pública municipal.


O evento foi realizado na EMEI Ibirapuitã, com a presença do vice-prefeito Jesse Trindade e de secretários municipais e vereadores, além de lideranças comunitárias. Na ocasião as secretarias municipais disponibilizaram suas equipes e seus programas para a realização de atendimentos, prestação de serviços e informações aos moradores do bairro Vila Nova e arredores.

O programa da prefeitura terá prosseguimento em 13 julho nos bairros Nossa Senhora da Conceição e Saint Pastous, em 10 de agosto nos bairros Maria do Carmo e Anita Garibaldi e no dia 24 de agosto nos bairros Vera Cruz, Sepé Tiaraju, Vila Grande e Progresso.

Nossa reportagem esteve no local, confira o video abaixo:

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular