Contato

Cidade

Esgoto a céu aberto gera reclamações no Novo Lar

O morador do bairro Novo Lar Ariel Ramirez entrou em contato com a redação do EQ para relatar uma situação que, segundo ele, a comunidade local vive há mais de 15 anos: o esgoto a céu a aberto e os crescentes alagamentos. Ele afirma que os moradores já entraram em contato com a Prefeitura Municipal, várias vezes, e nada foi feito.

Ao passar pelo trecho entre as ruas Esmeraldo Gamino e Barão do Ibirocai, é possível enxergar o esgoto que escorre a céu aberto. Segundo Ramirez, nos dias de enxurrada todas as casas acabam sendo afetadas pela inundação.  “Não tem escoamento e os alagamentos só pioram, sem falar na questão de saúde pública do esgoto a céu aberto”, diz o comerciante que reside há mais de vinte anos no local.

Ele ainda afirma que a última limpeza feita foi há 15 anos e vários protocolos já foram registrados na prefeitura. “É uma situação que não tem mais volta, já registramos vários protocolos e não fomos atendidos”, lamenta.

Para Carla Pires – que cresceu no bairro, o sentimento de descaso com a localidade é grande. Confira o depoimento dela.

Prefeitura diz que responsabilidade pelo esgoto é dos moradores

Em contato com a Secretaria de Infraestrutura, o responsável pela pasta, Jetter de Souza, afirma que o Executivo faz o possível para a colocação de bueiros. Ainda assim, ele destaca que a responsabilidade da Secretaria é a drenagem pluvial. “Nós colocamos o bueiro, mas cada vez menos a população coloca fossa e sumidouro – o que é uma responsabilidade individual”, explica Souza. Ele diz que muitos moradores ainda liberam o próprio esgoto em frente as casa.

O secretário fala que a colocação de bueiros é questão de saúde pública, mas que a prefeitura não tem recursos para todas as localidades. “Trabalhamos para ampliar a rede de drenagem pluvial, mas não temo

s como atender todos ao mesmo tempo”, enfatiza.

“Vamos tentar dar uma atenção ao bairro, mas não podemos precisar uma data certa. Essa questão histórica é de vários bairros. No Segabinazi, por exemplo, era uma deficiência de 50 anos e só agora conseguimos arrumar”, conclui.

Mais de sete mil bueiros já foram instalados nas ruas da cidade desde o início desta gestão, segundo dados da Secretaria de Infraestrutura.

Responsabilidades: Esgoto pluvial x Esgoto cloacal 

O esgoto Pluvial é todo aquele proveniente de precipitação (chuvas), que chega ao solo e/ou telhados com a qualidade natural. Toda água de lavagem de pátios, rega de jardins, calhas, que escoam pelas sarjetas e de bueiros, etc, se enquadram também nesta categoria. A responsabilidade da rede pluvial e de bueiros é da Prefeitura Municipal.

Esgoto Cloacal é o mesmo que esgoto doméstico ou sanitário. Nesta categoria se enquadra todo o esgoto proveniente de vasos sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiros, estabelecimentos comerciais e industriais, etc. O correto é que os usuários dos locais que ainda não são atendidos pela rede cloacal instalem fossas em suas residências.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular