Contato

Cidade

Esgoto a céu aberto gera reclamações no Novo Lar

O morador do bairro Novo Lar Ariel Ramirez entrou em contato com a redação do EQ para relatar uma situação que, segundo ele, a comunidade local vive há mais de 15 anos: o esgoto a céu a aberto e os crescentes alagamentos. Ele afirma que os moradores já entraram em contato com a Prefeitura Municipal, várias vezes, e nada foi feito.

Ao passar pelo trecho entre as ruas Esmeraldo Gamino e Barão do Ibirocai, é possível enxergar o esgoto que escorre a céu aberto. Segundo Ramirez, nos dias de enxurrada todas as casas acabam sendo afetadas pela inundação.  “Não tem escoamento e os alagamentos só pioram, sem falar na questão de saúde pública do esgoto a céu aberto”, diz o comerciante que reside há mais de vinte anos no local.

Ele ainda afirma que a última limpeza feita foi há 15 anos e vários protocolos já foram registrados na prefeitura. “É uma situação que não tem mais volta, já registramos vários protocolos e não fomos atendidos”, lamenta.

Para Carla Pires – que cresceu no bairro, o sentimento de descaso com a localidade é grande. Confira o depoimento dela.

Prefeitura diz que responsabilidade pelo esgoto é dos moradores

Em contato com a Secretaria de Infraestrutura, o responsável pela pasta, Jetter de Souza, afirma que o Executivo faz o possível para a colocação de bueiros. Ainda assim, ele destaca que a responsabilidade da Secretaria é a drenagem pluvial. “Nós colocamos o bueiro, mas cada vez menos a população coloca fossa e sumidouro – o que é uma responsabilidade individual”, explica Souza. Ele diz que muitos moradores ainda liberam o próprio esgoto em frente as casa.

O secretário fala que a colocação de bueiros é questão de saúde pública, mas que a prefeitura não tem recursos para todas as localidades. “Trabalhamos para ampliar a rede de drenagem pluvial, mas não temo

s como atender todos ao mesmo tempo”, enfatiza.

“Vamos tentar dar uma atenção ao bairro, mas não podemos precisar uma data certa. Essa questão histórica é de vários bairros. No Segabinazi, por exemplo, era uma deficiência de 50 anos e só agora conseguimos arrumar”, conclui.

Mais de sete mil bueiros já foram instalados nas ruas da cidade desde o início desta gestão, segundo dados da Secretaria de Infraestrutura.

Responsabilidades: Esgoto pluvial x Esgoto cloacal 

O esgoto Pluvial é todo aquele proveniente de precipitação (chuvas), que chega ao solo e/ou telhados com a qualidade natural. Toda água de lavagem de pátios, rega de jardins, calhas, que escoam pelas sarjetas e de bueiros, etc, se enquadram também nesta categoria. A responsabilidade da rede pluvial e de bueiros é da Prefeitura Municipal.

Esgoto Cloacal é o mesmo que esgoto doméstico ou sanitário. Nesta categoria se enquadra todo o esgoto proveniente de vasos sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiros, estabelecimentos comerciais e industriais, etc. O correto é que os usuários dos locais que ainda não são atendidos pela rede cloacal instalem fossas em suas residências.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Conesul comemora oito anos de liderança no setor de fibra ótica

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=sharing

Investir é sempre um grande desafio, não é mesmo?
Investir em alta-tecnologia e qualidade em uma região com vocação agropastoril, mais do que desafio, demonstra a crença no potencial inovador da população e na capacidade de desenvolvimento econômico dessa região.
A Rede Conesul Telecom assumiu esse grande desafio, 8 anos atrás e, movida por essa escolha desafiadora tornou-se o empreendimento de sucesso que é hoje.
Assista ao vídeo e conheça a história de pioneirismo na internet por fibra óptica da RCT.

Continue lendo

Cidade

É fake notícia sobre a vinda da Havan para Alegrete

Causou grande alvoroço e serviu de mote para a campanha eleitoral, mas não procede a informação da vibda Loja da Havan para a cidade.

É o que afirma o coordenador do SINE, Eider Penna. Ele informou ao EQ depois que esta informação foi divulgada,  houve muita gente entrando em contato para saber sobre as vagas.

Eider entrou em contato com a matriz em Brusque, SC. Hoje ele lançou uma nota para desmentir a notícia falsa.

“Ficamos entusiasmados com a vinda de um novo e mega empreendimento para a nossa cidade, eu como Coordenador Regional da FGTAS na qual faz a captação de vagas através da Plataforma SINE, tentamos contato com a empresa após a notícia que a empresa estaria chegando no nosso Alegrete.

Após a notícia vinculada a um site de reportagens aqui de nossa cidade algumas pessoas já procuraram nossa agência em Alegrete querendo saber informações, como é uma das condutas da Fundação entramos em contato com a empresa, fizemos uma ligação para a Matriz das Lojas Havan em Brusque – SC, na qual nos foi explicado que SIM a Havan veio em Alegrete, assim como foi em outras cidades através do setor de Expansão da empresa para ver a possibilidade de instalação na região, o administrativo da empresa nos repassou o e-mail do responsável pelo setor, Sr. Nilton Hang (irmão do dono Luciano Hang) na qual cordialmente respondeu nosso e-mail funcional, salientando que NÃO HÁ NADA CONCRETO no momento paraa instalação da empresa em nossa cidade.

Estamos na torcida para que nossa cidade seja contemplada, porém, ficamos entristecidos por saber que isso poderia mudar um pouco o cenário econômico de nossa cidade para melhor neste momento de pandemia, a princípio não irá se concretizar.

Vamos torcer para que Alegrete receba investimentos e que haja mais vagas de emprego, nós da FGTAS estamos sempre almejando mais vagas e oportunidades, mas a HAVAN no momento NÃO HÁ NADA,somente ficaremos no aguardo.

Oficializamos um documento e estamos entregando para todos os meios de comunicação de nossa cidade com cópia da resposta da empresa, para que seja divulgado para a comunidade que tanto torce pelo crescimento de nosso Alegrete.

Atenciosamente

Eider Penna
ADS – Coord. Regional FGTAS/Sine Oeste e Campanha RS”

Continue lendo

Cidade

Corrigido. Carro capota na avenida Tiaraju, na Zona Leste

 

Este Ford Ka acaba de capotar na avenida Tiaraju na altura da Vila dr.Romário. o motorista perdeu o controle do carro.

Segundo populares o motorista teve que desviar abruptamente de um ciclista que atravessou a pista e perdeu o controle do Ka.

O Gol branco descia do bairro em direção ao centro da cidade. A ambulância da Samu já está no local.

 

Imagem/ vítor cardozo

Continue lendo

Popular