Contato

Cidade

Esgoto a céu aberto gera reclamações no Novo Lar

O morador do bairro Novo Lar Ariel Ramirez entrou em contato com a redação do EQ para relatar uma situação que, segundo ele, a comunidade local vive há mais de 15 anos: o esgoto a céu a aberto e os crescentes alagamentos. Ele afirma que os moradores já entraram em contato com a Prefeitura Municipal, várias vezes, e nada foi feito.

Ao passar pelo trecho entre as ruas Esmeraldo Gamino e Barão do Ibirocai, é possível enxergar o esgoto que escorre a céu aberto. Segundo Ramirez, nos dias de enxurrada todas as casas acabam sendo afetadas pela inundação.  “Não tem escoamento e os alagamentos só pioram, sem falar na questão de saúde pública do esgoto a céu aberto”, diz o comerciante que reside há mais de vinte anos no local.

Ele ainda afirma que a última limpeza feita foi há 15 anos e vários protocolos já foram registrados na prefeitura. “É uma situação que não tem mais volta, já registramos vários protocolos e não fomos atendidos”, lamenta.

Para Carla Pires – que cresceu no bairro, o sentimento de descaso com a localidade é grande. Confira o depoimento dela.

Prefeitura diz que responsabilidade pelo esgoto é dos moradores

Em contato com a Secretaria de Infraestrutura, o responsável pela pasta, Jetter de Souza, afirma que o Executivo faz o possível para a colocação de bueiros. Ainda assim, ele destaca que a responsabilidade da Secretaria é a drenagem pluvial. “Nós colocamos o bueiro, mas cada vez menos a população coloca fossa e sumidouro – o que é uma responsabilidade individual”, explica Souza. Ele diz que muitos moradores ainda liberam o próprio esgoto em frente as casa.

O secretário fala que a colocação de bueiros é questão de saúde pública, mas que a prefeitura não tem recursos para todas as localidades. “Trabalhamos para ampliar a rede de drenagem pluvial, mas não temo

s como atender todos ao mesmo tempo”, enfatiza.

“Vamos tentar dar uma atenção ao bairro, mas não podemos precisar uma data certa. Essa questão histórica é de vários bairros. No Segabinazi, por exemplo, era uma deficiência de 50 anos e só agora conseguimos arrumar”, conclui.

Mais de sete mil bueiros já foram instalados nas ruas da cidade desde o início desta gestão, segundo dados da Secretaria de Infraestrutura.

Responsabilidades: Esgoto pluvial x Esgoto cloacal 

O esgoto Pluvial é todo aquele proveniente de precipitação (chuvas), que chega ao solo e/ou telhados com a qualidade natural. Toda água de lavagem de pátios, rega de jardins, calhas, que escoam pelas sarjetas e de bueiros, etc, se enquadram também nesta categoria. A responsabilidade da rede pluvial e de bueiros é da Prefeitura Municipal.

Esgoto Cloacal é o mesmo que esgoto doméstico ou sanitário. Nesta categoria se enquadra todo o esgoto proveniente de vasos sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiros, estabelecimentos comerciais e industriais, etc. O correto é que os usuários dos locais que ainda não são atendidos pela rede cloacal instalem fossas em suas residências.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Cancelada a pedalada de inauguração da ciclovia que ocorreria neste sábado

A Prefeitura de Alegrete informa que está cancelada a pedalada de inauguração da Ciclovia da Av. Tiaraju devido aos falecimentos da médica Larissa Sampaio, de 31 anos, em um trágico acidente ocorrido nesta sexta-feira na BR-290, em Cachoeira do Sul e da professora Lenira Berquó, de 77 anos, em decorrência da Covid-19.

A Prefeitura de Alegrete manifesta profundo pesar e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e tristeza.

Continue lendo

Cidade

Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

Continue lendo

Cidade

Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

Continue lendo

Popular