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Santa Casa vai entregar a gestão da UPA

Na tarde desta quinta-feira (10), o EQ recebeu a informação de que a Santa Casa de Caridade notificou, oficialmente, a Prefeitura Municipal sobre a decisão de entregar a gestão da UPA em trinta dias. O motivo seriam seis meses de atraso nos repasses, montante que atinge mais de R$500 mil.

A gestão dos recursos da UPA – feita pela Santa Casa,  é custeada pela União, pelo Estado e pelo Município. Segundo a Prefeitura Municipal, o repasse que falta é  em nível estadual. “A prefeitura sempre pagou em dia, até fez um mês do repasse que o Estado não repassou”, enfatiza a prefeita Cleni Paz.

Ao acessar o Portal da Transparência, foi possível constatar que o Estado não efetuou o pagamento das parcelas de novembro e dezembro de 2017, além das de fevereiro e março deste ano. Nessa tripartite de repasses mensais, a União é responsável por R$175 mil, o Estado por R$135 mil e o Município por R$130 mil.

A coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Sáude, Heili Temp, diz que entrou em contato com o Fundo Estadual de Saúde ainda hoje e, segundo eles, os repasses não foram efetuados pois o município está no Cadin (Cadastro Informativo) de créditos não quitados do setor público federal. “O Cadin inviabiliza o repasse. Ainda assim, de todas as maneiras vamos tentar reverter isso. A gestão por parte da Santa Casa é satisfatória e atende aos usuários”, afirma a coordenadora.

Até o final do expediente, a Secretaria de Saúde não tinha recebido a notificação. E secretário de Saúde, José Fábio Pereira, afirma que a inclusão no Cadin não é justificativa para a falta de pagamento. “Entramos no Cadin na semana passada e estamos resolvendo a situação, já o Estado não faz o repasse desde novembro. Eles não repassam pois não tem verba”, enfatiza. Ele ainda explica que mesmo saindo do Cadin, o repasse estadual será de apenas uma das parcelas em atraso.

A UPA de Alegrete faz uma média de seis mil atendimentos mensais.

Relembre:

Na primeira quinzena de abril, o Executivo Municipal já tinha se reunido com a Secretaria Estadual de Saúde para discutir o atraso nos repasses. Na reunião, o Estado havia prometido pagar duas parcelas ainda em abril. Situação que não se confirmou.

 

 

 

 

 

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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