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Santa Casa vai entregar a gestão da UPA

Na tarde desta quinta-feira (10), o EQ recebeu a informação de que a Santa Casa de Caridade notificou, oficialmente, a Prefeitura Municipal sobre a decisão de entregar a gestão da UPA em trinta dias. O motivo seriam seis meses de atraso nos repasses, montante que atinge mais de R$500 mil.

A gestão dos recursos da UPA – feita pela Santa Casa,  é custeada pela União, pelo Estado e pelo Município. Segundo a Prefeitura Municipal, o repasse que falta é  em nível estadual. “A prefeitura sempre pagou em dia, até fez um mês do repasse que o Estado não repassou”, enfatiza a prefeita Cleni Paz.

Ao acessar o Portal da Transparência, foi possível constatar que o Estado não efetuou o pagamento das parcelas de novembro e dezembro de 2017, além das de fevereiro e março deste ano. Nessa tripartite de repasses mensais, a União é responsável por R$175 mil, o Estado por R$135 mil e o Município por R$130 mil.

A coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Sáude, Heili Temp, diz que entrou em contato com o Fundo Estadual de Saúde ainda hoje e, segundo eles, os repasses não foram efetuados pois o município está no Cadin (Cadastro Informativo) de créditos não quitados do setor público federal. “O Cadin inviabiliza o repasse. Ainda assim, de todas as maneiras vamos tentar reverter isso. A gestão por parte da Santa Casa é satisfatória e atende aos usuários”, afirma a coordenadora.

Até o final do expediente, a Secretaria de Saúde não tinha recebido a notificação. E secretário de Saúde, José Fábio Pereira, afirma que a inclusão no Cadin não é justificativa para a falta de pagamento. “Entramos no Cadin na semana passada e estamos resolvendo a situação, já o Estado não faz o repasse desde novembro. Eles não repassam pois não tem verba”, enfatiza. Ele ainda explica que mesmo saindo do Cadin, o repasse estadual será de apenas uma das parcelas em atraso.

A UPA de Alegrete faz uma média de seis mil atendimentos mensais.

Relembre:

Na primeira quinzena de abril, o Executivo Municipal já tinha se reunido com a Secretaria Estadual de Saúde para discutir o atraso nos repasses. Na reunião, o Estado havia prometido pagar duas parcelas ainda em abril. Situação que não se confirmou.

 

 

 

 

 

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Construtora Ritt cria novo cartão postal de Alegrete: a ponte iluminada

Quem passou na ponte Borges de Medeiros nesta noite ficou surpreso com o novo visual da ponte de ferro. A ponte do trem. Toda decorada em luz de led dando um sentido natalino, de esperança e criando uma atração nova às noites deste final de 2020, marcado pela pandemia, pela segregação e escassas comemorações.

O gesto foi novamente da Construtora Ritt, esta empresa que tem feito a diferença para o bem comum. Meste ano já doara a restauração geral da pracinha infantil na Praça Getúlio Vargas e, desde o ano passado, vem apoiando com material e recursos instalações artísticas em locais públicos nomo na escadaria da antiga ABA, na ornamentação de bancos e banheiro público da Praça Nova além do painel junto ao largo antiga estação ferroviária.

 

Novamente a equipe liderada pelo empresário Felipe Ritt tem um gesto diferenciado junto aos alegretenses, criando um novo ícone que entusiasmou o público, conforme postagens nas redes sociais na noite desta sexta-feira.

 

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Cidade

Minuta do novo Plano Diretor vai à audiência pública

No próximo dia 17 de dezembro a Prefeitura de Alegrete realizará a audiência pública para debater com a população o projeto do novo Plano Diretor.

Esta audiênca pública terá um formato tanto para a presença física quanto virtual dos interessados. Será realizada no CTG Farroupilha.

Serão aceitas 300 inscrições presenciais( caso seja possivel à bandeira do dia). “Reservamos vagas para todos os membros da Equipe técnica, Conselho do plano diretor, secretários, Vereadores atuais e eleitos, Convites para Presidentes de Entidades e Instituições da Sociedade Civil de relevância. (CREA/Creci/CEA/Sind Rural e outros”, informou ao EQ o Secretário de Planejamento, José Luiz Cáurio de Souza.

Mais informações através do telefone 3961-2632 da Secretaria do Planejamento.

Confira a minuta que estará sendo disponibilizado à comunidade…clicando no hiperlinck.

https://drive.google.com/file/d/14aQnCrSf_rbizFzawqoZIpkIXAbHPByl/view?usp=drivesdk

 

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Cidade

Morre em Porto Alegre o Provedor da Santa Casa de Caridade

O Provedor da Mesa Diretora da Santa Casa De Caridade, Milton Araújo, morreu nesta tarde em Porto Alegre onde estava internado para tratar de um câncer.

Ex- Secretário Municipal, sempre na primeira linha dos colaboradores do ex-Prefeito José Rubens Pillar, foi um líder no segmento empresarial onde presidiu o CEA, por mais de uma vez, e integrou a direção estadual da Federação dos Clubes dos Dirigentes Lojistas do RS.

Neste ano foi eleito por aclamação para conduzir à direção da Santa Casa.

O corpo do Provedor deverá ser transladado para Alegrete. A Santa Casa, ainda não informou sobre os atos fúnebres.

 

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