Contato

Polícia

Balança pesada para a criançada: profissional alerta para obesidade nos pequenos

No café da manhã um achocolatado em caixinha ou suco industrializado, no almoço refrigerante e nuggets, na sobremesa gelatina ou chocolate, no lanche da tarde um salgadinho e na janta um macarrão miojo. Este é o cardápio de muitas crianças – ao menos de dois a três destes itens compõe a dieta dos jovens no Brasil. Situação preocupante, uma vez que a média de obesidade infantil brasileira está acima da média mundial. Em Alegrete, a realidade não é muito diferente e especialistas alertam: é necessária uma conscientização urgente.

Hoje há dez vezes mais crianças e adolescentes obesos em todo o mundo do que há 40 anos. Se a tendência de crescimento das últimas décadas se mantiver, em 2022, ou seja, dentro de apenas quatro anos, o número de jovens obesos será – pela primeira vez, maior do que o número de desnutridos.

A média brasileira de crianças obesas, divulgada pela ONU, é de 9,4% em meninas e  12,7% em  meninos. Um percentual preocupante. Já que a média mundial é de 5,6% em meninas e 7,8% em meninos.

O peso da balança em Alegrete

Na cidade, a realidade não é tão distante. Em conversa com a psicóloga Daniela Pertille, ela conta que o número de casos do gênero assusta. “É muito acesso sem orientação”, destaca. Ela ainda acrescenta o “boom” dos fast-foods, a rotina de comer fora, o alto consumo de congelados industrializados e o sedentarismo.

Nutricionista alerta para a conscientização dos pais

A profissional conta que já recebeu casos de uma criança, de apenas cinco anos, já com diabetes tipo 2; outra com três anos e com gordura no fígado num quadro de obesidade mórbida. “São casos extremos, mas é primordial a educação alimentar. O discernimento não é natural em uma criança, os pais precisam dar o exemplo”, orienta.

A nutricionista diz que o melhor caminho é sempre a educação alimentar. “Se tu der a educação nunca vai precisar reeducar”, avalia. Nesse contexto, Daniela dá algumas dicas para os papais e mamães: o hábito se torna repetição – colocar na mesa todos os dias alimentos saudáveis – saladas, frutas; ter alimentos saudáveis e permitidos ao alcance em armários e prateleiras baixas e com boa visibilidade; coordenar o período em frente à televisão e computador; incentiva a prática de exercícios.

Outro fator importante a ser observado é se o quadro de obesidade não é decorrente de fatores psicológicos. Muitas vezes, desequilíbrios emocionais desencadeiam a doença. Nesses casos, o acompanhamento de psicólogos e uma equipe multidisciplinar é essencial.

A nutricionista, que atua na rede municipal, ainda relembra que todos os ESFs de Alegrete disponibilizam profissionais da área. A dieta de crianças e adolescentes é elaborada individualmente.

Efeito dominó 

A obesidade infantil pode ser mais grave do que muitos pais pensam. Crianças obesas sofrem com um aumento de peso que está em desequilíbrio com a idade, altura e a estrutura óssea. Conheça os problemas mais comuns: problemas Respiratórios e pulmonares, distúrbios do sono, diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças metabólicas e depressão.

Cardápio do mal 

Sucesso entre a criançada, guloseimas como salsicha, hambúrguer, refrigerante e sucos industrializados estão entre os maiores vilões da alimentação. Confira os 10 piores: salsicha, hambúrguer congelado, frango empanado, refrigerante, salgadinhos, maionese, macarrão instantâneo, bolacha recheada e suco industrializado.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular