Contato

Polícia

Balança pesada para a criançada: profissional alerta para obesidade nos pequenos

No café da manhã um achocolatado em caixinha ou suco industrializado, no almoço refrigerante e nuggets, na sobremesa gelatina ou chocolate, no lanche da tarde um salgadinho e na janta um macarrão miojo. Este é o cardápio de muitas crianças – ao menos de dois a três destes itens compõe a dieta dos jovens no Brasil. Situação preocupante, uma vez que a média de obesidade infantil brasileira está acima da média mundial. Em Alegrete, a realidade não é muito diferente e especialistas alertam: é necessária uma conscientização urgente.

Hoje há dez vezes mais crianças e adolescentes obesos em todo o mundo do que há 40 anos. Se a tendência de crescimento das últimas décadas se mantiver, em 2022, ou seja, dentro de apenas quatro anos, o número de jovens obesos será – pela primeira vez, maior do que o número de desnutridos.

A média brasileira de crianças obesas, divulgada pela ONU, é de 9,4% em meninas e  12,7% em  meninos. Um percentual preocupante. Já que a média mundial é de 5,6% em meninas e 7,8% em meninos.

O peso da balança em Alegrete

Na cidade, a realidade não é tão distante. Em conversa com a psicóloga Daniela Pertille, ela conta que o número de casos do gênero assusta. “É muito acesso sem orientação”, destaca. Ela ainda acrescenta o “boom” dos fast-foods, a rotina de comer fora, o alto consumo de congelados industrializados e o sedentarismo.

Nutricionista alerta para a conscientização dos pais

A profissional conta que já recebeu casos de uma criança, de apenas cinco anos, já com diabetes tipo 2; outra com três anos e com gordura no fígado num quadro de obesidade mórbida. “São casos extremos, mas é primordial a educação alimentar. O discernimento não é natural em uma criança, os pais precisam dar o exemplo”, orienta.

A nutricionista diz que o melhor caminho é sempre a educação alimentar. “Se tu der a educação nunca vai precisar reeducar”, avalia. Nesse contexto, Daniela dá algumas dicas para os papais e mamães: o hábito se torna repetição – colocar na mesa todos os dias alimentos saudáveis – saladas, frutas; ter alimentos saudáveis e permitidos ao alcance em armários e prateleiras baixas e com boa visibilidade; coordenar o período em frente à televisão e computador; incentiva a prática de exercícios.

Outro fator importante a ser observado é se o quadro de obesidade não é decorrente de fatores psicológicos. Muitas vezes, desequilíbrios emocionais desencadeiam a doença. Nesses casos, o acompanhamento de psicólogos e uma equipe multidisciplinar é essencial.

A nutricionista, que atua na rede municipal, ainda relembra que todos os ESFs de Alegrete disponibilizam profissionais da área. A dieta de crianças e adolescentes é elaborada individualmente.

Efeito dominó 

A obesidade infantil pode ser mais grave do que muitos pais pensam. Crianças obesas sofrem com um aumento de peso que está em desequilíbrio com a idade, altura e a estrutura óssea. Conheça os problemas mais comuns: problemas Respiratórios e pulmonares, distúrbios do sono, diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças metabólicas e depressão.

Cardápio do mal 

Sucesso entre a criançada, guloseimas como salsicha, hambúrguer, refrigerante e sucos industrializados estão entre os maiores vilões da alimentação. Confira os 10 piores: salsicha, hambúrguer congelado, frango empanado, refrigerante, salgadinhos, maionese, macarrão instantâneo, bolacha recheada e suco industrializado.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Policia Civil prende mulher com longa ficha criminal

A Polícia Civil, através dos Policiais do Setor de Investigações da 1ª Delegacia de Polícia de Alegrete, sob a coordenação do Delegado de Polícia Maurício Arruda, na tarde de ontem 22/06/2021, prenderam no bairro Pedreiras, uma mulher de 49 anos de idade que estava traficando entorpecentes em sua casa. Foi apreendido crack, dinheiro e aparelhos celulares. Tal mulher, já possuía passagem pelo delito de tráfico ilícito de drogas, além de furto, furto descuido, furto arrombamento, lesão corporal, ameaça, vias de fato e furto qualificado.

Continue lendo

Polícia

Motorista perde controle do veiculo na Eurípedes

Segundo informações preliminares, motorista que transitava na Euripedes Brasil Milano, perde controle do veículo e fica preso entre dois postes da avenida .

A guarda municipal, atendeu o chamado, mas por haver lesões, passou o atendimento a Brigada Militar e Samu, ás vitimas foram encaminhadas a UPA.

imagens: GM

Continue lendo

Polícia

PRF prende homem contrabandeando 62 kg de agrotóxicos em Uruguaiana

O rapaz viajava com a família e pretendia revender o produto proibido em Nonoai

Na noite desta sexta-feira(18), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando ilegalmente agrotóxicos de origem Uruguaia, na BR 290, município de Uruguaiana.

Em fiscalização de rotina, policiais rodoviários federais abordaram um homem, natural de Nonoai, que conduzia um Gol, com placas de Santa Catarina, acompanhado de sua esposa, de 27 anos e filha, de 09.

Durante os procedimentos, os policiais encontraram 62 kg de agrotóxicos procedentes do Uruguai, sem qualquer tipo de validação pelos órgãos sanitários brasileiros.

O abordado informou que havia comprado o material no país vizinho e que planejava revendê-lo na sua cidade.

Os 62 kg de agrotóxicos foram apreendidos e o homem, de 35 anos, foi preso por contrabando e conduzido à polícia Judiciária em Uruguaiana.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular