Contato

Notícias Agora

Confirmado surto de toxoplasmose em Santa Maria

Foram divulgados, na manhã desta quinta-feira, os resultados positivos para toxoplasmose em exames realizados por especialistas nos filtros da água de Santa Maria, na região central.  A suspeita é de que a doença se proliferou devido a um acúmulo de algas nos reservatórios. A prefeitura confirma o resultado das amostras. Os órgãos públicos estão tomando providências quanto a isso e devem voltar a se manifestar ainda nesta tarde. Enquanto não há definição, a sugestão principal é que seja ingerida somente água mineral ou fervida por mais de 10 min.

Os exames foram realizados com o intuito de descobrir a causa de uma “síndrome febril” que vinha sendo investigada na cidade. Cerca de 100 pacientes com  os mesmos sintomas foram registrados nas unidades de saúde do município nas últimas semanas. O Dr. Thiego Cavalheiro, infectologista do Hospital de Caridade, afirmou que não há mais dúvidas sobre qual agente etiológico estaria causando os sintomas.  “É toxoplasmose aguda com clara definição de que se trata de um surto”. De 17 coletas de amostras para o exame, 12 tiveram o diagnóstico da doença.  De oito mil pessoas atendidas desde o início do ano, 900 apresentaram os sintomas.

Há pelo menos 10 dias a população vem sendo alertada pelas redes sociais. A informação que se tinha até o momento era de que um surto com vários casos de uma virose até então desconhecida estava ocorrendo na cidade.  Desde o início a suspeita era de que a contaminação seria através da água da torneira. O Diário de Santa Maria chegou a publicar, no dia 10 de abril, que a informação era falsa:

 “A notícia é falsa. ‘Neste momento, não podemos relacionar nada com a água, até porque não tem o diagnóstico sobre o possível causador (da síndrome febril). A doença é bem menos grave do que as redes sociais estão propagando’, afirmou o superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb confirmando que não há um surto de virose e que essas informações não estão relacionadas com a síndrome febril”. (Diário de Santa Maria – 10/04/2018)

A Corsan, que faz o abastecimento de água em Santa Maria, divulgou uma nota no dia 11 de abril afirmando que a água estava própria para consumo: “Assegura-se que a sua qualidade está devidamente atestada e que ela pode ser consumida sem qualquer receio, não possuindo assim relação com a recente notícia de surto de ‘síndrome febril.'”

Somente nessa quinta-feira é que a contaminação foi confirmada. Até o momento a companhia de saneamento não se manifestou novamente.

A toxoplasmose é transmitida por um protozoário e causa os sintomas de uma gripe, como febre alta, dor de cabeça forte, dor no corpo e, em alguns casos, manchas na pele. Segundo o Dr. Thiego, a doença é veiculada pela ingestão de um cisto (forma infectante). A forma principal de transmissão é por via oral, seja pela ingestão de alimentos contaminados, seja por água contaminada.

Não existe a preocupação de que o surto possa se espalhar para outras cidades, porque o protozoário não é eliminado pelos humanos. Os hospedeiros definitivos são os felinos infectados pelo toxoplasma. É neles que os protozoários se reproduzem e são disseminados através das fezes.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Notícias Agora

Diante aumento de infectados, Uruguaiana reforça fiscalização em espaços públicos

Os novos alertas emitidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul evidenciam o aumento dos casos de Covid-19 em Uruguaiana e, consequentemente, o aumento no número de internações na Santa Casa de Caridade. Diante o quadro, o secretário de Segurança e Trânsito, José Clemente da Silva Corrêa, em reunião com o prefeito Ronnie Mello, destacou necessidade de maior controle no trânsito de veículos em pontos específicos da cidade em que há reiterados casos de aglomeração de pessoas e de descumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Nesses locais haverá sinalização alertando sobre a restrição na circulação de veículos e será permitido apenas o acesso de moradores, sendo que os agentes da ROMU controlarão e fiscalização os locais. O município de Uruguaiana contabiliza 384 óbitos. O Secretário afirmou que não gostaria de tomar medidas mais rígidas, mas o grave momento da saúde pública em Uruguaiana exige estas ações.

 
Fred Marcovici/correiodopovo.com.br
Continue lendo

Notícias Agora

Nota de Falecimento: Geraldo Dutra Pinheiro

 

LUTO

Com tristeza comunicamos o falecimento de GERALDO DUTRA PINHEIRO ocorrido hoje de manhã as 10 h vítima de Covid 19.
As 16 h de hoje, 11 de junho, sairá um cortejo acompanhando o carro funerário da frente do escritório da ANGELUS (rua dr Lauro Dornelles, esquina rua Venancio Aires) até o Cemitério Municipal.

Continue lendo

Notícias Agora

3ª Região Militar abre processo seletivo para oficiais e sargentos técnicos temporários 2021/2022.

A 3ª Região Militar (3ªRM) abriu no último dia 1º de junho, processo seletivo visando a contratação de Oficiais e Sargentos Técnicos Temporários.
As inscrições podem ser realizadas até dia 9 de julho por meio do cadastro de dados no Sistema de Seleção de Candidatos a Temporários (SiSCanT), disponível na página eletrônica da 3ª RM. Podem se inscrever os nascidos entre 2 de fevereiro de 1981 e 2 de fevereiro de 2002.
As vagas são destinadas para OM´s de diversas cidades, inclusive Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Uruguaiana.
As áreas de interesse no que se refere aos Oficiais Técnicos Temporários (OTT) são as seguintes: Administração; Assistência Social; Ciências Contábeis; Comunicação Social (Jornalismo); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda); Comunicação Social (Relações Públicas); Direito; Enfermagem; Enfermagem com Auditoria; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica e Eletrônica; Engenharia Mecânica; Fisioterapia; Informática (Servidores e redes); Informática (Programação PHP); Magistério Física; Magistério Letras Português e Inglês; Magistério Matemática; Pedagogia; Psicologia e Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx) –Católico.
Já as áreas de interesse contempladas no Aviso de Convocação com relação aos Sargentos Técnicos Temporários (SST) são as seguintes: Técnico em Administração; Técnico em Agrimensura; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Contabilidade; Técnico em Edificações; Técnico em Enfermagem; Técnico em Enfermagem Diagnóstico por Imagem; Técnico em Enfermagem Instrumentação Cirúrgica; Técnico em Enfermagem Oncológica; Técnico em Farmácia; Técnico em Informática; Técnico em Manutenção Automotiva; Técnico em Metalurgia; Técnico em Nutrição; Técnico em Prótese Dentária (Odontologia Digital – CAD/CAM); Técnico em Radiologia e Técnico em Soldagem.
🔰 O link para o site é este: https://www.3rm.eb.mil.br/…/1326-processo-seletivo-para…
🔰 Mais informações no Aviso de Convocação e pelo e-mail: [email protected]

Continue lendo

Popular