Contato

Cidade

Demolição de ponte da Restinga mostra que alguém “dormiu nas palhas”

 

Simplesmente a cidade não foi comunicada na véspera. Houve reclamação de populares

A Revitalização do Arroio Regalado protagoniza nova etapa polêmica. Na manhã desta terça-feira (17), a ponte que liga o bairro Restinga ao bairro Boa Vista foi demolida. Porém, a comunidade local alega que não houve aviso prévio e que só teve conhecimento quando viu o maquinário no local. O tráfego em uma das vias arteriais da cidade está interrompido e tanto comunidade quanto opinião pública não foram comunicadas, antecipadamente, sobre a data de execução do cronograma.

Segundo fontes do Executivo Municipal, o problema se resume a falhas internas de comunicação.

Sim, a derrubada da ponte estava prevista no projeto da obra. Contudo, os moradores locais, meios de comunicação e meios de transporte públicos não tinham conhecimento prévio do dia e nem quais os acessos secundários deveriam ser realizados.

Em contato com a prefeita Cleni Paz, ela afirma que todas as pastas envolvidas (Secretaria de Planejamento, Segurança, Infraestrutura) tinham conhecimento da data. “Faz mais de 15 dias que estava marcado para essa semana. Se teve falha foi dos fiscais”, enfatiza a chefe do Executivo.  Cleni aproveitou para destacar que “o andamento do projeto estava parado há mais de um ano em função de irregularidades”.

Data prevista foi alterada mais de uma vez, afirma Cleni

Segundo a prefeita, a demolição estava prevista, inicialmente, para ser feita em 09 de abril. A data foi transferida para o dia 18, e, ainda assim, concretizada antes – dia 17. Em nenhuma das ocasiões a opinião pública e população foram comunicados.

O secretário de Planejamento, Luciano Salbego, corrobora com a versão da prefeita e destaca que “o andamento do projeto vem há tempos”. Ele, sem trabalhar desde sábado, devido a uma virose inclusive, alega que pediu que a imprensa fosse comunicada. “Eu pedi que os fiscais fizessem um comunicado com antecedência”. Contudo, ele destaca que foi informado da data exata somente na manhã da derrubada da ponte.

O responsável pela pasta de Segurança, Luciano Pereira, também diz que ficou sabendo da execução da etapa da obra por volta das 07h20min de terça. “Fiquei sabendo de manhã cedo pela Guarda Municipal”, salienta. Após ser comunicado, ele concedeu entrevista em uma das rádios locais, ainda pela manhã, para orientar a população.

Sinalização de acesso só no dia seguinte

Ainda de acordo com Pereira, a sinalização de acesso secundário ao local será instalada nesta quarta (18) – 24 depois da demolição da ponte. “Vamos colocar as placas e informar amanhã, é o jeito”, destaca o secretário de Segurança.

Como fica o acesso: veículos leves devem trafegar pela Barão do Cerro Largo até o bairro Boa Vista; veículos pesados  terão passagem pelo Corredor dos Papagaios na BR 290.

Relembre 

A demolição da ponte é apenas uma das etapas para a Revitalização do Arroio Regalado. A estrutura de pedra da rua Daltro Filho será substituída por uma nova ponte, com 30 metros de vão, 3m20cm de largura e duas pistas de rolamento. O objetivo é de proteger 1\4 da área urbana de Alegrete atingida por enxurradas pelo menos quatro vezes por ano. O foco é reduzir para uma enxurrada a cada 10 anos. Esta primeira etapa da revitalização compreende obras numa extensão de 2.450 metros – que começam na Avenida Braz Faraco até a ponte da Daltro Filho.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Meio Ambiente investe em mais coletores na cidade

Além de buscar e reforçar a limpeza do município com instalação e descentralização da coleta seletiva e de novos contentores de resíduos, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMMAM) organizou, ontem (22/6), muitos deles que estão instalados nas ruas Dr. Lauro Dornelles, Venâncio Aires e General Vitorino.

Os contentores complementam o sistema de limpeza urbana, propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O morador pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Os contentores possuem rodas e grande capacidade para armazenamento e são exclusivos para os detritos orgânicos e secos.

Segundo a secretária da SEMAMM, Gabriella Segabinazi, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Com os contentores, o lixo fica organizado, o cheiro fica concentrado dentro do contêiner e as avenidas ficam ainda mais bonitas, sem sacolas de lixo doméstico espalhadas”, destaca o secretária.

Vale ressaltar que nos dois tipos de contentores é proibido o descarte de restos de obras. “Estamos pedindo também que as pessoas cuidem o patrimônio público que é de todos, pois os contentores são sempre alvos de vandalismo em nossa cidade. Quebram as rodinhas, destroem as tampas e até incendeiam”, alertou.

Continue lendo

Cidade

Chegaram mudas de frutíferas na Secretaria da Agricultura

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), informa que as mudas de árvores frutíferas encomendadas chegaram hoje, quarta-feira, e que começam a ser entregues nesta quinta-feira, 24, das 7h30 às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Ela está localizada na Av. Tiaraju, nº 1009, bairro Ibuirapuitã. Solicita-se que responsáveis pelas encomendas compareçam para retirá-las o mais breve possível, devido a Secretaria não possuir a estrutura necessária para armazenar as mudas.

Continue lendo

Cidade

Nesta terça-feira Vila Nova recebeu ACISO com a descentralização da Administração Municipal

Nesta terça-feira, 22, o bairro Vila Nova recebeu a primeira edição do programa “Construindo um novo futuro nos bairros”. A iniciativa, a qual consiste na descentralização dos serviços da administração municipal, acontece por meio de uma Ação Cívico-Social (ACISO). Com a presença de diversas secretarias, foram realizadas obras de manutenção e reparos, bem como ouvidas as demandas da população.

O objetivo da ACISO é realizar atividades com a participação de diversos órgãos da administração pública municipal.


O evento foi realizado na EMEI Ibirapuitã, com a presença do vice-prefeito Jesse Trindade e de secretários municipais e vereadores, além de lideranças comunitárias. Na ocasião as secretarias municipais disponibilizaram suas equipes e seus programas para a realização de atendimentos, prestação de serviços e informações aos moradores do bairro Vila Nova e arredores.

O programa da prefeitura terá prosseguimento em 13 julho nos bairros Nossa Senhora da Conceição e Saint Pastous, em 10 de agosto nos bairros Maria do Carmo e Anita Garibaldi e no dia 24 de agosto nos bairros Vera Cruz, Sepé Tiaraju, Vila Grande e Progresso.

Nossa reportagem esteve no local, confira o video abaixo:

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular