Contato

Educação

Unipampa lança Guia de Mídias Sociais

Material busca promover uma comunicação institucional mais transparente e participativa

O GMS, primeiro “Guia deMídias Sociais: redação, conteúdo e linguagem” da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está disponível para download. Em formato de livro digital, o material tem o objetivo de promover uma comunicação mais transparente e participativa. O GMS faz parte de um projeto desenvolvido durante um ano pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (Ppgcic) da instituição, do Campus São Borja. Embora seja desenvolvido para a Unipampa, o material também visa contribuir com profissionais e estudantes da área.

Em 69 páginas, a obra aborda questões relativas à redação de notícias, à grafia de palavras e a orientações quanto ao estilo de comunicação e tipos de conteúdo. Para a construção do GMS, foi realizada pesquisa nas mídias sociais da Unipampa. A análise considerou as produções jornalísticas, o público que acessa e consome os conteúdos que a Unipampa compartilha, os assuntos publicados e o grau de envolvimento dos usuários em relação a cada temática. Os dados coletados permitiram elencar os erros e as dúvidas comuns nos textos jornalísticos da Unipampa, mapear o interesse público de cada conteúdo e o perfil do usuário das mídias sociais da instituição.

A partir dos resultados da pesquisa, também se identificou um alto índice de envolvimento com os conteúdos em formato de vídeo. Por isso, o GMS também desencadeou a criação de programas para o Youtube com descrição e periodicidade definidas. Os produtos em vídeo foram idealizados pela jornalista, Emanuelle Bueno, pelo programador visual, Luan Zubaran, e pelo técnico audiovisual, Ronaldo Estevam. Segundo o coordenador da ACS, Eduardo Martinez, o projeto é resultado de uma gestão participativa e colaborativa, que valoriza a iniciativa individual orientada pelo coletivo. “Assim, cada profissional pensa a sua área a partir das necessidades e vulnerabilidades institucionais percebidas, busca e propõe soluções como o GMS”, diz.

Guia de MídiasSociais faz parte de um projeto de autoria da jornalista da instituição, Emanuelle Bueno, com orientação da professora do Ppgcic, Renata Coutinho. O diferencial do material é a aliar teoria, pesquisa e prática, produzindo um conteúdo embasado em dados concretos. De acordo com a professora, o projeto foi concebido para servir como um guia de referência para a produção de conteúdo comunicacional da universidade nas mídias sociais, podendo vir a contribuir para o estabelecimento de um relacionamento mais próximo e transparente com os diversos públicos da instituição, seja na prestação de contas à comunidade ou na difusão do conhecimento produzido. “Levando em consideração que o trabalho dos profissionais de comunicação ocorre com o objetivo de dar visibilidade às ações desenvolvidas por uma determinada instituição, de modo a contribuir para a consolidação de sua identidade e do propósito de sua existência, penso que o eBook atende a uma necessidade importante ao propor: a sistematização de algumas orientações práticas aos profissionais que trabalham diretamente com as mídias sociais e a criação de novos conteúdos comunicativos”, ressaltou Renata.

O “Guia de MídiasSociais Unipampa: redação, conteúdo e linguagem” está disponível para consulta no site da Unipampa e pode ser baixado de forma gratuita. Sugestões e dúvidas sobre a obra podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

IFF abre inscrições para seleção do Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD)

As inscrições para o Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD), para ingresso no 2º semestre letivo de 2021, podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet, através do preenchimento de formulário e envio da documentação especificada no edital. Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jsjQvXRJRrQECCrE6

O objetivo geral do curso é formar professores, em nível superior, para exercer a docência na modalidade de Educação Profissional, capacitando-os para atuar no ensino técnico de nível fundamental e médio.

São ofertadas 160 vagas no campus/polo Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari e Santo Augusto. Podem concorrer à vaga candidatos não licenciados, portadores de diploma de curso de graduação – Bacharelado ou Tecnologia. Não haverá taxa de inscrição. O curso ofertado é 100% gratuito.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância através da Plataforma Moodle. Além das atividades a distância, o curso contará com atividades presenciais, as quais serão desenvolvidas no campus/polo proponente do curso.

A classificação final será por ordem decrescente da nota final dos candidatos. A lista de classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 21 de julho.
Mais informações podem ser acessadas no Edital nº 176/2021.

Continue lendo

Educação

Prorrogado o período de inscrição para o processo seletivo de professores

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informa que, devido a problemas técnicos na plataforma, que serão solucionados até o final desta segunda-feira (14/06), haverá prorrogação do período de inscrição para o processo seletivo de professores.
A SECEL solicita que os candidatos já inscritos confiram o seu cadastro, através do número do CPF. Caso haja qualquer documento faltando ou dados incorretos, os mesmos poderão ser alterados no próprio concorrente. As alterações constam no edital de retificação número 020/2021.
Continue lendo

Educação

IEOA suspende aulas presenciais por confirmação de Covid

O Instituto Educacional Osvaldo Aranha- Escola Cívico Militar, supendeu por 48 horas sua atividades presenciais por conta de um colaborador ter confirmado positivo pára Covid-19.

As atividades escolares continuarão acontecendo de forma remota, conforme a nota emitida pela instituição nesta tarde, confira a nota abaixo:

 

Continue lendo

Popular