Contato

Cidade

Contadores do município recebem capacitação sobre concessão de alvará sanitário

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde e do Setor de Vigilância Sanitária, realizou na noite da última quarta-feira (04), o 1° Seminário Técnico de Concessão do Alvará Sanitário para contadores do município.

O objetivo foi de esclarecer as principais dúvidas com relação a liberação do Alvará Sanitário, visando desburocratizar e racionalizar os trâmites legais, orientando sobre os principais passos para a organização correta dos documentos.

Os temas abordados foram “A importância do Plano de Prevenção e Controle de Incêndio (PPCI)”, através do Corpo de Bombeiros, “Junta Comercial, Espaço Empreendedor, Atribuições do Micro Empresário Individual (MEI), Micro Empresário, entre outros”, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, “No que se constitui a “Licença Operação” (LO), como fazê-la e o que precisa nas diferentes áreas de atuação”, pela Secretaria de Meio Ambiente e “Quais os documentos necessários para a concessão de Alvará Sanitário nas diferentes áreas de atuação no mundo do trabalho: Comércio Ambulante, Esteticistas, Consultórios Médicos, Minimercados, Mercados, Supermercados, Padarias, Clínicas Veterinárias, Pet Shops, entre outros” pelas Secretarias de Saúde (Vigilância Sanitária) e Agricultura e Pecuária.

“Gostaria de agradecer as parceiras mobilizadas para a realização deste evento, pois este é um importante momento de aproximação entre o Executivo Municipal e a comunidade. Aproveitem este momento para esclarecer dúvidas, nosso papel é auxiliar no que for necessário para que vocês possam executar o trabalho de vocês da melhor forma possível, tendo em vista que garantir que as empresas consigam seus alvarás é uma forma de estarmos cuidando e protegendo a saúde dos cidadãos do município.”, destacou o Secretário José Fábio.

O evento contou com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Centro Empresarial e Sindicato dos Contadores de Alegrete (Sinconal).

 Os palestrantes foram Adrina Sales (Diretora da Vigilância Sanitária), Sargento Bruno Pinto e Sargento João Vicente da Rosa (Corpo de Bombeiros), Agente Administrativa Paula França (Desenvolvimento Econômico), Engenheira Florestal Gabriela Urbanetto e Engenheira Agrônoma Bruna Alves (Meio Ambiente), Inspetora Tributária Carmem Mena Barreto (Secretaria de Agricultura) e Veterinário Carlos Humberto (Vigilância Sanitária).

Estavam presentes o Secretário de Saúde Dr. José Fábio Pereira e a Secretária de Meio Ambiente Gabriella Trindade Segabinazzi, o Presidente do Centro Empresarial Francisco Pedroso, o Presidente do Sinconal Carlos Bilheri e contadores e técnicos de contabilidade do município.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Meio Ambiente investe em mais coletores na cidade

Além de buscar e reforçar a limpeza do município com instalação e descentralização da coleta seletiva e de novos contentores de resíduos, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMMAM) organizou, ontem (22/6), muitos deles que estão instalados nas ruas Dr. Lauro Dornelles, Venâncio Aires e General Vitorino.

Os contentores complementam o sistema de limpeza urbana, propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O morador pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Os contentores possuem rodas e grande capacidade para armazenamento e são exclusivos para os detritos orgânicos e secos.

Segundo a secretária da SEMAMM, Gabriella Segabinazi, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Com os contentores, o lixo fica organizado, o cheiro fica concentrado dentro do contêiner e as avenidas ficam ainda mais bonitas, sem sacolas de lixo doméstico espalhadas”, destaca o secretária.

Vale ressaltar que nos dois tipos de contentores é proibido o descarte de restos de obras. “Estamos pedindo também que as pessoas cuidem o patrimônio público que é de todos, pois os contentores são sempre alvos de vandalismo em nossa cidade. Quebram as rodinhas, destroem as tampas e até incendeiam”, alertou.

Continue lendo

Cidade

Chegaram mudas de frutíferas na Secretaria da Agricultura

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), informa que as mudas de árvores frutíferas encomendadas chegaram hoje, quarta-feira, e que começam a ser entregues nesta quinta-feira, 24, das 7h30 às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Ela está localizada na Av. Tiaraju, nº 1009, bairro Ibuirapuitã. Solicita-se que responsáveis pelas encomendas compareçam para retirá-las o mais breve possível, devido a Secretaria não possuir a estrutura necessária para armazenar as mudas.

Continue lendo

Cidade

Nesta terça-feira Vila Nova recebeu ACISO com a descentralização da Administração Municipal

Nesta terça-feira, 22, o bairro Vila Nova recebeu a primeira edição do programa “Construindo um novo futuro nos bairros”. A iniciativa, a qual consiste na descentralização dos serviços da administração municipal, acontece por meio de uma Ação Cívico-Social (ACISO). Com a presença de diversas secretarias, foram realizadas obras de manutenção e reparos, bem como ouvidas as demandas da população.

O objetivo da ACISO é realizar atividades com a participação de diversos órgãos da administração pública municipal.


O evento foi realizado na EMEI Ibirapuitã, com a presença do vice-prefeito Jesse Trindade e de secretários municipais e vereadores, além de lideranças comunitárias. Na ocasião as secretarias municipais disponibilizaram suas equipes e seus programas para a realização de atendimentos, prestação de serviços e informações aos moradores do bairro Vila Nova e arredores.

O programa da prefeitura terá prosseguimento em 13 julho nos bairros Nossa Senhora da Conceição e Saint Pastous, em 10 de agosto nos bairros Maria do Carmo e Anita Garibaldi e no dia 24 de agosto nos bairros Vera Cruz, Sepé Tiaraju, Vila Grande e Progresso.

Nossa reportagem esteve no local, confira o video abaixo:

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular