Contato

Polícia

Vacinação contra a gripe começa na segunda quinzena de abril

 Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá entre 16 de abril e  25 de maio 

Segundo a Secretaria de Saúde de Alegrete, no ano passado foram vacinadas 13.926 pessoas no município, sendo este número 76,60% da meta total, que era 22.447 pessoas.

A campanha pretende atingir os seguintes públicos:

>Pessoas de 60 anos de idade ou mais (devem apresentar Carteira de Identidade);

>Gestantes em qualquer idade gestacional (devem apresentar Carteira de Gestante);

>Puérperas (até 45 dias após o parto – devem apresentar Cartão de Recém Nascido);

>Crianças (a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Devem apresentar Cartão da Criança);

>Profissionais da Saúde;

>Professores de Ensino da Rede Pública e Privada; 

>Pessoas portadoras de risco clínico para surgimento de casos graves de Influenza (devem apresentar Prescrição Médica).

Idosos “acamados” também deverão ser vacinados, basta que os familiares ou responsáveis liguem para o posto de saúde mais próximo e agende o atendimento no domicílio.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma morbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza.

 A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. 
Fonte: Ministério da Saúde

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Associação Esporte para Todos recebe material esportivo em entrega simbólica

No dia 21 de novembro foi realizado a entrega simbólica  dos materiais esportivos do Projeto FRONTEIRA INCLUSIVA” que teve como proponente a professora  Josie dos Santos Pillar, através do Edital Sedactel nº 08/2018 Pró-esporte RS FEIE 
Os materiais adquiridos foram destinados a Associação Esporte para Todos, sendo eles:
2 cadeiras de rodas para o basquete,
1 handbike,
1 mesa de tênis,
4 raquetes de tênis de mesa,
24 bolinhas de tênis de mesa,
6 bolas de basquete,
2 bolas de futsal,
61 camisetas e
dois banner de divulgação.
A entrega dos materiais foi realizada 10hs no ginásio do Honório Lemes, e contou com a presença da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Angela Viero, a entrega do material seguiu todos os protocolos de prevenção ao Covid.
 
 

Continue lendo

Polícia

Mãe de vítima de racismo não apóia uso político do episódio

Na tarde desta quarta feira 25/11 Ângela Ribeiro de Lima, mãe de uma das mulheres que gravou ofensas proferidas por mulher branca, que começou a briga por acreditar que as duas estavam desrespeitando o toque de recolher em vigor na cidade, entrou em contato com a reportagem do EQ falando sobre o Ato Anti-racista em Alegrete que será realizado no próximo sábado 28.

Ângela foi convidada para uma vídeoconferencia pelos idealizadores do ato, depois de muita conversa, ele a sua filha aceitaram participar do evento.

Mas na manhã de hoje, ao ler novamente a descrição do evento na pagina do facebook, Ângela notou que o ato tinha forte cunho politico e ideológico, o que não corresponde com o que teria sido conversado e acertado na noite anterior.

Ela não autoriza e nem se responsabiliza pelo uso do nome dela ou de sua filha nesse ato de protesto.

Abaixo áudios e videos enviados por Angela na tarde desta quarta feira.

 

 

Continue lendo

Polícia

Idoso cai, bate a cabeça e morre no bairro Ibirapuitã

https://fb.watch/1Z8rLpfT31/

Um idoso caiu, bateu a cabeça e morreu. Foi agora há pouco na rua Alencar Bicca, 260. Segundo moradores do bairro, o idoso, teria tido um mal súbito. Ele morava sozinho. “Seu Congo”, como era conhecido, residia próximo ao mercado Jaguari. Neste instante tem uma equipe da SAMU no local.

https://fb.watch/1Z8rLpfT31/

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular