Contato

Esportes

PROJETO DE VILA OLÍMPICA DO EFIPAN É PROTOCOLADO EM BRASÍLIA

Na última quarta-feira (21) uma comissão  composta pela prefeita Cleni Paz, Toninho Fagundes  (Instituto Toninho Fagundes), vereador Moisés Fontoura (PDT) e o Pró-Reitor da UNIPAMPA, Professor Alessandro Girardi  apresentou  na Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto da Vila Olímpica do Efipan. A Bancada Gaúcha se mostrou receptiva e favorável ao projeto, que segue para apreciação dos demais deputados e Ministério do Esporte.

O custo total previsto para a execução completa do complexo da Vila Olímpica é de aproximadamente 16 milhões de reais, mas a obra poderá ser dividida em partes, de acordo com os recursos disponíveis. O projeto permite que a estrutura seja construída de forma modular, sem perda do conjunto completo.

Na ocasião, o Deputado Afonso Motta (PDT) também garantiu uma verba de R$ 100 mil para a realização do 40º EFIPAN, que acontecerá em 2020. Atualmente o evento é custeado com o auxilio de colaboradores e voluntários. Segundo Toninho Fagundes, a ideia é que parte dessa verba ajude a trazer todas as delegações que já foram campeãs do torneio, permitindo que os times que já venceram a competição possam participar da quadragésima edição, tornando-a uma “liga dos campeões”.

O PROJETO

Consolidando-se cada vez mais como evento de referência entre os jovens atletas, o EFIPAN é a primeira experiência real para muitos deles.  O torneio conta com todos os elementos de uma competição profissional, tais como a participação de equipes de alto nível, estádio lotado e competitividade.  Sendo um evento desse porte, surge a demanda por uma infraestrutura adequada para a recepção das delegações das equipes visitantes.  São, ao todo, cerca de 400 pessoas entre atletas e dirigentes que ficam acomodados durante as duas semanas de evento em locais improvisados como escolas e quartéis.

Planejada desde 2016, a vila olímpica do EFIPAN será composta por um prédio de alojamentos, um campo de futebol de tamanho oficial e estruturas auxiliares como quadras de esportes, pista de atletismo, campo auxiliar e estacionamento. O complexo será construído em parceria com a UNIPAMPA e estará localizado dentro do campus da universidade. A estrutura das salas, que serão utilizadas pelas delegações durante os 15 dias da competição, poderá ser utilizada pela universidade para atividades acadêmicas.  A integração garante a sustentabilidade do projeto, com utilização plena do espaço físico durante o ano.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Esportes

Boxeador de Alegrete conquista título gaúcho neste domingo

Luan dos Santos Neves de 22 anos, atleta da equipe Boxe Roots de Alegrete, fundada em 2015, venceu um certame de boxe em Uruguaiana neste domingo.

A equipe é treinada pelo instrutor Arian Santana Lencina com experiência de 15 anos de boxe e 13 anos como professor. A dupla conquistou neste dia 15 de outubro de 2023, na cidade de Uruguaiana, o Cinturão de Campeão Gaúcho de Boxe na Categoria 75kg, luta contra o atleta Yoel da Rosa, do Uruguai, treinado por Cusso Castro mestre da academia IL 6 boxe de Quaraí.

 

 

O cinturão foi conquistado em uma luta bem difícil, onde o trabalho técnico do atleta alegretense se sobressaiu. Com esquivas bem colocadas frustrando os ataques pesados do uruguaio e golpes contundentes que causaram sangramento no adversário, forcando a paralizaçao para atendimento em 2 momentos. Uma luta que foi decidida de forma unânime em favor do atleta Luan Neves.

 

O Campeonato Gaucho de Lutas é um evento que reúne os seguintes esportes: boxe, kick boxe e muay thay. Durante todo o dia ocorreram muitas lutas com atletas de todas regiões do estado, incluindo 2 equipes argentinas e 3 equipes uruguaias.

As disputas foram realizadas no Ginásio Municipal de Uruguaiana, no parcão. O evento teve apoio do secretário do esporte da cidade junto ao professor Emerson Bastos, idealizador do evento que já vai para sua 4° edicao.

A Equipe Boxe Roots de Alegrete já possui o Cinturão de 2022 na categoria dos pesados e neste 2023 nos médios 75 kg.

 

Continue lendo

Esportes

Equipe alegretense de vôlei feminino é segundo lugar no ranking regional

🏐💪 Orgulho e superação! Assim pode ser sintetizada a equipe feminina de vôlei, VFA, que representa Alegrete e brilhou neste domingo, dia 21, durante a terceira etapa da Liga Gaúcha em Uruguaiana. Foi uma jornada emocionante, repleta de grandes desafios e muita determinação.

O evento contou com a participação de equipes de Alegrete, Uruguaiana, Manoel Viana e Bagé, todas demonstrando um excelente nível técnico e competitividade. A batalha foi intensa, e com muita garra e trabalho em equipe, as atletas alegretenses conquistaram o título de vice-campeãs!

 

Parabéns a todas as jogadoras da VFA, que se dedicaram incansavelmente em cada partida, mostrando sua paixão pelo esporte e o comprometimento em representar nossa cidade.

O talento e a habilidade de cada uma de vocês foram fundamentais para alcançarmos esse resultado expressivo.

Destaque, também, para a líbero Bruna Moraes, que foi premiada como a melhor defesa do torneio. Sua agilidade, precisão e inteligência tática brilharam em cada lance, sendo uma referência para toda a equipe. 

A equipe também agradece o apoio e o carinho de todos os nossos torcedores, que estiveram presentes em cada momento, vibrando e incentivando a equipe. “Vocês são essenciais para nossa motivação e sucesso”!

Seguimos em frente, cada vez mais fortes e determinadas a alcançar novas conquistas. A VFA está preparada para enfrentar novos desafios e representar nossa cidade com muito orgulho. Juntas, somos imbatíveis!

Empresas locais que apóiam o projeto: Posto primeiro, funerária paraíso e Point 10 lancheria
O VFA está em segundo lugar no ranking regional da LGV

Continue lendo

Esportes

Caiqueiros de Alegrete participam de evento nas Missões

Neste último feriado, de 21 a 23 de abril, ocorreu o I Encontro Missioneiro de Caiaques no Rio Piratini, promovido pelo Grupo de Caiaqueiros de São Luiz Gonzaga.

 

Os caiaqueiros Marcel Hastenpflug, Rogério Valle e João Batista, do grupo Tropeiros de Capincho, estiveram representando Alegrete no evento. O encontro contou com a participação de 117 caiaqueiros de 24 municípios do Estado, que percorreram 42 km do Rio Piratini nos três dias do evento.

Marcel, como organizador do I EICAPAMPA – Encontro Internacional de Caiaqueiros no Pampa, que ocorreu aqui no nosso Ibirapuitã em novembro, comenta que o Encontro Missioneiro em sua primeira edição, já se destacou como um dos maiores e mais bem organizados do Rio Grande do Sul, e passa a contemplar o calendário de Encontros de Caiaqueiros que ocorrem no Estado.

 

Relembra também que a segunda edição do EICAPAMPA já está com data marcada e em planejamento, devendo ocorrer entre os dias 17 a 19 de novembro em nosso município. O Kayak Fishing é um dos esportes que mais vêm crescendo no mundo, e no Rio Grande do Sul esta tendência está se mantendo.

Continue lendo

Popular