Contato

Cidade

DAER abandona obra e cria risco ambiental

O pontilhão provisório, construído ao lado da ponte sob o Rio Caverá, localizado no km 1,3 da VRS-806, em Alegrete, está no local de forma irregular.

A FEPAM afirmou que a passagem emergencial deveria ser removida logo após a conclusão das obras da nova ponte, inaugurada no dia 28 de maio de 2017.

Sem fiscalização, há quase um ano, nada foi feito. A prefeitura já solicitou à superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem a cedência das madeiras para suprir outras demandas no interior do município, porém até o momento tudo continua do mesmo jeito.

Na Câmara Municipal, o vereador Celeni Viana, apresentou um requerimento pedindo a retirada da estrutura, pois além de expor motoristas a acidentes, poderá causar danos ao meio ambiente em caso de apodrecimento, ou até mesmo ser levada para as margens do rio no período de enchentes.

Segundo a Secretária do Meio Ambiente Gabriela Segabinazzi, a informação recebida pelo DAER é de que o material deverá ser retirado nos próximos dias.

A PATRAM afirmou à redação do Em Questão que irá analisar o caso.

Para lembrar esta obra

Este pequeno pontilhão foi construído provisoriamente, como desvio, para motoristas que precisavam vir do interior, ou ir da cidade para a região do Caverá, durante os quase 12 anos que a obra da ponte se arrastou até a sua inauguração.
Durante um período foi possível ainda usar a ponte de pedra, mas depois, definitivamente, foi desativada por falta de segurança. Acontece, que o DAER já deveria ter retirado os tubos de concreto e a base que sustentou o pontilhão improvisado.
A Prefeitura já teve reuniões, principalmente o vice Prefeito Márcio Amaral, para tentar junto ao Secretário dos Transportes, a cedência do material para ser ocupado em obras do município. Quem tem trancado e obstaculizado esta cedência, é a Coordenadoria Regional do DAER em Alegrete, segundo apurou a reportagem.

– Você já leu a edição impressa desta quinta-feira, 08 de março? Garanta já a sua e saiba muito mais!

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

Continue lendo

Cidade

Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

Continue lendo

Cidade

Vereadores acompanham Prefeito nas obras do Aeroporto

    A convite da Administração Municipal, na manhã desta  quinta-feira, os vereadores  estiveram no Aeroporto Gaudêncio  Ramos para conhecerem o ritmo de obras  da estação de passageiros e da pista de pouso e decolagem com vistas ao reinício  dos voos comerciais.  A presidente Firmina Soares, acompanhada  dos vereadores  Eder Fioravante, João Leivas, Jaime Duarte, Ênio Bastos,Vagner Fan, Luciano Belmonte, Glênio Bolsson e Itamar Rodriguez,  foram recebidos  pelo prefeito Márcio Amaral, vice-prefeito Jesse Trindade Santos e secretários municipais.

Acompanharam o andamento das obras tanto de melhorias da estação de passageiros  quanto da pista que está recebendo nova camada asfáltica. A intervenção política do deputado Frederico Antunes, foi destacada pela bancada do PP, em vídeo distribuído nas redes sociais.

 

 

A empresa Construtora Alegretense é encarregada das obras e o investimento, conforme informou o prefeito Márcio, passa de R$ 300 mil.

 

 As melhorias deverão estar concluídas a tempo de ser feita a vistoria final  do aeroporto, tendo em vista que no dia 3 de agosto  terão início os voos   entre Alegrete e a Capital do Estado, a cargo da empresa Azul, momento considerado muito importante para a alavancada do desenvolvimento do município. 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular