Contato

Bem-estar

Saúde Mental intensifica ações contra onda de suicídios

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde e do Sistema de Saúde Mental, realizou na tarde de ontem (22), uma reunião na sede do CAPS II, para tratar sobre ações de prevenção e monitoramento dos suicídios no município.

A preocupação dos gestores municipais e da comunidade deu-se em função dos indicadores de três suicídios na primeira quinzena de 2018. Dessa forma, a direção da Saúde Mental do município esta intensificando o trabalho de atendimento e monitoramento de sobreviventes de 2017, que atualmente é realizado pelos CAPS locais, através dos atendimentos de Portas Abertas, com consultas imediatas aqueles que têm histórico de depressão e outros agravos que possam levar ao suicídio.

“Este trabalho que é desenvolvido pelos CAPS está sendo ampliado, pois a partir de agora estaremos realizando visitas domiciliares e matriciamento nas unidades de saúde. Além disso, com a implantação do Observatório de Monitoramento e Prevenção dos suicídios, Grupos Terapêuticos e outras ações de articulação da rede, esperamos amenizar a condição de saúde mental em Alegrete.”, destacou a Diretora de Saúde Mental Nádia Mileto.

Participaram da reunião representantes de diversas entidades ligadas a rede de saúde mental, entre elas psicólogas, enfermeiros, assistentes sociais e outros servidores do município, Hospital Santa Casa, Brahma Kumaris, Aufamisma.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Bem-estar

Sesc entrega cestas básicas para instituições

Mais de 2,4 toneladas de alimentos foram entregues nesta terça-feira, 08 de junho, para oito entidades sociais de Alegrete. O Sesc realizou a distribuição das doações, por meio do Programa Mesa Brasil, na sede da Apae. Além dessa instituição, também foram beneficiados o Asilo de Velhinhos, a Asseb, a Associação José de Abreu, a Casa Lar do Idoso de Alegrete, a SAAIA, o Residencial Geriátrico Viver e o Cededica Alegrete. Entre os itens doados estão mandioca, laranja, bergamota, abóbora cabotiá, moranga e batata doce que irão complementar de forma nutritiva as refeições de pessoas em situação de vulnerabilidade social. 
O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil. 

Continue lendo

Bem-estar

Prefeitura e UABA lançam projeto “Sopa Social’ para atender famílias em situação de vulnerabilidade

Foi lançado hoje hoje (24), no Centro Administrativo, o projeto “Sopa Social’ para atender famílias em situação de vulnerabilidade neste período de pandemia. Além das cerca de 400 marmitas servidas diariamente pela Cozinha Comunitária, a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, em parceria com a UABA distribuirá também nos bairros da cidade.
 
A UABA através dos presidentes de bairros  entregará  para os coordenadores dos CRAS uma relação com as famílias que realmente necessitam deste atendimento, pois ainda é limitado o numero de marmitas a serem distribuídas e muitas famílias são compostas por três ou mais pessoas.
Dois dias na semana (Terças e quintas) serão servidos 100 pratos, nas terças nos bairros da zona leste e nas quintas nos demais bairros da cidade, alem das marmitas outros serviços técnicos e de saúde serão prestado no local pelas equipes de atendimento.
 
O Projeto da segurança alimentar diante da pandemia tem a coordenação da nutricionista Karen Peres.
 
 
 
 
Continue lendo

Bem-estar

Secretaria de Saúde mantém as ações do projeto De Qorpo & Alma em 2021

A Secretaria de Saúde, através do Sistema de Saúde Mental, mantém as ações do projeto “De Qorpo & Alma”, todas as quartas-feiras, em turno integral, no Espaço de Cuidados em Saúde Mental, na localidade do Passo Novo. Devido à pandemia, as atividades estão sendo restritas, seguindo todos os protocolos de segurança.

As atividades envolvem corte de cabelo, esmaltação de unhas, benzeduras, atenção básica de promoção da saúde física e mental. O objetivo principal é promover a saúde preventiva, importante mecanismo de apoio contra as doenças mentais, assim como dar assistência aos idosos que residem, de forma independe, na localidade.

Nádia Mileto, diretora da Saúde Mental, uma das idealizadoras do projeto, explica que este trabalho envolve muito mais que cuidados estéticos, pois ajuda a manter em dia a saúde, a autoestima, o bem estar e a capacidade lógica e cognitiva, tanto de quem é beneficiado, quanto os voluntários que atuam nas ações.

Batizado inicialmente como Maluco Beleza, o projeto foi fundado em março de 2016 com o objetivo de atender não só os vulneráveis e idosos, mas mobilizar os pacientes e familiares da saúde mental. Em 2019 o projeto mudou de nome, passando a ser chamado de “De Qorpo e Alma”, atendendo várias localidades do município e adjacências.

Cada encontro envolve um time, composto por parceiros da área estética e voluntários da Associação de Usuários e Familiares e Militantes da Saúde Mental – ALFAMISMA.

Devido ao coronavírus e a falta de voluntários, as atividades estão acontecendo somente na localidade do Passo Novo.

Para as pessoas que gostariam de atuar como voluntárias ou serem parceiras oferecendo serviços de salão de beleza e estética, entre em contato pelo telefone: (55) 99155 – 3363 e (55) 99974 – 2921.

Informações: Prefeitura de Alegrete

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular