Contato

Cidade

Órgãos alertam para consumo de carne clandestina em Alegrete

Com a chegada das festas de final de ano, aumenta a  procura por carnes ovinas e suínas. Por outro lado, também aumenta a preocupação dos órgãos que fazem a fiscalização sanitária e inspeção municipal.  Desta forma, as Secretarias de Saúde e Agricultura e Pecuária fazem um alerta a comunidade alegretense com relação ao consumo de carne clandestina. A segurança alimentar é uma preocupação constante do setor de Vigilância Sanitária, com enfoque no consumo seguro de carnes e derivados com procedência e, principalmente que tenham o selo de fiscalização pelo serviço de inspeção municipal.

Os setores fazem algumas recomendações: adquira produto fiscalizado com carimbo da inspeção sanitária, compre em locais que tenham alvará sanitário, os produtos devem estar na temperatura certa e armazenado em embalagem sem violação, também devem possuir características inalteradas, são alguns dos alertas na hora da compra. “ Com esses cuidados estaremos garantindo a qualidade da alimentação da nossa família e evitamos o fomento da clandestinidade e do abigeato”, ressalta a diretora de Saúde, Dileusa Alves.

Os órgãos também orientam que os produtores rurais só podem transportar animais “em pé” para ser abatido, exclusivamente, pelo abatedouro ou frigorífico autorizado. Mesmo portando guia e talão do produtor, não é permitido o transporte de carne para o consumo. “O município também deixa de arrecadar impostos com a prática de comércio direto entre produtor e consumidor. Assim, diminui os recursos para investimento nos serviços básicos como infraestrutura, estradas e saúde”, explica Dileusa Alves.

Relembre: Em 2017 foram deflagradas operações de fiscalização e apreensão de carnes clandestinas pela Polícia Civil e Prefeitura Municipal.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Obras da ciclofaixa da Av. Tiaraju já estão em andamento

Na tarde de terça-feira, 16, o Prefeito Márcio Amaral, o vice prefeito Jesse Trindade, o secretário de Infraestrutura, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, a secretária de Saúde, o secretário de Finanças e Orçamento José Luiz Caurio, o secretário de Administração Paulo Faraco o procurador geral do Município Daniel Rosso, o representante do grupo ciclístico Trilha Aventura Vagner Torres, o engenheiro responsável Carlos Alexandre e os vereadores visitaram as obras da ciclofaixa da Av. Tiaraju.

O projeto prevê a criação de 6 quilômetros de ciclofaixa na avenida, com 3km no sentido bairro Ibirapuitã em direção ao bairro Nossa Senhora da Conceição Aparecida e 3km no sentido contrário. O projeto orçado em mais de R$160 mil reais prevê a instalação das ciclofaixas no trecho que vai desde a rótula do obelisco até a rua Pedro Nunes da Silva.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura disponibiliza canais Online para a população participar da elaboração do Plano Plurianual PPA 2022-2025

A Prefeitura de Alegrete, ciente da importância do planejamento para o município, promove, através da Secretaria de Finanças e Orçamento audiência pública online, para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), o qual estabelece os programas, ações, metas e investimentos da administração pública municipal para os anos de 2022-2025, conforme legislações vigentes.

Informa que este ano, devido à pandemia, não será possível a realização da audiência pública presencial. Nesse sentido, para dar transparência e viabilizar a participação popular, serão disponibilizados dois canais para envio de sugestões e dúvidas referentes à elaboração do PPA, para o período de 15 a 30/06/2021.

A população alegretense poderá participar diretamente do processo de elaboração do Plano Plurianual 2022-2025, via INTERNET, preenchendo o formulário da consulta pública online através do site: www.alegrete.rs.gov.br, ou pelo e-mail: [email protected] .

Para responder o formulário acesse: Audiência Pública Online do PPA

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza obras de infraestrutura nos bairros Capão do Angico, Renascer e Vila Inês

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutra realizou na semana passada uma operação de limpeza, drenagem e manutenção avenida Gentil Carlesso, no bairro de Capão do Angico.
Também foi promovida a limpeza nas ruas 1º de Maio e Álvaro Inácio de Medeiros, na Vila Inês.
Foram ainda realizadas obras de desentupimento de esgoto na Rua João de Ré, no bairro Kennedy e embueiramento de esgoto no bairro Renascer.
A Prefeitura anuncia que seguirá com cronograma de ações pelos bairros da cidade, atendendo os cidadãos.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular