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Educação

Unipampa abre vagas para professor da Educação Básica

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) abre edital  para selecionar professores da educação básica pública para atuarem como formadores regionais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). São oferecidas dez vagas efetivas em três eixos: Pré-escola, Ensino Fundamental de 1º a 3º ano e Programa Novo Mais Educação (PNME). Os selecionados irão receber uma bolsa de R$ 1.000, sendo pagas de novembro de 2017 a maio de 2018, excluindo o período das férias escolares (janeiro e fevereiro). As inscrições vão até quinta-feira (09).

Quais são os requisitos?

  1. Eixo Pré-escola: os candidatos a este eixo devem ser licenciados em Pedagogia com titulação de especialista, mestre ou doutor, mínimo de três anos de experiência no magistério da educação básica pública (na função de professor ou coordenador na área deste eixo) e atuar na educação da rede pública. Além disso, deve ter disponibilidade para viajar e para participar de reuniões semanais com o coordenador de formação.
  2. Eixo Ensino Fundamental de 1º a 3º ano: os candidatos a este eixo devem ser licenciados em Pedagogia com titulação de especialista, mestre ou doutor, mínimo de três anos de experiência no magistério da educação básica pública (na função de professor ou coordenador na área deste eixo) e atuar na educação da rede pública. Além disso, deve ter disponibilidade para viajar e para participar de reuniões semanais com o coordenador de formação.
  3. Eixo PNME: os candidatos a este eixo devem ser licenciados em Matemática, Letras ou Pedagogia com titulação de especialista, mestre ou doutor, mínimo de três anos de experiência no magistério da educação básica pública (na função de professor ou coordenador na área de acompanhamento pedagógico dos alunos com dificuldades de aprendizagem) e atuar na educação da rede pública. Além disso, deve ter disponibilidade para viajar e para participar de reuniões semanais com o coordenador de formação.

Como se inscrever?

Os interessados deverão realizar a inscrição através do envio dos documentos digitalizados para o e-mail [email protected] até o dia 09 de novembro de 2017. O e-mail deve conter os seguintes anexos, inseridos individualmente em formato pdf: ficha de inscrição disponibilizada no edital, cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, comprovante dos requisitos constantes no item 2 (exceto “e” e “f”) do Edital e currículo Lattes.

A ficha de inscrição, cronograma e tabela de pontuação estão disponíveis no Edital nº 322/2017.

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Educação

Josie Pillar recebe mérito legislativo

Uma noite de reconhecimento e inclusão.

Ao conferir o Mérito Legislativo à professora Josie dos Santos Pillar, a Câmara deu ao trabalho da educadora e ativista na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, ainda maior relevância ao trabalho da educadora.

A iniciativa partiu da vereadora Fátima Marchezan, com apoio do conjunto de vereadores.

Acompanhada do companheiro de vida, José Rubens Rosa Pillar, Josie fez um consistente pronunciamento, dividindo com suas equipes as conquistas que vem acumulando e os aplausos que a comunidade dirige ao seu trabalho.

Na plateia, a comunidade surda em peso. Também representantes do extraordinário projeto Esporte para Todos, que leva a sua marca.

O presidente Luciano Belmonte conduziu a sessão, que contou com a presença dos vereadores Bispo Ênio, João Monteiro, João Leivas, além da vereadora proponente, Fátima Marchezan.

O vice-prefeito Jesse Trindade representou o Executivo.

Currículo

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2008), Especialista em docência, Tradução e Interpretação em LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais.

Já atuou como:

– Professora de Educação Física na APAE Alegrete

– Técnica especializada em Tradução/ interpretação de Libras- Língua Brasileira de Sinais na UNIPAMPA/ Bagé

– docente de Libras nos cursos de Licenciatura e em algumas disciplinas do curso de Educação Física na Universidade da Região da Campanha- URCAMP.

– Tutora do curso de Letras/Libras na UNIASSELVI (2018- 2019)

– professora de Libras e Didática da Educação Física no Curso Normal no Instituto Educacional Osvaldo Aranha.

– Intérprete na Escola Eduardo Vargas

– ATUALMENTE:

– Intérprete de Libras da FENEIS- Federação Nacional de educação e integração dos surdos, convênio UERGS

– Intérprete de Libras da Secretaria de Saúde do município de Alegrete

– Tradutora e Intérprete na Empresa Pessoalize- SC

– Proprietária da Empresa INCLUSIVE Alegrete- Empresa de formação, tradução e interpretação em Libras, assessoria e consultoria na área de inclusão e acessibilidade

– Diretora do Departamento de Ação e Promoção da Inclusão Social da AABB- Associação Atlética do Banco do Brasil

– Junto com a comunidade Surda local foi em busca para que tivesse acessibilidade comunicacional na Câmara de Vereadores no qual atuou por 1 ano

Realiza Interpretações em Libras em contextos educacionais, culturais, jurídicos, saúde, entre outros.

Foi uma das fundadoras da associação “Esporte para Todos”, que trabalha esportes para Pessoas com Deficiência, no qual ainda é atuante.

Tem experiência na área de Docência, Tradução e Interpretação de Libras e Educação Física com ênfase em Educação Física para Pessoas com Deficiência.

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Educação

Victorino propõe parceria com iniciativa privada para implementar escolas cívico-militares

Em reunião com a Secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira nesta terça-feira,18, o deputado Gustavo Victorino apresentou sua proposta de implementação de parceria entre iniciativa privada e prefeituras para financiar os custos adicionais das escolas cívico-militares no estado.

Conforme o parlamentar, a medida garante o fornecimento de uniformes aos alunos e auxílio financeiro para os militares no ensino do civismo e da segurança, sem onerar os cofres públicos: “Enquanto muitas escolas apresentam evasão escolar, algumas escolas cívico-militares têm filas de espera de mais de dez alunos por vaga, são pais que desejam, além do ensino pedagógico convencional, que os filhos tenham o conhecimento de leis, de regras de trânsito e de comportamento social, levados aos estudantes pelos militares”, argumenta.

Na oportunidade Victorino entregou à secretária as demandas de diversas prefeituras que têm interesse em implementar escolas cívico-militares em suas regiões.

A secretária Raquel Teixeira informou que mais de 80% de crianças e jovens do Rio Grande do Sul estão em escolas públicas e que levará a proposta ao Governador Eduardo Leite.

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Educação

Garantidas as escolas Cívico-militares no RS

O líder do governo, deputado estadual Frederico Antunes participou na tarde desta sexta-feira (14/07), de reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos e com o deputado federal Ten. Cel. Zucco. Na oportunidade Frederico e Lemos informamos ao deputado Zucco, que o governador Eduardo Leite vai manter no Rio Grande do Sul, o programa das escolas cívico-militares nas 18 instituições de ensino administradas pelo Estado.

 

 

A diferença do modelo estadual para o federal, é que em vez de usar reservistas das Forças Armadas como monitores, o RS contrata brigadianos aposentados. A avaliação das comunidades que contam com as 18 escolas cívico-militares da esfera estadual é altamente positiva.

 

Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar com formato que unia educadores civis e militares.

 

Os civis, professores concursados da rede estadual, ficavam responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa e comportamental, que aplicava disciplina aos alunos, passava para os militares.

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