Polícia
Bailarina de Alegrete é selecionada para dançar como profissional em companhia dos Estados Unidos
Jovem descoberta num projeto social de dança do interior do Estado foi aprovada em audição do Ballet Hispánico, de Nova York
A aspirante a bailarina profissional Dandara Amorim Veiga, 20 anos, de Alegrete, está prestes a se tornar integrante do Ballet Hispánico, uma companhia de dança contemporânea que tem sede em Nova York, nos Estados Unidos. Aprovada na audição, realizada no mês passado, Dandara depende agora do visto de trabalho para ser contratada a partir de agosto, quando completará um ano estudando balé em terras norte-americanas.
— Foi uma seleção muito difícil, mas estou muito feliz com a oportunidade. Agora, dei entrada no pedido de visto de trabalho para seguir nos Estados Unidos — comentou Dandara, por telefone.
Nascida na periferia de Alegrete, desde os seis anos, quando os pais se separaram, Dandara dividiu-se entre a casa da mãe, a camareira Liliane Rios de Amorim, 43 anos, e a da avó paterna, a doméstica Maria Luiza Lima de Moraes, 71 anos. Dos nove aos 13 anos, a bailarina integrou o projeto social e recreativo de balé Primeiros Passos, criado pela professora Jacqueline Zacarias Silveira para crianças carentes das escolas públicas de Alegrete. E foi numa apresentação de final de ano dos alunos que ela acabou sendo descoberta pela própria Jacqueline. A garota esguia tinha 13 anos.
A chegada ao Ballet Hispánico é a coroação aos seis últimos anos dedicados ao balé. Sempre contando com a ajuda de apoiadores para se manter dançando, ela conquistou mais de 35 premiações em competições de dança no Brasil e no Exterior.
— Por ser uma companhia que viaja muito, Dandara terá a possibilidade de crescer como bailarina, de ampliar o repertório na dança contemporânea e de conhecer outras culturas. Estou realizada pela Dandara, pois a vi nascer no balé — comentou a professora, orgulhosa do feito da pupila.
Nove horas diárias de treinamento
Nos Estados Unidos desde agosto do ano passado, a bailarina praticamente passa os dias entre as aulas e os ensaios de repertórios. São, pelo menos, nove horas diárias de treinamentos. No pouco tempo livre, a menina costuma visitar o Central Park – o lugar favorito dela em Nova York e onde fez um ensaio fotográfico a convite de um amigo bailarino. A plasticidade de Dandara enquanto dança a tornou modelo da escola Alvin Ailey, em fotos produzidas para a companhia.
— Tenho trabalhado muito para corresponder à expectativa deles _ conta a jovem.
Até o final deste mês, Dandara seguirá na Alvin Ailey. No momento, está em turnê com a companhia no Canadá. A jovem, apesar de ainda ser aluna, foi convidada para participar das apresentações da equipe profissional. Em junho, seguirá para a Itália, onde fará um curso de verão de aperfeiçoamento.Antes, porém, a bailarina aguarda a finalização da avaliação sobre a sua permanência nos Estados Unidos. A resposta deve sair até o início de junho.
— Se tudo der certo, retorno à América no final de julho. Daí, será vida. E como profissional! — prevê a bailarina.
Fonte Zero Hora
Fotos : Mateus Bruxel/RBS
Polícia
PRF prende homem em caminhão carregado com mercadorias importadas ilegalmente em Rosário do Sul
Estima-se que o valor da carga ultrapasse 1 milhão de reais
Na madrugada desta quinta-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem em um caminhão carregado com grande quantidade de mercadorias estrangeiras. A ação ocorreu na BR-290, em Rosário do Sul.
Durante ações de combate ao crime, policiais rodoviários federais abordaram um caminhão com placas de Santana do Livramento. Ao vistoriarem o compartimento de carga, os agentes encontraram grande quantidade de perfumes, bebidas e produtos dentários importados ilegalmente.
O motorista do caminhão, um homem de 22 anos e natural de Santana do Livramento, não possuía nenhuma documentação da carga. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à polícia judiciária em Santana do Livramento. O caminhão e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados ao órgão aduaneiro.
Polícia
Promotora denuncia pai por tentativa de homicídio após espancamento brutal de menino de 2 anos em Alegrete
As investigações também indicam um histórico contínuo de violência. Perícias identificaram cicatrizes antigas e marcas recentes, sugerindo agressões recorrentes desde novembro de 2025
O laudo do médico-legista revelou um cenário alarmante: lesões espalhadas pelo corpo, rosto e membros da vítima, além de fratura no antebraço esquerdo e um ferimento cortante em região considerada letal do couro cabeludo. O documento confirmou risco concreto de morte.
A atuação do Ministério Público do Rio Grande do Sul reacendeu o debate sobre violência infantil em Alegrete após a denúncia formal contra o pai de um menino de apenas 2 anos, vítima de agressões consideradas extremamente graves.
O caso, que provocou forte comoção social, ganhou novos desdobramentos nesta semana com a confirmação das acusações de maus-tratos e tentativa de homicídio duplamente qualificado.
Segundo o MP-RS, o homem permanece preso preventivamente desde o início de maio de 2026, após ser detido em flagrante. A promotora de Justiça Rochelle Jelinek sustenta que a violência aplicada contra a criança foi tão intensa que o acusado assumiu o risco de matar o próprio filho.
Entre as qualificadoras apontadas pelo Ministério Público estão o uso de meio cruel — devido ao sofrimento físico extremo imposto à criança — e o recurso que impossibilitou qualquer defesa da vítima, já que o menino estava sozinho com o pai e não possuía condições físicas de reação.
A escola da criança já havia percebido sinais de maus-tratos e alertado a mãe, que agora também responderá judicialmente por omissão.
O caso causou indignação nas redes sociais e mobilizou a comunidade alegretense, reforçando a importância das denúncias precoces. Especialistas lembram que mudanças bruscas de comportamento, hematomas frequentes e medo excessivo podem ser sinais de violência infantil.
O Ministério Público destacou que a proteção da infância depende da participação ativa da sociedade. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, Conselho Tutelar ou Brigada Militar.
A tragédia reacende um alerta urgente: silenciar diante de sinais de agressão pode custar vidas.
Polícia
Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas no Centro de Alegrete após denúncia da comunidade
Uma ação da Brigada Militar resultou na prisão em flagrante de um homem de 33 anos por tráfico ilícito de drogas na tarde desta quarta-feira (20), no bairro Centro, em Alegrete.
A ocorrência demonstra a importância do papel das denúncias da comunidade e da atuação rápida das forças de segurança no combate ao tráfico urbano.
Segundo informações da corporação, a guarnição recebeu denúncias de que uma residência localizada na Rua General Vitorino estaria sendo utilizada para comercialização de entorpecentes.
Durante a aproximação da viatura, os policiais visualizaram um indivíduo saindo do imóvel. Ao perceber a presença policial, ele retornou rapidamente à residência, deixou uma mochila e saiu em uma motocicleta.
O suspeito foi abordado logo depois. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram 20 invólucros do tipo “zip-lock” contendo substância com características semelhantes à cocaína, além de dinheiro em espécie.
Na mochila abandonada pelo homem, foram apreendidos uma balança de precisão e um aparelho celular.
Em continuidade às diligências no imóvel, os policiais localizaram outros 31 invólucros com substância análoga à cocaína e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas. A motocicleta utilizada pelo suspeito também foi apreendida.
Após ser encaminhado à UPA para avaliação médica, o homem foi apresentado na DPPA, onde o delegado plantonista determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante.
-
Cidade6 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia6 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete5 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Cidade6 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia2 anos atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Polícia3 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Esportes4 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia6 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado







