Contato

Polícia

MOA fechado para manutenção na chegada de Santierri

A Secretaria de Educação Municipal, através da Diretoria de Cultura, abriu as portas do Museu Osvaldo Aranha, nesta sexta-feira(06.01), para mostrar à imprensa as péssimas condições de conservação do prédio que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Nas dependências do Museu, a diretora Andréa Oliveira fez um apanhado histórico e cultural do local e das próximas ações que estarão sob a sua gerência. A maior preocupação da diretora foi a de mostrar à população o estado com que a atual administração encontrou o espaço. “Confesso que fiquei triste com a deterioração do prédio, já que participei do processo de recebimento do acervo do museu na administração do prefeito José Rubens Pillar, em 1989, e deixamos em perfeitas condições, quando entregamos em 2008”, desabafa Andréa Oliveira.

Neste primeiro momento, segundo a diretora, o Museu ficará fechado, sem data definida para reabertura ao público. O Museu deverá passar por uma avaliação técnica para após verificar com os gestores do executivo, o processo de restauração do Casarão e acervo.

No entanto, como a Cidade aguarda os participantes do 37º EFIPAN, haverá um esforço, durante aquele período, para mantê-lo aberto aos turistas.

A Diretora de Cultura mantém um relacionamento de amizade com a família Aranha, em especial com Zênia Aranha, sobrinha do “Cidadão do Mundo”. “Sempre procuro manter informada a família a respeito do museu e estamos mantendo contato para uma visita deles a Alegrete, em breve”, revela.

O Diretor do Museu Osvaldo Aranha, Marco Santierri, lamenta o estado com que foi encontrado o local. “Se em nossa própria casa devemos fazer a manutenção constante, imagina num museu que abriga parte de nossa história e memória, enquanto cidade e comunidade”, defende Santierri.

dsc_0001-001 Também esteve presente no local o

presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete – IHGA e membro da Associação de Amigos do Museu Oswaldo Aranha, Thiago Vaucher, que aproveitou o momento para reforçar o papel de apoiador da cultura que o IHGA desempenha na comunidade. “O IHGA tem profissionais como historiadores, professores de História e Geografia, Cientistas Sociais entre outros, que podem dar o suporte técnico ao museu quando solicitado”, explica.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular