Contato

Em Campo

Confirmados dois casos de mormo em Alegrete

Confirmado, pelo Coordenador da Inspetoria Veterinária, Augusto Scheerer, os dois casos de Mormo no município. Uma propriedade na localidade do Inhanduy já foi interditada pela Inspetoria Veterinária e outra é no 29, que só não foi interditada porque o proprietário não se encontra no município para ser notificado. Desde a semana passada o caso tomou grande repercussão.

O exame foi realizado a partir do método Western Bloting, no laboratório Lanagro, de Pernambuco, que é o laboratório de referência do Ministério da Agricultural.

Há duas teses com relação a validade dos exames do mormo. O caso da égua Bionda, em Alegrete, ainda sob judice, botou em dúvida a metodologia adotada no Brasil, que teria menor especificidade do que a metodologia norte americana, que indicou que Bionda não estaria infectada. Pelos exames brasileiros ela já deveria ter sido sacrificada.

A técnica que garantiu a suspensão do abate da Bionda, é baseada em exames realizados nos EUA. A questão seria superada se o Ministério da Agricultura e Secretarias Estaduais investissem em exames específicos como o PCR (molecular) e não em métodos sorológicos ultrapassados, tais como Fixação de Complemento, Meleína e WB. A outra corrente afirma que muitos animais foram sacrificados sem necessidade. “Antes as autoridades sanitárias do setor, propagavam que a doença era tão letal que matava em 20 dias, pois bem, apenas como exemplo, a Bionda está em plena saúde e só esperamos a decisão judicial para tirá-la da segregação. Não existisse a tutela jurisdicional do Poder Judiciário, já teria sido sacrificada,e repito: sem necessidade”, postou no facebook o advogado Newton de Souza.

Foto: Pedro Mello

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Em Campo

Exposição Agropecuária será reformulada para se adequar à pandemia

O presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Luiz Plastina Gomes e demais diretores vem trabalhando numa formatação alternativa para a realização da 78ª edição da Exposição Agropecuária de Alegrete.

O evento tradicional, que sempre ocorre na metade do mês de outubro, tem fomentado reuniões semanais, reunindo produtores e expositores que deverão participar da feira.

O objetivo é planejar um formato reduzido do evento e que se adeque às exigências sanitárias e epidemiológicas em virtude da pandemia do Coronavírus.

A diretoria do Sindicato está dando prosseguimento à programação de remates que ocorrerá em outubro, no Parque Dr. Lauro Dornelles.

O objetivo é de que pelo menos aconteça a comercialização de animais através de leilões.

#SindicatoRural #ExpofeiraDeAlegrete #remates #leilões #genetica #pecuaria #somostodosagro #agro

Continue lendo

Em Campo

Geada marca o amanhecer em Alegrete

Cenas de campos brancos encobertos pela fina camada de gelo dão o tom desta quinta-feira no município.

O mês de agosto está chegando e julho foi um mês com todos os climas do ano. Chuva, calor, temperaturas negativas e até dias de brisa e temperatura na casa dos 20 graus centígrados.

As imagens desta manhã gelada com temperatura de zero grau são de Sérgio Dornelles.

Continue lendo

Em Campo

Gafanhotos se aproximam da fronteira do Brasil

A nuvem de gafanhotos que está na província de Corrientes, Argentina, pode chegar na próxima quarta-feira ao Rio Grande do Sul, segundo técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado.

O movimento migratório dos insetos foi impulsionado pela onda de calor que atingiu a região no último fim de semana.

Até a manhã de hoje, estimava-se que a nuvem esteja a 120 km ou 130 km da fronteira brasileira, do município gaúcho de Barra do Quaraí.

Continue lendo

Popular