Cidade
Engenheiro que denunciou problemas na ponte, diz que concreto leva 28 dias para ficar pronto
Depois que os empresários da Zona Leste botaram pressão na administração municipal, as obras da ponte Borges de Medeiros, aceleraram e a empreiteira terceirizada passou a cumprir os prazos. Nesta quarta-feira, está prevista a aplicação do concreto.
Segundo o Departamento de comunicação da Prefeitura, “a malha metálica nos 84 metros da pista está praticamente pronta, restando os últimos metros. Os operários fazem acabamentos no pino e solda, para em seguida colocarem os gabaritos para o concreto e a preparação das juntas de dilatação”. A concretagem da pista e cabeceira demandará dois dias de trabalho. A fim de não proibir a circulação de pedestres e ciclistas, tapumes laterais móveis serão utilizados, o que exigirá extremo cuidado dos transeuntes.
Sobre o prazo para o dia 15 de setembro nada foi mudado, mas o autor da denúncia feita há quase dois anos, o engenheiro Vicente Aquino, postou na sua página do facebook, nesta semana, que leva no mínimo 28 dias para o concreto ser curado. Leia na íntegra:
“”Muitas pessoas têm me questionado sobre os prazos para o término da reforma da Ponte. Como não tenho conhecimento sobre os projetos básicos e executivos da obra, acredito que existam, farei algumas ponderações sobre os andamentos dos trabalhos de execução que são de suma importância pra o melhor entendimento.
Depois da remoção do pavimento antigo e da escarificação, o tabuleiro poderia receber uma cama de impermeabilização de 3 cm de espessura,(técnica com custo mais baixo) após a colocação dos pinos, confeccionar uma malha de aço devidamente dimensionada constante no projeto estrutural e engastada no tabuleiro, através dos pinos de aço, introduzidos com adesivos epóxi. Os pinos devem ficar a uma altura de no mínimo 5 cm abaixo do novo pavimento e este com uma inclinação de 2%, conforme seções transversais e longitudinais projetadas.
A malha soldada nos pinos ficará a meia altura do pavimento projetado e o cobrimento das armaduras recomendado pela NBR 6118 é no mínimo de 5 cm. A escolha do material utilizado na junta é de grande importância.
Consequentemente, lançar o concreto para formação do novo pavimento com uma dosagem de no mínimo 35 MPA e executar uma cura química, ou seja, aspersão de produto químico para evitar a perda de água. Também poderá ser usado um FCK maior ( resistência característica do concreto à compressão) na ordem de 40 MPA com baixo fator água/cimento, com micro-sílica na dosagem o que tornará o pavimento impermeável, porém com um custo bem maior.
Alguns concretos tendem apresentar maior tempo de pega em função das características do cimento. Nesta etapa a experiência da empresa contratada e dos profissionais é de grande valia, pois deverá ser feito o controle tecnológico do lançamento do concreto, segundo a NBR 5378 e ensaios e moldagem de corpos de prova que deverão ser submetidos a ensaios de compressão axial, segundo a NBR 5739
A abertura para o tráfego somente quando atingir a resistência mínima de aceitação de 28 dias após concretada a última área e ainda depende das condições meteorológicas.
Caso antecipe este prazo, comprometerá o desempenho e a vida útil do pavimento rígido. E quem se responsabilizara pela perda do dinheiro público? Pois, logo começaram aparecer manifestações patológicas”. Fotos: Pedro Mello
Cidade
Frigorífico afasta trabalhadores positivados para covid
Cidade
Prefeitura vai retirar escadas da passarela da Vila Nova
A passarela metálica localizada sob os trilhos da estação férrea e que liga o bairro Vila Nova ao centro da cidade está interditada por tempo indeterminado. A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai realizar nesta quarta-feira (24) a remoção das escadas da passarela para evitar a passagem de transeuntes pelo local.
Foi realizada uma inspeção nos dias 2 e 3 de fevereiro. Um laudo técnico e um caderno fotográfico foram realizados e diagnosticaram diversos problemas na estrutura.
A demanda era uma reivindicação antiga dos moradores locais, já que com o fim da passagem dos trens pelo local, os moradores abandonaram a passarela, que passou a ser utilizada como ponto de prostituição e de drogas.
A passarela mede 35 metros de comprimento, 7 metros de altura e 1,20 de largura e encontra-se com diversos pontos críticos de corrosão.
O laudo assinado pelo engenheiro responsável, Ênio Roberto Brandolt Radaelli, pede a interdição imediata da passarela para evitar acidente e garantir a segurança da população.
O vereador Vagner Fan articulou a solicitação para que fosse efetuado um laudo no local e acompanhou todo processo.
Cidade
Conselho Municipal do Plano Diretor abre edital para eleição da nova mesa diretora
Nesta segunda o Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD) abiu edital para eleição da nova mesa diretora para o biênio 2021/2022. As inscrições das chapas deverão ser entregues na Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 12h, no período de 22 de fevereiro a 09 de março de 2021.
A eleição ocorrerá em plenária especial no dia 09 de março de 2021, terça-feira, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal. Poderão participar apenas as entidades com assentos votantes no Conselho, com seus representantes devidamente designados, titulares e suplentes. Somente poderão compor a diretoria do órgão os representantes titulares de entidades que compõem o CMPD.
-
Cidade5 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia3 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia5 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão6 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete5 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete4 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política3 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00