Contato

Cidade

Engenheiro que denunciou problemas na ponte, diz que concreto leva 28 dias para ficar pronto

Depois que os empresários da Zona Leste botaram pressão na administração municipal, as obras da ponte Borges de Medeiros, aceleraram e a empreiteira terceirizada passou a cumprir os prazos. Nesta quarta-feira, está prevista a aplicação do concreto.

Segundo o Departamento de comunicação da Prefeitura, “a malha metálica nos 84 metros da pista está praticamente pronta, restando os últimos metros. Os operários fazem acabamentos no pino e solda, para em seguida colocarem os gabaritos para o concreto e a preparação das juntas de dilatação”. A concretagem da pista e cabeceira demandará dois dias de trabalho. A fim de não proibir a circulação de pedestres e ciclistas, tapumes laterais móveis serão utilizados, o que exigirá extremo cuidado dos transeuntes.

Sobre o prazo para o dia 15 de setembro nada foi mudado, mas o autor da denúncia feita há quase dois anos, o engenheiro Vicente Aquino, postou na sua página do facebook, nesta semana, que leva no mínimo 28 dias para o concreto ser curado. Leia na íntegra:

 

“”Muitas pessoas têm me questionado sobre os prazos para o término da reforma da Ponte. Como não tenho conhecimento sobre os projetos básicos e executivos da obra, acredito que existam, farei algumas ponderações sobre os andamentos dos trabalhos de execução que são de suma importância pra o melhor entendimento.
Depois da remoção do pavimento antigo e da escarificação, o tabuleiro poderia receber uma cama de impermeabilização de 3 cm de espessura,(técnica com custo mais baixo) após a colocação dos pinos, confeccionar uma malha de aço devidamente dimensionada constante no projeto estrutural e engastada no tabuleiro, através dos pinos de aço, introduzidos com adesivos epóxi. Os pinos devem ficar a uma altura de no mínimo 5 cm abaixo do novo pavimento e este com uma inclinação de 2%, conforme seções transversais e longitudinais projetadas.
A malha soldada nos pinos ficará a meia altura do pavimento projetado e o cobrimento das armaduras recomendado pela NBR 6118 é no mínimo de 5 cm. A escolha do material utilizado na junta é de grande importância.
Consequentemente, lançar o concreto para formação do novo pavimento com uma dosagem de no mínimo 35 MPA e executar uma cura química, ou seja, aspersão de produto químico para evitar a perda de água. Também poderá ser usado um FCK maior ( resistência característica do concreto à compressão) na ordem de 40 MPA com baixo fator água/cimento, com micro-sílica na dosagem o que tornará o pavimento impermeável, porém com um custo bem maior.
Alguns concretos tendem apresentar maior tempo de pega em função das características do cimento. Nesta etapa a experiência da empresa contratada e dos profissionais é de grande valia, pois deverá ser feito o controle tecnológico do lançamento do concreto, segundo a NBR 5378 e ensaios e moldagem de corpos de prova que deverão ser submetidos a ensaios de compressão axial, segundo a NBR 5739
A abertura para o tráfego somente quando atingir a resistência mínima de aceitação de 28 dias após concretada a última área e ainda depende das condições meteorológicas.
Caso antecipe este prazo, comprometerá o desempenho e a vida útil do pavimento rígido. E quem se responsabilizara pela perda do dinheiro público? Pois, logo começaram aparecer manifestações patológicas”. Fotos: Pedro MelloIMG-20160823-WA0022 IMG-20160823-WA0023 IMG-20160823-WA0025

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Frigorífico afasta trabalhadores positivados para covid

A planta frigorífica do Marfrig, em Alegrete, que possui 630 trabalhadores, considerando os mais diversos setores da empresa, sofre o revés de perda, momentânea, de parte de sua mão de obra, por causa do Covid.
Mensagens de pessoas que souberam dos casos por familiares ou amigos, demonstram preocupação com esta, que está sendo considerada a terceira onda do Covid, que, em alguns lugares do Brasil, apresenta casos de variantes da cepa, sendo esta, com maior poder de disseminação e com voracidade sintomática.
Diante do quadro que eclodiu no RS, depois que muitas pessoas viajaram a passeio para praia e outras localidades, sem respeitar o distanciamento e o uso de máscara, a preocupação todas as estruturas de saúde do Estado que apresentam números alarmantes de crescimento quantitativo de casos.
Dos 10 trabalhadores infectados com vírus, na planta frigorífica, há integrantes do setor de cozinha, conforme foi verificado pelo Repórter Internauta.
Todos estão em isolamento domiciliar, o que significa que apresentam sintomas leves ou estão assintomáticos.
O Frigorífico Marfrig, continua vigilante sobre os cuidados sanitários com seus colaboradores, seja por zelar pela saúde deles ou para preservar o status sanitário positivo, perante o mercado nacional e internacional de carne, cujos países, realiza comercialização.
 
Foto: arquivo
Texto e postagem: Dariano Moraes
 
 
 
 
 
 
Continue lendo

Cidade

Prefeitura vai retirar escadas da passarela da Vila Nova

A passarela metálica localizada sob os trilhos da estação férrea e que liga o bairro Vila Nova ao centro da cidade está interditada por tempo indeterminado. A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai realizar nesta quarta-feira (24) a remoção das escadas da passarela para evitar a passagem de transeuntes pelo local.

Foi realizada uma inspeção nos dias 2 e 3 de fevereiro. Um laudo técnico e um caderno fotográfico foram realizados e diagnosticaram diversos problemas na estrutura.

A demanda era uma reivindicação antiga dos moradores locais, já que com o fim da passagem dos trens pelo local, os moradores abandonaram a passarela, que passou a ser utilizada como ponto de prostituição e de drogas.

A passarela mede 35 metros de comprimento, 7 metros de altura e 1,20 de largura e encontra-se com diversos pontos críticos de corrosão.

O laudo assinado pelo engenheiro responsável, Ênio Roberto Brandolt Radaelli, pede a interdição imediata da passarela para evitar acidente e garantir a segurança da população.

O vereador Vagner Fan articulou a solicitação para que fosse efetuado um laudo no local e acompanhou todo processo.

Continue lendo

Cidade

Conselho Municipal do Plano Diretor abre edital para eleição da nova mesa diretora

Nesta segunda o Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD) abiu edital para eleição da nova mesa diretora para o biênio 2021/2022. As inscrições das chapas deverão ser entregues na Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 12h, no período de 22 de fevereiro a 09 de março de 2021.

A eleição ocorrerá em plenária especial no dia 09 de março de 2021, terça-feira, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal. Poderão participar apenas as entidades com assentos votantes no Conselho, com seus representantes devidamente designados, titulares e suplentes. Somente poderão compor a diretoria do órgão os representantes titulares de entidades que compõem o CMPD.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular