Contato

Cidade

Javali é flagrado cruzando faixa de segurança em rua de Quaraí

Morador da cidade registrou o momento em que o animal atravessa a via.
Segundo bombeiro, comunidade chegou a tentar caçar o javali a cavalo

Um javali foi flagrado atravessando a rua sobre a faixa de segurança na tarde de segunda-feira (15) no Centro do município de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (assista ao vídeo). O surgimento do animal espantou os morandores que passavam pelo cruzamento da rua Coronel Miguel Correa com a Sete de Setembro, conforme relato do veterinário Mário Arbiza.

“Nunca tinha visto um javali no meio da rua. Peguei um iPad e fui ali gravar, porque é uma coisa rara”, conta Mário, que avistou o animal pela janela do estabelecimento onde trabalha e pediu licença ao cliente para fazer o resgistro.

                                                                 Javali foi flagrado atravessando a rua na faixa de segurança em Quaraí (Foto: Reprodução)                                                                  Javali foi flagrado atravessando a rua na faixa de
segurança em Quaraí (Foto: Reprodução)

O morador conta que não lembra de já ter visto outro bicho incomum “passeando” pelas avenidas da cidade e que o episódio despertou curiosidade de alguns e medo em outros. “Ele aparentava ser manso, era pequeno, mas a gente ouve falar que esse animal é agressivo, né?”, observa Mário.

A comunidade acionou o Corpo de Bombeiros local, que encurralou o animal no pátio de uma casa, segundo informações do soldado Dieferson Soriano de Deus, e, em seguida, utilizou um “pega-cão” – ferramenta destinada para o resgate de cachorros -, usada pela primeira vez na captura de javali.

“O animal é rápido, mas como se tratava de um filhote, a captura foi rápida, em 20 minutos conseguimos”, explica o soldado.

Quando os dois bombeiros que atenderam a ocorrência chegaram ao local, alguns cachorros já estavam correndo atrás do javali e moradores tentavam caçar o animal. “Tinha pessoas a cavalo correndo atrás do javali, tentando caçar ele, na principal avenida da cidade”, lembra, entre risos, o soldado.

Ele conta que, devido à proximidade com o rio Quaraí e a uma área verde, os bombeiros já capturaram veado, quati e até porco-espinho na região central do município. “Javali foi raridade”, garante.

O animal já foi devolvido ao proprietário, que se dirigiu ao quartel em busca do javali que havia desaparecido de sua propriedade. O dono é morador de Quaraí, em um local mais afastado do Centro da cidade, onde cria o bicho.

Javali é capturado por bombeiros em Quaraí, RS (Foto: Dagmar Benites dos Santos/Arquivo Pessoal) Javali foi capturado por bombeiros em Quaraí (Foto: Dagmar Benites dos Santos/Arquivo Pessoal)
Fonte :G1
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Apenas hoje e amanhã para vistorias de veículos de aplicativos

 A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, comunica que realizará a Vistoria do Transporte por Aplicativo – 2021, atendendo a lei nº 6026/2018. A vistoria está sendo realizada na Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, no Centro Administrativo José Rubens Pillar, localizado na rua Major João Cezimbra Jaques, nº200.

Solicita-se a presença dos motoristas parceiros com seus veículos, incluindo os itens de combate e prevenção da Covid-19, apresentando os documentos de CRLV e CNH originais, das 8h30min às 12h30min.

Sobre a vistoria presencial solicita-se que os motoristas ao chegar estacionem seus veículos no estacionamento interno do Centro Administrativo Municipal. Para uma melhor conveniência dos horários de atendimento ficam reservadas as seguintes datas e horários:
– Dia 15 de abril: prefixos 046 em diante, com intervalos de 15 min.
– Dia 16 de abril: prefixos que por ventura não puderem comparecer em seus dias e horários, com agendamento prévio através do telefone (55)3421-5038, das 8h30 às 12h30.

A Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania solicita que os motoristas respeitem a ordem e os horários individuais determinados para cada prefixo para evitar aglomerações.

Continue lendo

Cidade

Hoje é dia de conferir as atrações da Cia do Carro

 

Continue lendo

Cidade

Campanhas pretendem ajudar população em vulnerabilidade

A Prefeitura de Alegrete, através das Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social e da Secretária de Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores e a UABA lançam as campanhas “Unidos contra a fome”, “Vacinação solidária” e “Campanha do Agasalho 2021”, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

A “Vacinação Solidária” é uma campanha que estimula as pessoas que forem receber a vacina contra Covid-19 a doarem um quilo de alimento não perecível, os pontos de coleta estarão em todas as UBSs com salas de vacina. Já a “Campanha do Agasalho 2021” e a campanha “Unidos contra a fome” terão pontos de coleta por toda a cidade.

“Essas campanhas são muito importantes para darmos um suporte extra às famílias mais vulneráveis nesse momento difícil. A pandemia agravou a situação de muitas pessoas, mas através da solidariedade dos alegretenses podemos amenizar um pouco essa situação. A Campanha do Agasalho por exemplo é uma ação que dá certo há muitos anos e fundamental na nossa cidade devido ao nosso clima frio”, ressaltou Iara Caferatti Gonçalves Fagundes.

Continue lendo

Popular