Contato

Cidade

Javali é flagrado cruzando faixa de segurança em rua de Quaraí

Morador da cidade registrou o momento em que o animal atravessa a via.
Segundo bombeiro, comunidade chegou a tentar caçar o javali a cavalo

Um javali foi flagrado atravessando a rua sobre a faixa de segurança na tarde de segunda-feira (15) no Centro do município de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (assista ao vídeo). O surgimento do animal espantou os morandores que passavam pelo cruzamento da rua Coronel Miguel Correa com a Sete de Setembro, conforme relato do veterinário Mário Arbiza.

“Nunca tinha visto um javali no meio da rua. Peguei um iPad e fui ali gravar, porque é uma coisa rara”, conta Mário, que avistou o animal pela janela do estabelecimento onde trabalha e pediu licença ao cliente para fazer o resgistro.

                                                                 Javali foi flagrado atravessando a rua na faixa de segurança em Quaraí (Foto: Reprodução)                                                                  Javali foi flagrado atravessando a rua na faixa de
segurança em Quaraí (Foto: Reprodução)

O morador conta que não lembra de já ter visto outro bicho incomum “passeando” pelas avenidas da cidade e que o episódio despertou curiosidade de alguns e medo em outros. “Ele aparentava ser manso, era pequeno, mas a gente ouve falar que esse animal é agressivo, né?”, observa Mário.

A comunidade acionou o Corpo de Bombeiros local, que encurralou o animal no pátio de uma casa, segundo informações do soldado Dieferson Soriano de Deus, e, em seguida, utilizou um “pega-cão” – ferramenta destinada para o resgate de cachorros -, usada pela primeira vez na captura de javali.

“O animal é rápido, mas como se tratava de um filhote, a captura foi rápida, em 20 minutos conseguimos”, explica o soldado.

Quando os dois bombeiros que atenderam a ocorrência chegaram ao local, alguns cachorros já estavam correndo atrás do javali e moradores tentavam caçar o animal. “Tinha pessoas a cavalo correndo atrás do javali, tentando caçar ele, na principal avenida da cidade”, lembra, entre risos, o soldado.

Ele conta que, devido à proximidade com o rio Quaraí e a uma área verde, os bombeiros já capturaram veado, quati e até porco-espinho na região central do município. “Javali foi raridade”, garante.

O animal já foi devolvido ao proprietário, que se dirigiu ao quartel em busca do javali que havia desaparecido de sua propriedade. O dono é morador de Quaraí, em um local mais afastado do Centro da cidade, onde cria o bicho.

Javali é capturado por bombeiros em Quaraí, RS (Foto: Dagmar Benites dos Santos/Arquivo Pessoal) Javali foi capturado por bombeiros em Quaraí (Foto: Dagmar Benites dos Santos/Arquivo Pessoal)
Fonte :G1
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ronda Social vai intensificar abordagens devido a previsão de frio intenso

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, através da Ronda Social, irá intensificar suas rotinas de abordagens nos próximos dias devido a previsão de frio intenso. As ações serão realizadas por duas equipes, sendo acompanhadas por agentes Redutores de Danos da Secretaria da Saúde, com apoio do Samu Mental e da Defesa Civil. O objetivo é sensibilizar a população de rua à ir para a Casa de Passagem Antônio Repetto Rogoski e também distribuir cobertores para aqueles que se negarem a sair das ruas.

Segundo a secretária Iara Caferatti, a Casa de Passagem tem capacidade para assistir 20 pessoas e atende diariamente, 24 horas por dia, no local também é oferecido café da manhã, almoço e jantar. A Casa de Passagem conta com uma equipe de monitores, acompanhamento de assistente social e com a coordenação.

“Estão previstos dias de muito frio e com isso estamos ampliando nossas ações para evitar que as pessoas em situação de rua fiquem expostas e sejam acometidas por doenças causadas pelo frio e pelas chuvas”, declarou a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti.

Para acionar o serviço do Plantão Social, o telefone de contato é o (55) 99148-4037, ele funciona inclusive no período noturno e nos fins de semana e feriados.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza Censo Social Integrado

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realizou no último dia 14 o Censo Social Integrado. O objetivo do censo é conhecer a realidade das famílias e estudar suas necessidades para que sejam efetivadas estratégias e encaminhamentos visando a promoção de qualidade de vida.

O foco do estudo são famílias que residem em área de preservação permanente – APP e que residem na av. Eurípedes Brasil Milano no trecho entre o parque Porto dos Aguateiros e a empresa RGE Sul. Foram realizadas 27 fichas de cadastro do Censo Social Integrado por meio de visita domiciliar. “Os técnicos foram bem recebidos pelos moradores, não havendo nenhuma oposição ou discordância”, destacou a secretária Iara Caferatti.

A equipe que realizou o censo é composta pelo assistente social Marcos João Gottardo, o assistente social João Gilberto Zinelli Ferreira, a assistente social Tainandria Gascia Passos, a psicóloga Ana Carina Sá Brito, sob coordenação do psicólogo Márcio Leonardo Lima Duarte.

Continue lendo

Cidade

Confira o cronograma da Farmácia Itinerante para o mês de agosto

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma da farmácia itinerante para o mês de agosto. O serviço funciona no horário das 13h30 às 17h.

Confira o cronograma Farmácia Itinerante para agosto

02/08– Farmácia municipal (reposição de estoque e organização da unidade móvel)
03/08 – ESF Promorar
04/08– Centro Social Urbano
05/08 – ESF Dr. Romário
06/08 – ESF Passo Novo
09/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
10/08 – ESF Saint Pastous
11/08 – ESF Prado
12/08– ESF Vila Nova
13/08 – ESF Nova Brasilia
16/08 – ESF Piola
17/08– ESF Promorar
18/08 – Centro Social Urbano
19/08 – ESF Dr. Romário
20/08 – ESF Passo Novo
23/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
24/08 – ESF Saint Pastous
25/08 – ESF Prado
26/08 – ESF Vila Nova
27/08 _ ESF Nova Brasilia
30/08 – ESF Centro Social Urbano
31/08 – ESF Promorar

Continue lendo

Popular