Contato

Cidade

Radialista denuncia sucateamento de máquinas do município e a administração responde em nota

 

13901875_552247034969246_2087055066_o

Uma  moto niveladora (patrola) que pertence  à Prefeitura de Alegrete, foi localizada na fazenda São José  a 30 Km da cidade, no Caverá. O repóter Dariano Moraes percorria as estradas para ver o estado em que se encontram, devido a várias denúncias  feitas pelos usuários das estradas rurais. Nesta ida ao interior o repórter mostrou, e teve grande repercussão nas redes sociais, que uma máquina nivelador, a MN 05 da PMA  se encontra há quatro meses nesta localidade totalmente tomada pela ferrugem e com o motor retirado da mesma. Segundo as imagens mostradas pelo repórter, a máquina está em campo aberto sem nenhuma cobertura no chão, e pegando toda a ação do tempo.  Um funcionário da fazenda disse na reportagem que isso é problema de gestão, pois está há quatro meses no local sem ser  procurada, sem ser levada ao seu devido local, no caso o parque  de máquinas.  A denúncia deve ser apurada para ver do que se trata. A Prefeitura alega que faltam maquinários para atender a demanda das estradas rurais.

Reportagem e fotos : Dariano Moraes

NOTA

A respeito das informações veiculas através de redes sociais e veículos de comunicação da cidade sobre a situação da infraestrutura rural e maquinário do município, a Prefeitura do Alegrete informa que:

  • a motoniveladora que está no Caverá não foi ‘abandonada’, como sugere o material veiculado, tampouco está há quatro meses desmontada no local. O acampamento da equipe de manutenção foi montado na localidade há quatro meses, a máquina trabalhou durante dois meses e, devido a avarias, teve peças retiradas para substituição no dia 7 de junho. Portanto, está há menos de dois meses parada no aguardo de peças. O processo de compras para a aquisição do material, com custo aproximado de três mil reais, está em andamento. O município não foi contatado previamente para esclarecer tais informações;
  • não é possível, nem aconselhável tecnicamente, transportar o equipamento para a cidade nas condições em que se encontra, sob risco de dano a outras peças. A região do Caverá está no cronograma preferencial para encascalhamento, sendo retomado assim que a motoniveladora estiver em condições de prosseguir com o trabalho. Caso fosse contatado, o município disponibilizaria todas as informações, o que não ocorreu;
  • falta embasamento à reportagem quanto à informação sobre extração de material para utilização nas estradas. Não é possível retirar cascalho das áreas de domínio, tampouco o material indicado tem qualidade para esse fim. Todas as jazidas utilizadas pelo município são licenciadas e adequadas ao seu propósito;

 

A Prefeitura segue em sua nota respondendo as demais denúncias feitas pelo radialistas, mas que não foram objetos de repercussão pelo site emquestao.com.br…

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ronda Social vai intensificar abordagens devido a previsão de frio intenso

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, através da Ronda Social, irá intensificar suas rotinas de abordagens nos próximos dias devido a previsão de frio intenso. As ações serão realizadas por duas equipes, sendo acompanhadas por agentes Redutores de Danos da Secretaria da Saúde, com apoio do Samu Mental e da Defesa Civil. O objetivo é sensibilizar a população de rua à ir para a Casa de Passagem Antônio Repetto Rogoski e também distribuir cobertores para aqueles que se negarem a sair das ruas.

Segundo a secretária Iara Caferatti, a Casa de Passagem tem capacidade para assistir 20 pessoas e atende diariamente, 24 horas por dia, no local também é oferecido café da manhã, almoço e jantar. A Casa de Passagem conta com uma equipe de monitores, acompanhamento de assistente social e com a coordenação.

“Estão previstos dias de muito frio e com isso estamos ampliando nossas ações para evitar que as pessoas em situação de rua fiquem expostas e sejam acometidas por doenças causadas pelo frio e pelas chuvas”, declarou a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti.

Para acionar o serviço do Plantão Social, o telefone de contato é o (55) 99148-4037, ele funciona inclusive no período noturno e nos fins de semana e feriados.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza Censo Social Integrado

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realizou no último dia 14 o Censo Social Integrado. O objetivo do censo é conhecer a realidade das famílias e estudar suas necessidades para que sejam efetivadas estratégias e encaminhamentos visando a promoção de qualidade de vida.

O foco do estudo são famílias que residem em área de preservação permanente – APP e que residem na av. Eurípedes Brasil Milano no trecho entre o parque Porto dos Aguateiros e a empresa RGE Sul. Foram realizadas 27 fichas de cadastro do Censo Social Integrado por meio de visita domiciliar. “Os técnicos foram bem recebidos pelos moradores, não havendo nenhuma oposição ou discordância”, destacou a secretária Iara Caferatti.

A equipe que realizou o censo é composta pelo assistente social Marcos João Gottardo, o assistente social João Gilberto Zinelli Ferreira, a assistente social Tainandria Gascia Passos, a psicóloga Ana Carina Sá Brito, sob coordenação do psicólogo Márcio Leonardo Lima Duarte.

Continue lendo

Cidade

Confira o cronograma da Farmácia Itinerante para o mês de agosto

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma da farmácia itinerante para o mês de agosto. O serviço funciona no horário das 13h30 às 17h.

Confira o cronograma Farmácia Itinerante para agosto

02/08– Farmácia municipal (reposição de estoque e organização da unidade móvel)
03/08 – ESF Promorar
04/08– Centro Social Urbano
05/08 – ESF Dr. Romário
06/08 – ESF Passo Novo
09/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
10/08 – ESF Saint Pastous
11/08 – ESF Prado
12/08– ESF Vila Nova
13/08 – ESF Nova Brasilia
16/08 – ESF Piola
17/08– ESF Promorar
18/08 – Centro Social Urbano
19/08 – ESF Dr. Romário
20/08 – ESF Passo Novo
23/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
24/08 – ESF Saint Pastous
25/08 – ESF Prado
26/08 – ESF Vila Nova
27/08 _ ESF Nova Brasilia
30/08 – ESF Centro Social Urbano
31/08 – ESF Promorar

Continue lendo

Popular