Cultura
Palestra sobre “cantos de trabalho” abre o Sonora Brasil
O Sesc inicia a nova temporada da 18ª edição do Sonora Brasil, considerado o maior projeto de circulação musical do País, com registro de mais de 50 mil espectadores no ano passado. O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. Através do projeto, o Sesc busca estimular a formação de plateia por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música. O tema deste ano, Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho, será desenvolvido com a participação de quatro grupos em cada vertente, selecionados por meio de uma curadoria nacional que define a temática e os artistas.
Com o objetivo de situar os espectadores na temática, o Sesc RS, organizou um circuito de palestras intitulada “ Cantos do Trabalho de um lugar”, que visa apresentar aos participantes cantos de trabalho recolhidos no RS em diálogo ainda com poesias e cantos populares ligados a atividade motriz presentes no Sonora Brasil 2016. Tal aula/show consiste em vídeo projeção, via power point, ilustrada musicalmente com cantos de trabalho demonstrados no violão, percussão, samplers, youtube e também cânticos à capela. As palestra serão ministradas por Richard Serraria, Cancionista portoalegrense, percussionista ligado ao tambor sopapo, fundador da Bataclã FC e Alabê Ôni. Educador Popular, "artivista", Doutorando em Literatura Brasileira na UFRGS com 5 prêmios Açorianos de Música em 20 anos de carreira musical.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no Sesc Alegrete
(Rua dos Andradas, 71) – Fone: 55 3422 2129.
Cultura
CEPAL chega aos 27 anos de atuação em favor da pesquisa e preservação da história do Alegrete
Cultura
Semana da Paz 2021 acontece de forma virtual
A Coordenadoria da 4ª Região Tradicionalista e a Prefeitura Municipal de Alegrete, através Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, convidam a comunidade alegretense para participar da programação virtual alusiva a Semana da Paz 2021, com o tema “Uma cultura de paz entre o eu, o outro e as mídias sociais”. O evento ocorre de 22 a 26 de fevereiro e a programação será transmitida através do Facebook da 4ª Região Tradicionalista.
𝑷𝑹𝑶𝑮𝑹𝑨𝑴𝑨𝑪̧𝑨̃𝑶:
• 22 DE FEVEREIRO DE 2021 (SEGUNDA – FEIRA)
19 horas – Abertura Oficial e Homenagens
• 23 DE FEVEREIRO DE 2021 (TERÇA – FEIRA)
19 horas – Missa da Semana da Paz
Local – Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida
•24 DE FEVEREIRO DE 2021 (QUARTA – FEIRA)
19 horas – III Simpósio da Semana da Paz
“Uma cultura de paz entre o eu, o outro e as mídias sociais”. Palestrante:
Gabriela Sarturi Rigão 1ª Prenda do Rio Grande do Sul – Gestão 2019/2021.
• 25 DE FEVEREIRO DE 2021 (QUINTA – FEIRA)
19 horas – Tributo a Telmo de Lima Freitas
Live Show com Cristiano Fantinel
• 26 DE FEVEREIRO DE 2021 (SEXTA – FEIRA)
20 horas – Encerramento – Inserções Artísticas
Cultura
Roda de Conversa sobre Racismo provoca reflexão sobre o tema em Alegrete.
No dia 02 de Dezembro,às 10hs, aconteceu a roda de conversa organizada pela Escola Municipal Waldemar Borges de Alegrete-RS, com o tema Racismo Estrutural e Institucional.
Participaram da conversa sob a mediação da Prof Quelen Gomes,Mylene Seidl,Juiza Federal do Trabalho;João Leivas,Advogado e Vereador eleito;Sivens Carvalho ,Advogado;Jose Antonio Jornalista e Tecnólogo Gerenciamento Sv Policial Militar e Roberlaine Ribeiro Jorge Reitor da Unipampa.
A conversa começou com a Dra. Milene,juiza federal do Trabalho, realizando um breve histórico sobre o negro no Brasil , e sua participação na estrutura da sociedade brasileira.
Com participações dos demais palestrantes,o tema do racismo estrutural e institucional prosseguiu sendo apresentado pelo jornalista Jose Antonio Gonçalves,de forma reflexiva,a proporcionalidade de brancos e negros nas funções de liderança nos três poderes da união,na cadeia produtiva e no sistema financeiro brasileiro.
O Professor Roberlaine, reitor da Unipampa, explanou sobre a situação do negro na educação superior, e a renovação da lei de cotas que tem prazo até 2021.
Os debatedores salientaram sobre a necessidades de políticas públicas, que inclua o negro na estrutura de liderança do pais, e medidas práticas governamentais que diminuam a desigualdade entre negros e brancos na sociedade brasileira.
Dr Sivens Carvalho, salientou sobre as leis que tramitam no Congresso Federal a respeito da diversidade racial, e que muitas vezes, não são apreciadas com brevidade.
O vereador eleito, e advogado João Leivas, falou sobre a importância do negro nas câmaras legislativas, e das cobranças que o legislador sofre por ser minoria nas casas do povo.
Por fim , a roda de conversa foi encerrada, tendo a maciça participação dos professores da escola,comunidade em geral e internautas que acompanharam o evento.
Segundo a professora Quelen Gomes, o evento atingiu o objetivo, trazendo de forma reflexiva e participativa, um debate sobre a inclusão e diversidade racial.
-
Cidade5 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia3 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia5 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão6 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete5 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete4 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Manchete4 dias atrás
Funcionário do Supermercado Peruzzo Barros Cassal tem bicicleta roubada e colega presenteia com outra