Contato

Polícia

Mais uma para a conta dos abigeatários

A Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil deflagrou, na manhã de ontem, a operação Calcário. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa de abigeato que agia em várias cidades do Estado. Foram cumpridas 21 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão, além de quatro apreensões de automóveis e uma de um caminhão boiadeiro, utilizado pela organização em furtos de gado. As informações são do Jornal Folha do Sul.
Seis pessoas foram presas preventivamente, sendo que um dos homens também foi autuado em flagrante por posse de arma de fogo com numeração raspada. Em Bagé, foi preso Manoel Luís Goulart Alves, 51 anos, Jéferson Ferreira Pereira, 34, e Erineu Schneider de Souza, 73. Souza foi detido em flagrante por posse de arma e porque havia mandado de prisão preventiva contra ele.
De acordo com o boletim de ocorrência, quando Souza avistou a polícia correu para dentro de casa e lançou um objeto para o pátio vizinho. Porém, um agente da força-tarefa pulou o muro e teria encontrado o revólver calibre 38 com numeração raspada. Perante a autoridade policial, ele manifestou o desejo de somente se pronunciar em juízo.
Segundo os delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes, a operação ocorreu nos municípios de Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Porto Alegre e Taquari. Três das prisões ocorreram em Bagé, uma em Taquari, uma em Dom Pedrito e outra em Porto Alegre. Três veículos e uma arma foram apreendidos na Rainha da Fronteira, além de carne e uma carroceria usada para transporte de gado vivo.
Conforme os investigadores, a organização criminosa é chefiada por Erineu Schineider, que atua tanto no furto de gado bovino e ovino vivo (utilizando caminhão boiadeiro), como na forma de carneada. “A maior parte dos integrantes da quadrilha são de Bagé”, relata o policial.
De acordo com informações da força-tarefa, a operação foi denominada Calcário porque as investigações tiveram início após o furto de 17 bovinos, ocorrido em 2 de março, no município de Caçapava do Sul, cidade conhecida pela grande produção do mineral. No decorrer das investigações, os policiais conseguiram apurar que a organização criminosa de Schneider foi a responsável pelo referido furto.
Mendes comenta que o bando também é responsável por vários outros abigeatos ocorridos nos últimos meses. “Destaco dois: o furto de 46 bovinos ocorrido em março, na cidade de Pântano Grande, e o furto na forma de carneada de 15 ovelhas prenhes,  no mês de julho, em Bagé. Ambos com grande destaque na mídia estadual. O primeiro pela quantidade de animais furtados e o segundo pela crueldade como as ovelhas foram abatidas”, explica.
A Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato foi criada em agosto de 2016 pela Polícia Civil, e vem realizando várias ações com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade no campo. Os investigadores estimam que, durante um ano de atuação, mais de R$ 6,5 milhões já foram retirados das mãos dos criminosos. “Valores que deverão servir para restituir as vítimas”, relatou o inspetor Patrício Antunes.

Foto: Anderson Ribeiro

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Polícia

BM prende vovó que estava “pedida” pela Justiça

PRISÃO CUMPRIMENTO DE MANDADO

Em 22 de abril de 2024, às 19 h e 00 min no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento ostensivo no Bairro Nilo Soares Gonçalves, uma mulher de 63 anos, onde durante a consulta ao sistema foi constatado que possuía mandado de prisão em seu desfavor pela comarca de Alegrete Lei 2848, ART 217, sendo esta conduzida a UPA e posterior apresentada na DP.

PRISÃO CUMPRIMENTO DE MANDADO

Em 22 de abril de 2024, às 18 h e 40 min no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento ostensivo no Bairro Saint Pastous, abordou uma mulher de 38 anos, onde durante a consulta ao sistema foi constatado que possuía mandado de prisão em seu desfavor pela comarca de Alegrete, Lei 11343, Art. 33, sendo esta conduzida a UPA e posterior apresentada na DP.

 

Continue lendo

Popular