Contato

Cidade

Morador reclama de lixo descartado nas margens do Arroio Capivari

Um morador, preocupado com o acúmulo de lixo nas margens do Arroio Capivari, entrou em contato com a equipe do Jornal Em Questão em busca de visibilidade para o problema. José Antônio Vaz de Juli afirma que, a cada dia, o descarte irregular só aumenta na localidade.

“Me ajude a cuidar o rio Capivari” com essa mensagem Juli publicou uma sequência de fotos em sua conta no Facebook que comprovam a situação nas margens do arroio. “A primeira chuva que vier leva tudo aquilo pra dentro do rio”, analisa.

Lixo orgânico, antena parabólica, sofá e até geladeira são deixados no local. A ocorrência já é uma velha conhecida dos moradores da região, mas se agravou na última semana – quando vários pelegos de ovelha deixados lá entraram em processo de decomposição e, consequentemente, geraram um forte cheiro. “Passo todos os dias ali, mas agora é pior com o cheiro das peles que apodrecem”, conta.

Juli, que é montador de móveis, relata que muitas pessoas não dão importância para a situação. Com os últimos descartes, ele resolveu ir até a Secretaria de Meio Ambiente em busca de auxílio.  Segundo ele, a orientação recebida foi a de tirar fotos das placas dos veículos que descartam lixo e depois retornar com as imagens para registrar a denúncia. “Eu não posso ficar o dia ali parado esperando alguém chegar. Só quero que tomem uma providência”, destaca.

 

Secretaria de Meio Ambiente pede que denúncias sejam protocoladas

Ao entrar em contato com a pasta, a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Segabinazzi, orienta a população a protocolar o registro dessas situações na sede da Secretaria de Meio Ambiente. “O pedido deve ser registrado até para que possamos ter o controle e dar uma resposta. Basta chegar na recepção e dizer que quer fazer uma denúncia. Os atendentes são orientados para esse tipo de situação”, enfatiza.

A responsável pela pasta conta que, infelizmente, o descarte irregular é uma prática comum na cidade. Segabinazzi também explica que a secretaria fiscaliza, mas não possui estrutura para fazer a limpeza dos locais. Desta forma, atua em parceria com a Secretaria de Infraestrutura.  Ainda assim, algumas das reclamações recebidas são falsas. “Sempre que recebemos denúncias os fiscais buscam verificar, mas muitas vezes as informações não conferem”, lamenta.

Sobre o lixo nas margens do arroio, a secretária afirmou que irá se verificar a situação e tomar as medidas necessárias.

Fotos: José Antônio de Juli

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular