Contato

Expointer 2017

João Paulo Leães integra time de artesãos alegretenses que participam da Expointer

Um médico veterinário na Expointer é um personagem comum entre os participantes da maior feira agropecuária da América Latina. João Paulo Leães, porém, destoa um pouco desse perfil. O profissional leva até Esteio seu talento e experiência, mas não como veterinário e sim como artesão. O alegretense integra, pela primeira vez, o time que compõe o Pavilhão do Artesanato da 34ª Expoargs – o maior evento de artesanato do Estado.

Ao todo, 195 artesãos representam 51 municípios gaúchos na Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) que é realizada simultaneamente à Expointer. Nesse ano, o processo de triagem envolveu 612 inscritos, conforme os dados divulgados pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). Leães é um dos representantes da região Fronteira Oeste.

Leães trabalha com madeira desde 2013

Formado em medicina veterinária, ele se dedica à confecção de peças com madeira de demolição há quatro anos. A produção vai desde molduras para quadros, bancos, moldura de espelhos até mesas e aparadores. O artesão conta que tudo começou de forma simples e restrita, uma vez que não tinha maquinário e conhecimento específico. “Hoje guardo como lembrança o primeiro trabalho, um porta-retratos para a mãe e depois uma mesa para Alessa (a namorada)”, relembra.

Com o incentivo de amigos e familiares, Leães resolveu investir e até já perdeu a conta de quantas peças foram comercializadas. “O que era uma brincadeira virou coisa séria e percebi a necessidade de me adaptar. Antes eu mal tinha ferramentas, agora tenho uma oficina”, conta.

 

Artesanato alegretense é presença confirmada na Expoargs há alguns anos

Leães não é o primeiro alegretense a representar a cidade na Expoargs. O artesão Marco Cardona e a Cooperativa de Aproveitamento de Matéria-Prima Animal (COAMA) já integram o time de  selecionados, há algumas edições, e divulgam o artesanato alegretense.

O que o visitante encontra na Expoargs

Trabalhos em bijuteria, couro trançado, bichos e bonecos, crochê, patchwork, tecelagem, entalhe em madeira, cutelaria, argila, pintura em tecido, biscuit, escultura em gesso, tricô, típico regional, macramê, marchetaria, resina, dobradura, vidro, metal e porongo.

Para não esquecer

O quê: 34ª Expoargs

Quando: 26 de agosto a 03 de setembro

Onde: Pavilhão do Artesanato da 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Fotos: Arquivo pessoal

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Expointer 2017

Cerveja de arroz e chopp artesanal de Alegrete são destaque em Esteio

A cerveja artesanal marca o paladar dos consumidores e tem a perspectiva de crescimento no mercado nacional. Alegrete já tem produção local e de mais de uma marca. Nesta semana, duas produções alegretenses se destacaram no segmento: a La Pampa Arrozal e o chopp Grahn Bier.

Fátima Marchezan recebe prêmio pela Associação dos Arrozeiros

A Associação dos Arrozeiros recebeu o troféu “Tá na Mesa”, um prêmio da Federasul, pela parceria com a Microcervejaria La Pampa na criação da cerveja a base de arroz – La Pampa Arrozal. O troféu, na categoria Serviço de Apoio ao Agronegócio, foi recebido pela presidente da associação, Fátima Marchezan. O Prêmio do Agronegócio tem como objetivo identificar iniciativas que envolvam negócios dentro do complexo da produção rural, do Agrovarejo, Agroindustria, Agroserviço.

Na mesma linha de sucesso, o chopp Grahn Bier é destaque na Casa do Alegrete e na Casa do Hereford durante a Expointer. A marca, que tem a representação regional do Luíz Fernando Martinez, tem entrado com força e conquistado apreciadores fiéis do segmento de cervejarias artesanais de alto rendimento não só em Alegrete, mas em Uruguaiana e Quaraí.

Continue lendo

Expointer 2017

Cabanha de Alegrete conquista prêmios na Expointer

A Cabanha Escondida de Alegrete conquista prêmios, mais uma vez, na Expointer. O julgamento de ovinos ocorreu na noite de segunda-feira (28).  Ao todo, sete animais da Cabanha, da raça Corriedale, foram premiados.

As categorias nas quais eles foram vencedores são: Grande Campeão, Grande Campeã Corriedale, Melhor Conjunto, Melhor Casal, Fêmea Melhor Cabeça, Melhor Conformação e Melhor Macho Velho.

Foto: Facebook

 

 

Continue lendo

Expointer 2017

Confira a programação da “Casa do Alegrete” na 40ª Expointer

O alegretense que visitar a Expointer 2017 tem espaço cativo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A tradicional “Casa do Alegrete” é um estrutura que recebe lançamentos, conversas e apresentações. Lá, os expositores, empreendedores e visitantes alegretenses podem socializar e divulgar um pouco das potencialidades do município no setor do agronegócio. Na 40ª edição, realizada de 26 de agosto até 03 de setembro, participam 152 animais de Alegrete.

Confira a programação do espaço.

 

Foto: Pablo Marzulo

Continue lendo

Popular