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CREAS faz acompanhamento de familias com situação de ameaça ou violação de direitos

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, dentre outros projetos e programas, também realiza o atendimento especializado e continuado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos no município por meio do acompanhamento e acolhimento da equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.

O CREAS busca construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, prevê permitir a superação da situação apresentada.

De acordo com Cleidemar Gomes Mota Pereira, assistente social e coordenadora do CREAS de Alegrete, os serviços ofertados são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.

A coordenadora explica que o Sistema Único da Assistência Social -SUAS prevê dois tipos de serviços de proteção, que são o Serviço de Proteção Básica e o Serviço de Proteção Especial. “O Centro de Referência da Assistência Social- CRAS está inserido no Serviço de Proteção Básica e o CREAS está inserido no Serviço de Proteção Especial”, esclarece.

Conforme explica a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras, são o público-alvo do CREAS. “ Este é um trabalho fundamental e importante para a comunidade. Um trabalho que abrange aqueles casos de maior complexidade, que vão desde abuso sexual, violência doméstica intrafamiliar, violência a pessoa idosa e de adolescentes em conflito com a lei”, ressalta Iara Caferatti.

Atualmente a equipe do CREAS possui nove colaboradores e atende todo o município de Alegrete em sua área urbana e rural. “O acompanhamento e o acolhimento é feito por psicólogos, assistentes sociais e ainda contamos com um orientador jurídico que acompanha os atendimentos do CREAS”, evidência a coordenadora.

Em 2016 foram atendidos em média 120 pessoas. Todo o atendimento realizado pela equipe do CREAS é enviado relatório mensal ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, órgão que fiscaliza o serviço e encaminha as verbas vinculadas.

Em janeiro deste ano, foi realizado 41 atendimentos psicológicos, 20 visitas domiciliares, 15 encaminhamentos ao Ministério Público e Judiciário, 20 acolhimentos ou atendimento social e 01 acolhimento institucional, neste cado de um idoso. A equipe também recebeu 14 encaminhamentos da rede de serviço.

O CREAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos- PAEFI, serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias e o serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, o CREAS também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Cleidemar Gomes da Mota Pereira explica que é importante que os cidadãos alegretenses mudem a postura diante da violência, em especial a intrafamiliar. “É importante registrar e denunciar qualquer tipo de violência. Nossa omissão em denunciar aumenta significativamente o número de pessoas violentadas”, destaca.

O CREAS trabalha em conjunto com o Sistema de Garantias de Direitos que abrange a Delegacia de Polícia, o Conselho Tutelar, o Ministério Público e o Judiciário. Também está previsto que o próprio cidadão possa, por demanda pessoal buscar garantia de seus direitos, ou seja, que qualquer indivíduo que se sinta violado em seus direitos procure o serviço de acompanhamento e o acolhimento ofertado pelo CREAS.

O CREAS, em Alegrete, está localizado no 3º andar do Centro Administrativo Integrado Renato Mendes Jaques, na Praça Getúlio Vargas, nº 680 – Centro.

O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h30min (sem intervalo ao meio dia), ou pelo telefone 0800-6441622 ou (55) 3961-1123 e também pelo e-mail: [email protected]

DPCOM-PMAlegrete

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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