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Obra da Corsan facilitou avalanche dentro de uma casa. Moradora chora desesperada

Dona  Ivone , nas ultimas enxurradas, passou por uma situação que não deseja para ninguém. Moradora na rua Waldemar Masson, 478,  se viu extremamente prejudicada com uma obra terceirizada pela CORSAN. Ela contou que a empreiteira contratada, retirou uma árvore que estava danificando os canos de água na calçada.

Escavaram para retirar o meio fio e parte do calçamento, devido as raízes. Segundo a moradora retiraram a árvore e deixaram aberto o meio fio. Agora com a chuvarada aconteceu o que ela mais temia:  a casa recebeu dentro de seu patio toda a enxurrada da rua e, consequentemente,  não tinha escoamento suficiente. A água entrou como uma cachoeira na casa de dona Ivone, com uma altura de quase meio metro de água.

Guarda roupas , sofás , mesa , cama , geladeiras , máquinas de lavar , banheiro , alimentos que estavam em armários , calçados  tudo praticamente ficou de molho. A inquilina, que mora em algumas peças nos fundos, teve que sair pela janela da casa devido ao acumulo de águas no seu patio .

Assim que entrou em contato com o EQ  a reportagem ouviu a Corsan, que esteve no local. Nesta tarde, uma equipe foi ao local para realizar os reparos no local e a gerência local se comprometeu de ressarcir os danos com os materiais e bens da moradora e sua inquilina.

Dona IVONE, visivelmente abatida disse que sua casa era cuidada  como se fosse uma de bonecas de tanto capricho, e que agora chora de nervosa ao ver sua residência depredada. Depois do acontecido e que a CORSAN foi chamada para visualizar os estragos dentro da residencia de dona Ivone , a empreiteira mandou uma equipe que fez o concerto rapidamente e o E.Q  chegou no local quando estavam terminando os reparos .

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Em contato com a CORSAN, foi confirmado que foi uma obra de uma empresa terceirizada a reponsável pelos acabamentos.

A informação da empresa é de que esta mesma empreiteira já foi notificadas por outros problemas, e que inclusive já recebeu multas e existe um prazo para que a parte final da obra seja concluída, ou o contrato será rescindido.

Dos eletrodomésticos levados para o concerto uma das máquinas de lavar retornou sem solução devido ao acumulo de barro no motor. Dona Ivone recebeu a confirmação de que a CORSAN  vai indenizar 100% o prejuízo.

 

Reportagem  e Fotos : Pedro Mello

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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