Contato

Esportes

Pole Dance luta para ser esporte olimpico

 

dscf2255

Existem diferentes vertentes de pole dance. Antigamente associado às casas noturnas e ao strip-tease, o pole dance assume, hoje, outras vertentes, como, por exemplo, o pole dance fitness, para a finalidade de trabalhar determinados grupos musculares, ficar com o corpo em forma e praticar algum desporto. Há o poledance artístico, que visa mais ao lado acrobático e que é incorporado principalmente em espetáculos de performance, no circo etc.

Os anos 1990 testemunharam Fawnia (canadense) praticando o pole dancing e trazendo a realidade para as mulheres comuns, que começaram a aprender a modalidade como uma maneira de manter a forma. Fawnia produziu o primeiro DVD com instruções de pole fitness e dança.

O pole dance de hoje constitui uma modalidade de exercício físico e dança que envolve o dançar com e ao redor de uma barra de metal polido. Essa modalidade incorpora movimentos de ginástica olímpica, movimentos livres, ballet e dança contemporânea em dimensões diferentes que incluem posições estáticas e em movimento usando a barra e fora da barra. A atividade do pole dance desenvolve a força dos membros superiores e inferiores do corpo e das costas/área abdominal e firma todos os músculos do corpo utilizando o próprio corpo como resistência.

Apesar de serem comuns nos stripclubs, há uma crescente comunidade em todo o mundo que leva a sério este exercício como esporte e forma de arte. Estas competições nada têm a ver com o que ocorre nos clubes noturnos. Pelo contrário, estes eventos são estritamente artísticos, onde não apresenta-se nudez nem strip-tease e sim expressão corporal através da arte, agilidade e força para realizar os movimentos. Imagina nas Olimpíadas, um grupo de atletas mostrando todas suas habilidades e malabarismos no poste fixo. Não, não é piada, mas a Internacional Pole Sports Federation busca transformar o pole dancing um esporte olímpico. Como tudo tem o seu ônus, para isso acontecer será instituindo uma série de novas regras, como a proibição da atleta de dançar de uma maneira considerada “explicitamente erótica”.. Para que seja levada a sério, a federação ainda pede que o ‘esporte’ passe a ser chamado de apenas ‘pole’. “Estamos tentando ser mais rigorosos e fazer tudo ser respeitado como um esporte”, disse Florenza Pizanis, uma treinadora de pole dancing de Dortmund, Alemanha.

screenshot_2016-10-11-23-48-33

Alegrete ja tem sua academia de  Pole Dance chamada Milena Studio onde todos podem fazer este que e considerado um dos exercicios mais completos pois trabalha varias partes do corpo exigindo muita força onde o aluno muitas vezes sustenta seu proprio peso com braços e pernas , eu Pedro Mello estive  em uma das aulas fotografando  e comprovei a profissionalidade da professora Milena onde suas alunas levam a serio as aulas e que comenta a professora de Pole Fitness que nao perde em nada para uma academia de musculacao pois sao trabalhados todos os musculos do corpo, ressalta ainda a grande procura ja pelas aulas pois   sao queimadas muitas calorias durante os exercicios nas barras de Pole , e com a chegada do verao o corpo e  o principal para ser colocado em dia .confira alguns dos alunos que ja aderiram a esta grande descoberta.

Fotos e reportagem Pedro Mello

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Esportes

Boxeador de Alegrete conquista título gaúcho neste domingo

Luan dos Santos Neves de 22 anos, atleta da equipe Boxe Roots de Alegrete, fundada em 2015, venceu um certame de boxe em Uruguaiana neste domingo.

A equipe é treinada pelo instrutor Arian Santana Lencina com experiência de 15 anos de boxe e 13 anos como professor. A dupla conquistou neste dia 15 de outubro de 2023, na cidade de Uruguaiana, o Cinturão de Campeão Gaúcho de Boxe na Categoria 75kg, luta contra o atleta Yoel da Rosa, do Uruguai, treinado por Cusso Castro mestre da academia IL 6 boxe de Quaraí.

 

 

O cinturão foi conquistado em uma luta bem difícil, onde o trabalho técnico do atleta alegretense se sobressaiu. Com esquivas bem colocadas frustrando os ataques pesados do uruguaio e golpes contundentes que causaram sangramento no adversário, forcando a paralizaçao para atendimento em 2 momentos. Uma luta que foi decidida de forma unânime em favor do atleta Luan Neves.

 

O Campeonato Gaucho de Lutas é um evento que reúne os seguintes esportes: boxe, kick boxe e muay thay. Durante todo o dia ocorreram muitas lutas com atletas de todas regiões do estado, incluindo 2 equipes argentinas e 3 equipes uruguaias.

As disputas foram realizadas no Ginásio Municipal de Uruguaiana, no parcão. O evento teve apoio do secretário do esporte da cidade junto ao professor Emerson Bastos, idealizador do evento que já vai para sua 4° edicao.

A Equipe Boxe Roots de Alegrete já possui o Cinturão de 2022 na categoria dos pesados e neste 2023 nos médios 75 kg.

 

Continue lendo

Esportes

Equipe alegretense de vôlei feminino é segundo lugar no ranking regional

🏐💪 Orgulho e superação! Assim pode ser sintetizada a equipe feminina de vôlei, VFA, que representa Alegrete e brilhou neste domingo, dia 21, durante a terceira etapa da Liga Gaúcha em Uruguaiana. Foi uma jornada emocionante, repleta de grandes desafios e muita determinação.

O evento contou com a participação de equipes de Alegrete, Uruguaiana, Manoel Viana e Bagé, todas demonstrando um excelente nível técnico e competitividade. A batalha foi intensa, e com muita garra e trabalho em equipe, as atletas alegretenses conquistaram o título de vice-campeãs!

 

Parabéns a todas as jogadoras da VFA, que se dedicaram incansavelmente em cada partida, mostrando sua paixão pelo esporte e o comprometimento em representar nossa cidade.

O talento e a habilidade de cada uma de vocês foram fundamentais para alcançarmos esse resultado expressivo.

Destaque, também, para a líbero Bruna Moraes, que foi premiada como a melhor defesa do torneio. Sua agilidade, precisão e inteligência tática brilharam em cada lance, sendo uma referência para toda a equipe. 

A equipe também agradece o apoio e o carinho de todos os nossos torcedores, que estiveram presentes em cada momento, vibrando e incentivando a equipe. “Vocês são essenciais para nossa motivação e sucesso”!

Seguimos em frente, cada vez mais fortes e determinadas a alcançar novas conquistas. A VFA está preparada para enfrentar novos desafios e representar nossa cidade com muito orgulho. Juntas, somos imbatíveis!

Empresas locais que apóiam o projeto: Posto primeiro, funerária paraíso e Point 10 lancheria
O VFA está em segundo lugar no ranking regional da LGV

Continue lendo

Esportes

Caiqueiros de Alegrete participam de evento nas Missões

Neste último feriado, de 21 a 23 de abril, ocorreu o I Encontro Missioneiro de Caiaques no Rio Piratini, promovido pelo Grupo de Caiaqueiros de São Luiz Gonzaga.

 

Os caiaqueiros Marcel Hastenpflug, Rogério Valle e João Batista, do grupo Tropeiros de Capincho, estiveram representando Alegrete no evento. O encontro contou com a participação de 117 caiaqueiros de 24 municípios do Estado, que percorreram 42 km do Rio Piratini nos três dias do evento.

Marcel, como organizador do I EICAPAMPA – Encontro Internacional de Caiaqueiros no Pampa, que ocorreu aqui no nosso Ibirapuitã em novembro, comenta que o Encontro Missioneiro em sua primeira edição, já se destacou como um dos maiores e mais bem organizados do Rio Grande do Sul, e passa a contemplar o calendário de Encontros de Caiaqueiros que ocorrem no Estado.

 

Relembra também que a segunda edição do EICAPAMPA já está com data marcada e em planejamento, devendo ocorrer entre os dias 17 a 19 de novembro em nosso município. O Kayak Fishing é um dos esportes que mais vêm crescendo no mundo, e no Rio Grande do Sul esta tendência está se mantendo.

Continue lendo

Popular