Contato

Cidade

OPAA vai liderar caminhada “de quem tem amor pela cidade e pelo país”

 

 

https://youtu.be/Cv9GmeKYH7o

 

 

Evento no Dia da Pátria para celebrar o civismo e para quem acredita numa agenda para a cidade

 

A OPAA, Organização Protetora dos Animais de Alegrete, estará realizando uma caminhada com seus participantes, com a comunidade, com todas aquelas pessoas que entendem que pátria, nação, país e valores cívicos são importantes para a formação da cidadania. Como a Prefeitura trocou a caminhada cívica, por três eventos em cima de locais recentemente pavimentados, na Zona Leste, e dois na Zona Sul, a OPPA vai na direção contrária.

“Não é um evento só para quem cria pequenos animais. Entendemos que espírito cívico não tem que ser desmerecido e convidamos às pessoas para se juntarem à nós no dia 7”, disse a Presidente da ONG, Nara Leite.

No entendimento dela não é preciso ter dinheiro para ter atitude em favor da cidade e do país, “estamos procurando parcerias que tenham atitude, e esta iniciativa é da população, independe do Governo dizer como temos que agir em relação aos valores cívicos. Não podemos é viver acomodados”, dispara.

Neste mesmo diapasão a advogada e Presidente da OPAA vai além, “a questão da proteção dos animais é uma agenda da cidade. Queremos outras políticas. Não acreditamos em políticas fatiadas, mas elas dialoguem entre si. Nossa ação agora é para quem acha que tem como causa maior a cidade. A OPAA é uma destas causas”, ponderou.

Nara Leite disse que a muitas ações da OPPA inicia com o cuidado de cães abandonados e chegam até aos proprietários, principalmente naquele segmento em que apresentam vulnerabilidade social. “Quando a falta de atenção chega aos adultos, encaminhamos para a Assistência Social, ou para outras instituições”. Há casos que os maus tratos são o reflexo do humano.

Desde 2003 estão se debatendo com várias circunstâncias e aprendendo com as diversas complexidades que envolvem humanos e animais. “No bairro Segabinazzi, por exemplo, temos cadastradas 137 pessoas que querem castrar os cães e não temos como realizar esta ação. O que dizemos é que falta é uma política clara na Vigilância. “Tem que ter regras claras, gestão e ação”, disse. Mas não se resume a ação apenas para castrar, “é preciso toda uma política de educação, para a posse responsa´vel, porque também envolve saúde”, projeta.

Em alguns casos a OPAA até paga as castrações como aconteceram no bairro Capão do Angico onde 42 cães foram castrados, “apesar de estarmos em campanha para a construção de um Centro de Proteção dos Animais, que deveria ser obrigação da Prefeitura, que ajudou parcialmente”, declarou.

Neste local, segundo Nara Leite, o ideal é que servisse principalmente para a educação, “com passeios de escolas e levar às crianças uma nova cultura. Estamos lidando é com maus tratos, com abates frequentes, com eliminação de animais. Não só cães, gatos, mas aqui na região com cavalos, que são levados à morte por exaustão”, desabafa.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular