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Homem está na UTI da Santa Casa com síndrome de Guillain Barré. Outro paciente tem quadro suspeito

Pelo menos um paciente confirmado, já baixado na UTI da Santa Casa de Caridade de paciente infectado com a síndrome de guillain barré e , e outro caso sendo investigado. O caso confirmado é de um trabalhador da Zona Leste da cidade. O caso que está sendo investigado é de um ex funcionário da Santa Casa de Caridade, que internou neste sábado.

O paciente que está na UTI, tem mais de 30 anos, é casado, e sentiu os primeiros sintomas de forte gripe e indisposição estomacal na quinta-feira. Foi até a UPA, e foi submetido a um exame de raio X e nada foi constatado. O diagnóstico, segundo a mesma fonte, é de que ele estava com crise de rinite. Foi liberado. Quando chegou em casa o quadro se agravou e ele passou a ficar enrijecido.

A família então teria procurado um médico particular que providenciou na pronta internação do paciente devido ao diagnóstico de um quadro muito grave. Ele foi encaminhado para a UTI, com o corpo paralisado do pescoço para baixo, inclusive perdendo a voz, mas consciente.

Segundo a gerente administrativa da Santa Casa de Caridade, Tailize Lemos, o hospital já procurou a medicação na região e não há disponível. Trata-se da imuno glubolina, que serviria para acelerar o quadro a fim de iniciar outro tipo de procedimento. “Existe um pico da síndrome e depois ela estabiliza. Os riscos são das situações paralelas”, disse o médico diretor da UTI.

O tratamento para esta síndrome pode levar até três anos e não é raro deixar sequelas na motricidade dos pacientes. “É claro que pode ser pelo mosquito transmissor do Zica Virus e Dengue, mas quadros virais de outros doenças também pode causar esta consequência”, alertou Tailize. Já o médico tranquilizou que o paciente de Alegrete, diagnosticado por um neurologista de Uruguaiana, contratado pela família, está com pedido na central de leitos do Estado. “Só dois hospitais de Porto Alegre, o Clínicas e o Conceição, estão aptos para efetivamente tratar este tipo de paciente nesta fase atual”, ratificou o clínico geral.

O segundo paciente que baixou neste sábado, está em fase de observação. “Esta síndrome é causada pelos anti corpos dos pacientes que em dose muito elevada acabam por afetar os neurônios. Com isso sistema neurológico mais lento”, explica o médico. O paciente que está desde quinta-feira internado, está respirando por aparelhos.

 

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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