Reunião para acertar normas sobre o Mormo nas comemorações Farroupilhas

A reunião para tratar sobre o mormo e a emissão de GTA, Guia de Transporte de Animais, contou com a presença do prefeito Erasmo Silva, da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, 4ª Região Tradicionalista, Câmara Municipal e Inspetoria Veterinária, Ministério Público e Judiciário. Na oportunidade, o coordenador da Inspetoria Veterinária de Alegrete, Augusto Scherer, esclareceu sobre a validade do exame de detecção do mormo, que passou de 60 para 180 dias. “É importante ressaltar que além do prazo maior, também o prazo é retroativo. Por exemplo, se o exame foi feito no dia 1º de janeiro desde ano, o exame vale até 1º de junho de 2016”.

Uma das questões levantada na reunião foi a dinâmica da fiscalização, que ainda não está definida. De acordo com a direção da Inspetoria Veterinária, a prioridade no momento é esclarecer dúvidas sobre prazos e articular a capacitação de profissionais para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), de modo que não se formem filas, a exemplo do ano passado.

Outra questão referente à GTA é que já se está trabalhando com a possibilidade de emissão da guia exclusivamente para os Festejos Farroupilhas, para que os proprietários não necessitem emitir uma guia para cada evento que compõe os festejos. “A nossa expectativa é de que nesse ano, com a antecipação dos esclarecimentos sobre sanidade animal, nossos festejos transcorram sem transtornos”, comenta o Coordenador dos Festejos Farroupilhas, Cléo Trindade.

????????????????????????????????????
Fotos: Isabella Taniguti/EmQuestão

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *