UTI Neo natal. Estado marca para o dia 21 de junho uma solução

Na tarde desta terça-feira, em Porto Alegre, lideranças de Alegrete tiveram audiência com o Secretário Adjunto da Saúde, Francisco Paz, para tratar sobre o a perspectiva do fechamento da UTI Neo natal da Santa Casa de Caridade. O encontro foi agendado pelo Coordenador Regional de Saúde e contou com a presença da médica Marilene Campagnolo, da enfermeira Tailise Silva Lemos, além do Presidente do Legislativo Carlinhos Almeida, outras forças políticas e da direção da Santa Casa de Caridade.

Segundo o Coordenador Regional de Saúde, ficou definido que no próximo dia 21 de junho, haverá uma nova reunião em Porto Alegre, quando o Estado anunciará a nova fórmula, calculo e valor do cofinanciamento. Durante o encontro com Secretário Adjunto Francisco Paz, este deixou claro que não há recurso para ser ampliado e lembrou que a UTI Neo Natal é a única para fechar no RS, dos 580 leitos disponiveis.

A equipe que atua na Santa Casa de Caridade, reforçou mais uma vez o grande risco do fechamento, uma vez que por causa da UTI o índice de mortalidade em toda a região vem caindo, sendo que está abaixo até mesmo do índice do RS. Hoje Alegrete tem 8% de óbitos, enquanto no RS é 105. A UTI Neo natal recebe R$ 490,00 de diária por leito, enquanto existem outras unidades que já recebem R$ 1.200,00.

O Coordenador de Saúde, Luciano Pereira, disse que nos próximos dias realizará reunião com as 11 Secretarias de Saúdes que estão sob a jurisdição da 10ª Coordenadoria da Saúde.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *